Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

CNJ abre procedimento contra desembargadora que postou que Boulos será 'recebido a bala'

No ano passado, Marilia Castro Neves escreveu que Marielle Franco era 'engajada com bandidos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O então candidato à Presidência Guilherme Boulos
O então candidato à Presidência Guilherme Boulos - AFP

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um novo procedimento disciplinar em face da desembargadora Marilia Castro Neves por ela ter postado mensagens contra Guilherme Boulos em uma rede social. 

Em seu perfil no Facebook, ela compartilhou uma foto do ex-candidato à Presidência pelo PSOL e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) acompanhada da mensagem: "A tristeza no olhar de quem vai ser recebido na bala, depois do decreto do Bolsonaro".

Na ação, o CNJ pede providências e dá prazo de quinze dias para que ela se manifeste sobre o assunto. O órgão se baseou em notícias sobre as menções de Boulos por neves veiculadas na internet. 

O conselho cita que ela também é alvo de outros cinco procedimentos disciplinares "em que se atribui o uso de redes sociais, em tese, contrários aos princípios que norteiam a conduta do magistrado". 

No ano passado, Marilia Castro Neves escreveu que a vereadora assassinada Marielle Franco "estava engajada com bandidos" e questionou o que uma professora portadora de síndrome de Down poderia ensinar

A coluna não conseguiu contato com a desembargadora até a conclusão deste texto. Em seu perfil no Facebook, ela disse que considera as reações contrárias ao seu comentário um tipo de "censura". 

"É muito importante que lutemos contra esse tipo de censura —esse, sim, um discurso de ódio. Não tanto por mim, mas pela garantia do sagrado direito de expressão!!! Se me calarem hoje, amanhã todos estaremos calados!!!", postou ela. 

Guilherme Boulos ainda pretende entrar com uma representação no CNJ contra a desembargadora Marilia Castro Neves. A ação também será protocolada no Tribunal de Justiça do Rio, onde ela atua.

​"Juízes não devem se manifestar sobre questões políticas, para garantir a imparcialidade no poder judiciário como um todo", afirma o advogado de Boulos, Alexandre Pacheco Martins. 

"Há um provimento do corregedor-geral de Justiça reiterando isso, que foi ressaltado muito por conta das postagens anteriores dessa desembargadora", emenda Martins. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.