Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro do STF afirma que pedido de Flávio Bolsonaro sobre motorista foi uma confissão de culpa

Senador eleito recorreu a corte para suspender investigação contra Fabrício Queiroz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador eleito Flávio Bolsonaro e seu pai, o presidente Jair Bolsonaro
O senador eleito Flávio Bolsonaro e seu pai, o presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters

O pedido feito pelo senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL) para suspender a investigação criminal sobre movimentações financeiras de seu ex-assessor Fabrício Queiroz foi considerado uma “confissão da culpa” por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

QUEM 

Segundo o magistrado, o caso ficou ainda mais grave e a atitude é uma confissão de que o envolvido é o senador eleito e não o motorista. O ministro Luiz Fux acatou a petição do senador nesta quinta (17). 

TEIA 

Outros ministros da corte acreditam ainda que, se a questão for aberta no STF, o presidente Jair Bolsonaro também será investigado, já que existem movimentações financeiras ligadas à primeira-dama Michelle. 

PAUSA 

O inquérito suspenso temporariamente foi instaurado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. São investigadas movimentações financeiras feitas por Queiroz consideradas “atípicas” pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 


 

A atriz Claudia Campolina
A atriz Claudia Campolina - Karime Xavier/Folhapress

QUADRO A QUADRO

A atriz Claudia Campolina está no elenco do filme “A Pedra da Serpente”, de Fernando Sanches, que estreia nos cinemas em fevereiro; em 2019 ela também deve chegar às telonas atuando no longa “Eu Sou Mas Eu”, de Fábio Zanoni. 


CADEADO 

A Defensoria Pública de SP formulou um modelo de solicitação de medida protetiva que suspende a posse e o porte de armas por quem tenha histórico de violência doméstica e familiar. O dispositivo está previsto na Lei Maria da Penha. A iniciativa foi tomada após a assinatura do decreto presidencial sobre posse de armamentos.

CAMPANHA 

E para aumentar o conhecimento da comunidade escolar acerca da Lei Maria da Penha, alunos da rede pública e privada de SP terão que desenvolver atividades pedagógicas sobre violência contra a mulher. O tema será abordado sempre no mês de março. 

LEI 

A orientação faz parte da campanha Maria da Penha, que está prevista na lei promulgada pelo governador João Doria (PSDB) na quinta (17). 

#VOLTATEMER 

O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi cumprimentado e teve o seu governo elogiado por executivos que almoçavam no restaurante Cantaloup, em SP, na quarta (16). Alguns deles pediram para tirar foto.


BIOGRAFIA

A cantora e atriz Zezé Motta esteve no lançamento do livro “Zezé Motta - Um Canto de Luta e Resistência”, de Cacau Hygino, na quarta (16), na Livraria Martins Fontes. O escritor Alexandre Staut, a empresária Luciana Motta, filha de Zezé, e sua filha, Isadora Ribeiro, também compareceram. 


PLANOS 

O Fundo Social de SP quer vender produtos feitos por alunos de seus cursos em uma loja no aeroporto de Guarulhos. O órgão do Governo do Estado vai reestruturar as suas oficinas e estuda alojar algumas delas sob viadutos. 

METAS 

O novo presidente executivo do fundo, Filipe Sabará, convidou a DJ Pietra Bertolazzi, a estilista Stella Jacintho, o fundador da Gastromotiva Ernani Gouvea e o criador da escola Let’s Code Guto Ramos para serem diretores, respectivamente, dos cursos de estética, de moda, de gastronomia e de informática. 

FUNDOS 

Sabará também quer deslanchar um projeto de incentivo às associações de moradores de favelas. Com orçamento de R$ 19 milhões, ele diz estudar formas para captar recursos para o fundo. O órgão tem a primeira-dama Bia Doria como presidente do conselho deliberativo. 

DOSE... 

Os escritores africanos Mia Couto, de Moçambique, e José Eduardo Agualusa, de Angola, vão publicar no Brasil o primeiro livro deles escrito a quatro mãos, “O Terrorista Elegante e Outras Histórias”. 

... DUPLA 

A obra reúne adaptações de três peças escritas pelos dois e deve ser lançada pela editora Planeta ainda neste semestre.

VERDE E ROSA 

O documentário “Fevereiros”, de Marcio Debellian, que acompanhou a homenagem da escola de samba Mangueira à cantora Maria Bethânia, terá uma sessão de pré-estreia em praça aberta em Santo Amaro, na Bahia. A exibição será no dia 31 de janeiro.

PROGRAMAÇÃO 

Os músicos Rodrigo Campos, Fernando Catatau e Juliano Gauche e a cantora Josyara se apresentarão em fevereiro no espaço cultural Centro da Terra, em SP. 


SEPARAÇÃO

Os atores Isser Korik, Eliete Cigarini e Camilla Camargo  estão no elenco da peça “Divórcio”, que estreou no sábado (12), no Teatro Folha. O ator Alex Gruli, que também está no espetáculo, foi acompanhado de sua filha Maria Junqueira Gruli.


CURTO-CIRCUITO

Sabrina Sato retoma os compromissos de Carnaval após o nascimento de sua filha, Zoe, em homenagem das escolas Gaviões da Fiel e Vila Isabel, das quais é rainha de bateria. Nesta sexta (18), na quadra da Gaviões.

A Japan House faz coquetel de abertura da mostra “Architecture for Dogs”. Neste sábado (18), a partir das 19h. 

Rita Lobo, Rodrigo Hilbert, Carolina Ferraz, Mohamad Hindi e Caio Braz disputam o prêmio Home Chefs, que tem votação online. 

com BRUNA NARCIZO (interina), BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.