Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério Público pede que Google retire do ar vídeos de youtubers mirins

Segundo o órgão público, o conteúdo faz propaganda velada de produtos para o público infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Silhuetas em frente a um painel do YouTube
Silhuetas em frente a um painel do YouTube - Dado Ruvic/Reuters

O Ministério Público do Estado de SP entrou com uma ação civil pública para que o Google retire do ar vídeos de youtubers mirins que fazem propaganda velada de produtos para o público infantil.

COMEÇO 

A ação teve origem em um inquérito civil para investigar o “uso de estratégias abusivas de comunicação mercadológica dirigida ao público infantil” numa ação da Mattel do Brasil divulgada pela youtuber mirim Júlia Silva.

MEIO 

Em doze vídeos, ela lançava desafios relacionados aos personagens da Monster High. Os vencedores eram convidados a participar de um evento na sede da empresa.

FIM 

A assessoria psicossocial do MP analisou o tema. E concluiu: “Diversas empresas, aproveitando-se da hipervulnerabilidade tanto da criança youtuber como da criança espectadora, passaram a enviar seus produtos a esses influenciadores digitais para que eles os desembrulhassem, apresentassem, como verdadeiros promotores de vendas”.

CONVITE 

O promotor Eduardo Dias decidiu pedir à Justiça a retirada dos vídeos do YouTube. E notificou empresas que aderiram à prática para tentar um acordo em que elas se abstenham de fazer propaganda disfarçada por meio de influenciadores mirins. O Google afirma que não comenta casos isolados.

PERNAS 

O vereador Eduardo Suplicy (PT) vai passar oito dias peregrinando pelo Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. “Para refletir sobre a vida, pensar no que fazer”, conta o parlamentar, que viajou na noite de terça (1º).

PRA QUE TE QUERO 

Da Espanha, Suplicy segue para a Inglaterra, onde participará de uma conferência sobre renda mínima. Depois, ele vai para o Quênia, onde irá conhecer experiências de distribuição de renda básica em vilas rurais.  

MISSIVA 

Suplicy entregou uma carta a João Doria (PSDB)  defendendo a não criminalização de movimentos sociais como MST e MTST. Ele também pede que o novo governo evite mortes “causadas por policiais” de pessoas “que muitas vezes são consideradas suspeitas por serem negras e morarem em regiões pobres”. 


ANO NOVO NO ASFALTO

Os cantores Jorge Ben Jor e Gal Costa fizeram shows na festa de Réveillon na avenida Paulista, na virada de segunda (31) para terça (1º). O sambista Diogo Nogueira também foi uma das atrações da noite. O músico Wilson Simoninha esteve no evento com a apresentadora Sabrina Parlatore.


EQUAÇÃO 

Dez adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa conquistaram menção honrosa na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

EQUAÇÃO 2 

Os internos são de sete unidades localizadas em São Paulo, Itaquaquecetuba, Campinas, Ribeirão Preto, Iaras e Caraguatatuba. Esta foi a segunda edição em que foram inscritos estudantes tanto de escolas públicas quanto particulares na competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

RECREIO 

Em janeiro, a programação das Casas de Cultura de São Paulo vai se intensificar. Serão mais de 200 atrações espalhadas pelas 17 unidades, que ficam em bairros distantes. “A ideia da Secretaria de Cultura é disponibilizar uma opção para as férias das crianças”, diz o secretário da pasta, André Sturm.


SOB NOVA DIREÇÃO

O governador de São Paulo, João Doria, e a sua mulher, Bia  Doria, na cerimônia em que ele tomou posse e oficializou o seu secretariado, na terça (1º). O vice-governador Rodrigo Garcia também esteve no evento com a sua mulher, Luciana. Henrique Meirelles, secretário da Fazenda, e Paulo Dimas Mascaretti, secretário da Justiça, compareceram à solenidade no Palácio dos Bandeirantes, assim como a senadora Mara Gabrilli. 


CURTO-CIRCUITO

Museu da Imaginação, na Lapa, zona oeste de SP, inaugura amanhã (3) a instalação Pequenos Construtores. 

A cantora Fafá de Belém apresenta canções de Chico Buarque em shows realizados no Sesc Pinheiros. Na sexta (4), no sábado (5) e no domingo (6). 

A adaptação para o teatro do filme “Dogville”, de Lars von Trier, estreia no Teatro Porto Seguro com Mel Lisboa, Eric Lanate e Fabio Assunção no elenco. No dia 25 deste mês.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.