Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Programas de incentivo à cultura do estado de SP geraram mais de 4 mil empregos

Estudo foi feito pela FGV e pela Secretaria de Cultura para medir o impacto na economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pela Secretaria da Cultura de SP mediu o impacto de programas de incentivo à cultura (Proac) sobre a economia do estado: eles geraram 4.321 empregos e contribuíram com R$ 305 milhões para o PIB.

A Osesp toca ao lado de estudantes bolsistas com Marin Alsop na regência
A Osesp toca ao lado de estudantes bolsistas com Marin Alsop na regência - Natalia Kikuchi/Divulgação

LUCRO 2 

Outros R$ 67,5 milhões voltaram para os cofres do estado a partir de receitas geradas pelos projetos beneficiados. O trabalho considerou 2.528 propostas entre 2013 e 2017.

FALA MAIS 

As explicações de Fabrício Queiroz, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, sobre suas movimentações financeiras atípicas, dadas numa entrevista na quarta (26) ao SBT, não convenceram integrantes da equipe de transição do futuro governo —em especial militares que fazem parte dela.

EM CHEQUE 

A afirmação de que os recursos viriam da revenda de carros não combinaria com os depósitos feitos em suas contas por funcionários do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.

INFÂNCIA 

O comportamento dos filhos do presidente eleito também segue gerando incômodo. Militares dizem que, depois que o pai assumir a Presidência, será necessário um amadurecimento.

SALTO 

Parlamentares eleitos pelo PSL, por exemplo, relatam que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) já chegou a dizer que muitos deles, antes das eleições, eram “favelados” que só conseguiram votos por causa do pai. Agora, vão despachar na Câmara e ganhar salários polpudos.

CEGO 

Por esse raciocínio, os parlamentares deveriam dar apoio incondicional ao futuro presidente, sem exigir espaços no governo.

DESLIGADO 

A coluna ouviu o relato de mais de um parlamentar, de estados diferentes, atribuindo a mesma expressão ao filho do presidente. Eduardo Bolsonaro não atendeu às ligações para comentar.

MIDAS 

O próprio Jair Bolsonaro, na campanha, disse em vídeo a deputados do PSL por SP: “Vocês sabem que se elegeram [...] em grande parte por causa do meu trabalho como candidato a presidente”.


PÉ NA AREIA

A atriz Claudia Raia comemorou o seu aniversário em uma festa no Itapororoca Villa, em Trancoso, no domingo (23). Seu marido, o ator Jarbas Homem de Mello, a diretora Denise Saraceni, a figurinista Gogoia Sampaio, a filha de Claudia, Sophia, e a filha de Denise, Antônia, foram à celebração organizada por Etielson Júnior, Mannu Carvalho e Caio Rehem. O maquiador Ale de Souza, a empresária Marina Morena e o diretor criativo Giovanni  Bianco também estiveram lá. 


PIPOCA 

Para celebrar a seleção de três filmes brasileiros para o Festival de Berlim 2019, o programa Cinema do Brasil, idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual de SP, vai fazer uma festa durante o evento —no dia 11 de fevereiro. 

PIPOCA 2 

E a Pandora Filmes vai lançar 15 títulos em 2019. Um deles, o longa “Greta”, com Marco Nanini, é um dos que foi selecionado para Berlim.

IMPORTAÇÃO 

O musical “School of Rock”, que estreou em 2015 na Broadway, chega a SP no dia 15 de agosto, no Teatro Santander. Produzido pelo Atelier de Cultura, o espetáculo, baseado no filme homônimo lançado em 2003, contará com 13 crianças no palco.

NÚMEROS 

Mais de 5,2 milhões de pessoas visitaram os museus paulistas nos anos de  2017 e 2018. Os dados são da Secretaria da Cultura de SP. 

NOVO SOM 

O cantor e compositor Geraldo Azevedo lança no dia 11 de janeiro o single “Um Paraíso sem Lugar (Ela e Eu)”. A música foi escrita em parceria com Fausto Nilo.


 

Ludmilla
A cantora Ludmilla - Rodolfo Magalhães

SETE ONDINHAS

A cantora Ludmilla é uma das atrações do Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro; a artista se prepara para a gravação de seu primeiro DVD da carreira, que reunirá hits e músicas inéditas, no dia 14 de fevereiro.


CURTO-CIRCUITO

A exposição “Dimensão”, da Japan House, em São Paulo, foi prorrogada até o dia 9 de janeiro. 

A 21ª NT Expo - Negócios nos Trilhos será realizada no São Paulo Expo entre os dias 19 e 21 de março. 

O Itaú Social, em parceria com o Instituto Singularidades, lança a formação Juventudes em Curso: Trajetos e Afetos, com inscrições abertas até 13 de janeiro. 

Ocorre nesta sexta (28) a Sexta Sem Carro, no centro Histórico de SP.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.