Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministra Damares quer que escolas informem casos de automutilação entre alunos

Ela também vai propor que o Ministério da Educação adote medidas sobre o assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra Damares Alves
A ministra Damares Alves - Sérgio Lima/AFP

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, quer que as escolas informem casos de automutilação entre os alunos.

LISTA 

Segundo a equipe da ministra, esse levantamento é importante porque ela elegeu esse tema como uma das principais bandeiras de sua gestão à frente do ministério.  

PARCERIA 

Damares vai propor ao Ministério da Educação que adote a política de incentivar as escolas públicas e particulares a informarem os casos de automutilação de crianças e adolescentes.

CÍRCULO 

Com as notificações, a pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos pode direcionar os atendimentos aos alunos. Ela também pretende que os professores e familiares sejam atendidos.

RUPTURA 

O vereador Fernando Holiday (DEM) protocolou na Câmara Municipal de SP um projeto de lei que extingue o uso de cotas para negros nos concursos para servidores municipais da capital. 

TRILHA 

O texto, que ainda precisa passar por comissões antes de ser votado em plenário, propõe a revogação de duas leis já vigentes sobre o assunto. 

CONTRÁRIO 

Para Holiday, que é negro, a política de cotas “é racista” por ser uma “prática em que se dá a alguém determinados privilégios ou se nega a alguém certos direitos em função da sua cor de pele”. 

COLORIDO 

“Isso é, em síntese, exatamente o que esta política pública perversa faz: classifica as pessoas de acordo com a sua cor ou raça”, afirma ele.

DOS PROTESTOS... 

O capítulo de sábado (12) da novela “O Tempo Não Para”, da TV Globo, contou com uma frase que faz alusão a manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro. 

... À FICÇÃO 

“É isso, ninguém larga a mão de ninguém”, disse a personagem da atriz Christiane Torloni na cena de um abraço simbólico em um edifício para evitar a sua implosão.

TRAMA 

A frase se assemelha ao lema “Ninguém solta a mão de ninguém”, usado por opositores do presidente. A Globo afirma que “não houve intenção” e que “a frase faz parte do contexto da trama da novela”.


 

A autora, diretora e atriz Malu Galli
A autora, diretora e atriz Malu Galli - Folhapress

SUBO NESTE PALCO

Escrito, dirigido e encenado por Malu  Galli, o espetáculo “Marta, Rosa e João” estreia no dia 17 de janeiro, no Sesc Pinheiros, em São Paulo; Manoela  Aliperti, Rodrigo Scarpelli e Katia  Naiane também integram o elenco.


SUJEIRA 

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SP) e a Sabesp se comprometeram a ajudar a prefeitura de Ilhabela a resolver o problema que deixou 18 das 19 praias da cidade impróprias para o banho neste mês. A reunião foi marcada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

SUJEIRA 2 

A Cetesb disse que vai acelerar as análises de licenças para obras de saneamento. E a Sabesp vai disponibilizar para a prefeitura projetos para tratar o esgoto. O secretário do Meio Ambiente, Marcos Penido, e o prefeito de Ilhabela, Marcio Tenório, participaram do encontro, na segunda (14).

QUATRO RODAS 

O Instituto Moreira Salles (IMS) e o projeto República, da Universidade Federal de Minas Gerais, abrem a exposição “Conflitos: Fotografia e Luta Política no Brasil 1889-1964” em um caminhão-museu da UFMG, em Belo Horizonte, no dia 28 de janeiro. 

CONFLITOS 

A mostra é uma adaptação do que foi exibido no IMS paulista em 2018 e apresenta um panorama da fotografia de guerras civis e outros conflitos armados envolvendo o Estado brasileiro.

ITINERÁRIO 

Poços de Caldas será a próxima cidade a receber o caminhão, em março. A ideia é que ele viaje para outros municípios ao longo do ano.

TERROR 

Dez filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, entram na quinta (17) no catálogo da plataforma de vídeos sob demanda Spcine Play. 

 

O serviço é mantido pela Spcine, empresa de fomento ao cinema ligada à Prefeitura de SP.

BRASILEIRO 

Entre eles estarão clássicos como “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” e “Essa Noite Encarnarei no teu Cadáver”, além do primeiro longa do diretor, o faroeste “A Sina do Aventureiro”, de 1958.


MICROFONE

A cantora Elza Soares apresentou o show “Deus É Mulher” na sexta (11), no Teatro J. Safra, em São Paulo. O ator Maurício Machado, a educadora física Lara Miguel, os estudantes Gabriela Cristina Ramos e Bruno Roberto e o relações públicas Vicente Negrão estiveram presentes.


CURTO-CIRCUITO

A Caixa Cultural São Paulo, no centro da capital paulista, inaugura nesta terça (15) as exposições “Reunião - Celina Portella” e “Navio de Emigrantes”, de Leila Danziger. A partir das 19h. 

O grupo Atelier do Centro abre a mostra “Méthodo”, na Galeria Emmathomas. Nesta terça (15), às 19h. 

O Mapa das Artes dá início à 10ª edição do Salão dos Artistas sem Galeria, que promove exposições em diferentes galerias de SP. Desta terça (15) a 16 de fevereiro. 

com BRUNA NARCIZO (interina), BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.