Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Candidatas negras e pardas receberam menos verbas de partidos do que as brancas

O dado é de um levantamento realizado pela Procuradoria Regional Eleitoral em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Candidatas negras e pardas em São Paulo receberam proporcionalmente menos verbas dos fundos partidários e eleitoral em comparação com as brancas.

Urna eletrônica utilizada em votações no Brasil
Urna eletrônica utilizada em votações no Brasil - Diego Herculano 26.09.2016/Folhapress

MENOS 

O dado é de um levantamento realizado pela Procuradoria Regional Eleitoral em SP sobre candidaturas femininas nas eleições deste ano.

MAIS 

Segundo o estudo, 30% das candidatas a deputada federal por SP eram negras e pardas, mas só 11% das verbas destinadas às postulantes a esse cargo foram para elas. Já no caso das deputadas estaduais, negras e pardas foram 28% das concorrentes, mas só receberam 14% das verbas.

FRUTO PROIBIDO 

Um dos primeiros atos de Jair Bolsonaro no cargo de presidente foi assinar uma lei que dá ao município de São Joaquim (SC) o título de Capital Nacional da Maçã. Justamente o fruto proibido na cerimônia em que ele tomou posse. 

 

O projeto foi aprovado em dezembro pelo Senado.

NA CABEÇA 

A segurança alegou que as maçãs poderiam ser atiradas na cabeça de Bolsonaro ou de demais autoridades e, por isso, foram vetadas na festa.

FOI DEMAIS 

Em conversas reservadas com jornalistas um dia depois da posse, ministros, inclusive militares, admitiam que houve exageros na limitação do trabalho da imprensa. Correspondentes internacionais chegaram a deixar a cobertura por causa do confinamento de mais de sete horas imposto aos repórteres no Palácio do Itamaraty.

VAQUINHA 

A ex-deputada Manuela D’Ávila (PC do B-RS) está lançando plataforma para arrecadar recursos para um instituto que promoverá “ações de conscientização e de enfrentamento às fake news”. A contribuição inicial é de R$ 5.

SLOGAN 

Ela vai lançar também uma loja virtual de camisetas com frases inspiradas na que costumava usar na campanha, “resista como uma garota”. Há versões como “resista como uma mãe” e “resista como uma mulher”. A arrecadação com as vendas será revertida para o instituto.


 Viviane Araújo
A atriz Viviane Araujo - Adriano Damas

CRAVO E CANELA

“Passo duas horas e meia na academia, ainda mais com novela, Carnaval. Faço uma dieta para secar e ficar mais firme”, diz a atriz Viviane Araujo; no ar no folhetim “O Sétimo Guardião”, da Globo, ela está na capa da revista Joyce Pascowitch de janeiro, que chega às bancas no dia 11; o ensaio foi inspirado nas personagens Gabriela e Dona Flor de Jorge Amado


PARA GRINGO VER 

O Masp aponta que 1.909.113 pessoas tiveram contato com as obras do seu acervo que foram emprestadas para museus em diferentes países do mundo no ano passado.

VER 2 

Instituições como a Fundação Juan March, em Madri, o Denver Art Museum, nos EUA, e a The National Gallery, em Londres, receberam obras do Masp emprestadas. Entre elas estiveram pinturas de Vincent van Gogh e de Édouard Manet e uma aquarela de Lina Bo Bardi.

VIAGEM 

A Pinacoteca de SP vai levar integrantes de seu programa de patronos a Cuba, em abril, por ocasião da 13ª Bienal de Havana. Guiado pelos diretores do museu, Jochen Volz e Paulo Vicelli, o grupo visitará fundações, museus e ateliês de artistas como Tania Bruguera e Carlos Garaicoa.

VIAGEM 2 

Em 2018, a instituição levou o grupo para a Bienal de Berlim e para o Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

CATRACA 

A exposição “50 Anos de Realismo — Do Fotorrealismo à Realidade Virtual” recebeu mais de 120 mil visitantes desde que abriu, em 7 de novembro. Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil SP, a mostra apresenta cerca de 90 obras inéditas.


SAMBA NO PÉ

O cantor Jorge Aragão fez show no Sesc Pompeia, em São Paulo, na quinta (3). Ele subiu ao palco acompanhado dos músicos Banana, Nene Brown, Daniel Aranha e  Santiago Batera.


CURTO-CIRCUITO

O bloco Domingo Ela Não Vai inaugura local fixo para as suas festas de pré-Carnaval, que serão realizadas todos os domingos de 13/1 a 24/2 na casa O 170, na Vila Madalena.

A peça “Guerreiras do Amor”, dirigida por Isser Korik, estreia no Teatro Folha. Na quinta (10), às 21h. 

O Sesc Pinheiros exibe todas as terças a partir de terça (8) filmes do cineasta japonês Yasujiro Ozu.

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.