Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Conar registra recorde de processos baseados em queixas de consumidores

Segundo o órgão, das 324 ações instauradas no ano passado, 71% partiram dessas queixas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brochura do Conar
Brochura do Conar - Marcelo Justo/Folhapress

O número de processos abertos pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) baseados em denúncias de consumidores bateu recorde histórico em 2018.

RAZÃO 

Segundo levantamento feito pelo órgão, das 324 ações instauradas no ano passado, 230 (71%) partiram de queixas de consumidores sobre o conteúdo de comerciais. As outras reclamações vieram do próprio Conar, de seus associados e de autoridades como o Ministério Público e órgãos do governo federal.

SERÁ? 

A maioria dos processos abertos referiu-se a conteúdo publicitário veiculado na internet (63,6%), seguidos de outros sobre propagandas transmitidas pela TV (16,3%). A dúvida mais recorrente foi sobre a veracidade do conteúdo apresentado, tema que embasou 40,5% das ações.

TRATO 

Dos 324 processos, 68 resultaram em suspensão de anúncios e 116 foram arquivados —o resto foi concluído com advertência do anunciante ou alteração da propaganda em questão. 

AUMENTO 

O número de ações abertas em 2018 foi o maior desde 2013, quando o Conar instaurou 340 processos.

CÓDIGO 

Advogados que atuam na operação Câmbio, Desligo, que determinou a prisão de 53 pessoas, em sua maioria doleiros, tiveram acesso ao sistema computacional que era utilizado pelos doleiros Vinicius Claret e Claudio Barboza, conhecidos como Juca Bala e Tony.

CÓDIGO 2 

Com isso, eles poderão visualizar todas as operações efetuadas pelos doleiros entre 2011 e 2017. Estarão disponíveis nomes dos clientes e transferências de valores, entre outras movimentações.

VIZINHANÇA 

A Projeto, empresa de consultoria do ex-ministro Antonio Palocci, mudou de endereço. A transferência foi feita enquanto ele ainda estava preso em Curitiba. 

VIZINHANÇA 2 

A antiga sede ficava em uma sala luxuosa em um prédio na alameda Ministro Rocha Azevedo, nos Jardins, em São Paulo. Agora, ocupa um espaço de coworking [escritórios compartilhados] na avenida Paulista.


 

Thiago Adorno
O ator Thiago Adorno - Luís França

ALALAÔ

O ator Thiago Adorno será o mestre de cerimônias do evento de aniversário de São Paulo, no vale do Anhangabaú,  nesta sexta (25); o artista também comanda o Bloco do Adorno, que desfila na Lapa, em SP, no dia 2 de março


RÁ 

A Prefeitura de São Paulo cancelou a licitação que escolheria uma empresa para fornecer a infraestrutura do festival de aniversário da cidade, que ocorre nesta sexta (25), na região do vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista. Com isso, o serviço será prestado pela SPTuris, empresa municipal, contratada por R$ 635,5 mil. 

TIM 

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, que organiza o evento, a concorrência foi cancelada porque a empresa vencedora estava suspensa por problemas em pregões anteriores. De acordo com a pasta, o prazo para a conclusão do processo não permitiu analisar a segunda melhor proposta recebida.

BUM 

O evento ainda contou com R$ 1,5 milhão da secretaria de Turismo para a contratação de atrações artísticas. O festival ocorre das 12h às 23h e terá shows gratuitos de Paulinho da Viola, Ludmilla, Rael, Rashid e Pabllo Vittar.

CORREDOR

A segunda edição do evento Paulista Cultural, que propõe o intercâmbio de programação entre sete instituições culturais localizadas na avenida Paulista, será realizada no dia 28 de abril. 

AVENIDA

A Japan House organizará uma exibição de filmes no Centro Cultural Fiesp, que, por sua vez, fará uma oficina de instrumentos musicais na Casa das Rosas —e esta levará ao Sesc Avenida Paulista um cortejo conduzido pelo grupo Desde que o Samba É Sampa.

TROCA

O Sesc promoverá um passeio cultural até o Instituto Moreira Salles, e a entidade fará uma oficina de fotografia no Masp. O Itaú Cultural receberá do museu o evento de poesias Slam das Minas e organizará apresentações cênicas infantis, além de um debate na Japan House.


ESTATUETA

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, o diretor da instituição Felipe Arruda |2|, o curador Waldick Jatobá, o designer Hugo França e o fotógrafo Felipe Morozini foram à abertura da mostra 1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, na quarta (23), no Instituto Tomie Ohtake. A designer Julia Ries foi uma das premiadas.


CURTO-CIRCUITO

O filme “Tito e os Pássaros” tem pré-estreia nesta sexta (25). Às 11h, no Cinearte Petrobras. 

A Carlo’s Bakery faz bolo de 465 pedaços para SP. Às 11h, na loja da Bela Cintra.

Malu Mesquita expõe fotos em homenagem a São Paulo, na galeria VerArte.

Zezé Motta faz show gratuito na Pinacoteca. Claudia Leitte canta na Audio. Nesta sexta (25).

O hospital Samaritano, em Higenópolis, faz 125 anos nesta sexta (25) e abre uma nova ala em março.

com  BRUNA NARCIZO (interina), BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.