Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Brasileiros no exterior repudiam a saída do Brasil do Pacto Global para Migração

Cerca de 35 grupos assinaram uma carta contrária à ação do governo Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

0Barracas montadas em abrigo para estrangeiros em Boa Vista
Barracas montadas em abrigo para estrangeiros em Boa Vista - Gabriel Cabral/Folhapress
São Paulo

Grupos de brasileiros e brasileiras residindo no exterior fizeram uma carta de repúdio à saída do Brasil do Pacto Global para Migração

NÃO QUERO 

O acordo foi assinado por 164 países, incluindo o Brasil, em dezembro de 2018. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), no entanto, confirmou a revogação da adesão do país no dia 9 de janeiro. 

ME AJUDA 

Segundo a carta, que é assinada por 35 grupos, os compromissos contidos no pacto “podem beneficiar enormemente nossas comunidades vivendo no exterior”. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, atualmente são cerca de três milhões de brasileiros morando fora do país.

AJUDA 2 

Entre os benefícios contemplados no pacto estariam a facilidade na transferência de remessas de valores e mecanismos que permitam garantir a portabilidade dos direitos de segurança social.

REVOGUE 

O documento é finalizado com o pedido de que a decisão seja revista “a fim de melhor proteger seus cidadãos e cidadãs que vivem no exterior e que terão seus direitos melhor garantidos se o país puder coordená-los com outros de forma respeitosa, solidária e diplomática”.

BRONZEADO 

Um dos motoristas de Antonio Palocci disse, em depoimento à Polícia Federal, que ajudou o ex-ministro a colocar em sua casa de Ribeirão Preto “notas de dinheiro em espécie” no sol por “aparentavam estarem mofadas”. Segundo ele, seriam cerca de R$ 10 mil. 

ESPIÃO 

O motorista também narrou momentos em que Palocci visitava instituições financeiras com maletas “do estilo 007” e saía com “semblante feliz”. 

QUADRO NEGRO 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu uma aula sobre semipresidencialismo —combinação entre o parlamentarismo e o presidencialismo— na pós-graduação da Universidade de Lisboa, em Portugal. 

QUADRO NEGRO 2 

Segundo o ministro, que foi convidado pela universidade, o país lusitano é um exemplo bem-sucedido do regime. 


COMÉDIA NO DIVÃ

Os atores Antonio Fagundes e Bruno Fagundes e as atrizes Ilana Kaplan, Mara Carvalho e Alexandra Martins integram o elenco do espetáculo “Baixa Terapia”, que reestreou no sábado (19), no Teatro Tuca, em São Paulo.


CADEIRA VAZIA 

O estado e a cidade de São Paulo ficaram sob o comando de integrantes do DEM na segunda (21). João Doria (PSDB) foi ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, deixando como interino o seu vice Rodrigo Garcia (DEM). 

CHEIA 

Bruno Covas (PSDB) saiu para tratar de assunto particular e foi substituído por Milton Leite (DEM). Garcia e Leite almoçaram juntos. 

PASSAPORTE 

Em viagem pela Europa, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Tarso Genro (PT) se encontraram com Felipe Gonzáles e Zapatero, ex-primeiros ministros da Espanha. A ideia é a formação de uma frente internacional de solidariedade e mobilização contra a extrema direita. 

AGENDA 

Haddad e Genro também estiveram com dirigentes do Podemos. Nesta terça (22), a reunião será com membros da Geringonça, coalizão de partidos que governa Portugal, em Lisboa. 

AGENDA 2 

O ex-prefeito já esteve com Bernie Sanders, nos Estados Unidos, com José Mujica, no Uruguai e deve viajar para a Alemanha, em março.

BIS 

Prevista para encerrar no dia 10 de fevereiro, a temporada da peça “Roda Viva”, do Teatro Oficina, abre novas sessões nesta terça (22). O espetáculo será encenado de sexta a domingo entre os dias 29 de março e 28 de abril.

DIÁLOGO 

A São Paulo Companhia de Dança fará uma série de performances no Espaço Cultural Porto Seguro a partir do dia 25 de janeiro. Com coreografia de Ricardo Gali e direção artística de Inês Bogéa, a apresentação dialoga com a exposição “Meteorológica”, de Angela Detanico e Rafael Lain, em cartaz no espaço. 


É PIQUE, É PIQUE

A atriz Dani Calabresa e o músico Lucas Silveira, acompanhado de sua mulher, Karen Jonz, e de sua filha, Sky, foram à pré-estreia da exposição “Mickey 90 Anos”, na semana passada, no shopping JK Iguatemi. A empresária Cintia Abravanel e seu neto Davi, a estilista Lolita Hannud e o coreógrafo Justin Neto também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Será lançado nesta terça (22), às 19h, o guia cultural de SP “Atlax”, idealizado por Ricardo Feldman, no Cartel 011.

A Galeria Houssein Jarouche, em São Paulo, inaugura nesta terça (22) a exposição “A Revolução Bipolar”. 

A cantora Preta Gil lança o clipe “Excesso de Gostosura”. Nesta terça (22), no Bob’s da av. Paulista, em SP. 

O programa de formação de lideranças ProLíder está com inscrições abertas até o dia 31/3. 

com  BRUNA NARCIZO (interina), BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.