Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Partido do vice-presidente deve anunciar filiação de nove parlamentares

Sem ter eleito nenhum deputado ou senador, o PRTB deve fazer o anúncio nesta quinta (31)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O partido do vice-presidente Hamilton Mourão começa a ganhar músculos. Sem ter eleito nenhum deputado ou senador, o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) deve anunciar nesta quinta (31) a filiação de nove parlamentares.

O vice-presidente Hamilton Mourão em Brasília
O vice-presidente Hamilton Mourão em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

CANETA 

Segundo o presidente da legenda, Levy Fidelix, serão três senadores e seis deputados federais. “Falta só assinar a ficha de filiação”, afirma.

MEU SENADOR 

Fidelix diz esperar que os novos correligionários votem em Fernando Collor (PTC-AL) para a Presidência do Senado. “Ele pode reestabelecer sua história. É um bom nome.”

MEU SENADOR 2 

O brigadeiro Átila Maia (PRTB-DF), que foi candidato ao Senado e perdeu as eleições, trabalha no gabinete de Collor. Considerado próximo de Mourão, ele tem percorrido outros gabinetes elogiando o atual vice e defendendo a candidatura do ex-presidente.

QUE INVEJA 

O destaque de Mourão no exercício da Presidência nesta semana incomodou o entorno político e familiar de Jair Bolsonaro, como revelou a Folha na quarta (30).

RUÍDO 

O veto à ida de Lula às cerimônias fúnebres de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, repercutiu no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que fiscaliza a atividade dos procuradores do país. 

VEXAME 

O conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello enviou mensagem aos colegas afirmando que “pela primeira vez em minha vida, senti vergonha da atuação do Ministério Público brasileiro”.

DIREITO 

No texto, ele afirmou que não é “petista, não compactuo com tudo o que foi feito, mas essa indignidade eu não consigo aceitar”. Nem o regime militar, disse, “negou a Lula o direito de velar a mãe”.

ATÉ PARECE 

Bandeira de Mello escreveu ainda que o MP se “apequenou” ao aceitar o “esdrúxulo argumento” da Polícia Federal de carência de recursos para transportar Lula. “Como se de fato esse fosse um problema para a PF, que por tantas vezes demonstrou imponente estrutura.”


Carol Ribeiro
A top Carol Ribeiro - Gustavo Zylbersztajn

TENHO SEDE

A top Carol Ribeiro é a estrela da campanha internacional da Love Together Brasil que será veiculada em revistas americanas; a ONG ajuda crianças e adolescentes do alto sertão paraibano e tem foco na construção de poços artesianos


RECEBIDO 

O ministro da Justiça, Sergio Moro, decidiu encaminhar as novas denúncias feitas pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) para a Polícia Federal. O parlamentar enviou a Moro documentos que mostram que as ameaças de morte contra ele e a família seguem sendo feitas, mesmo depois de anunciar a decisão de abrir mão de seu mandato e sair do Brasil.

VIVÊNCIA 

A Secretaria de Estado da Saúde quer reunir relatos de experiências vividas por travestis, transexuais e outras pessoas que se identifiquem como trans. Os textos podem ser de humor, drama e ficção. A pasta lança nesta sexta (1º) um edital que cria o concurso que selecionará doze trabalhos para integrar uma publicação que será distribuída pela secretaria. 

NA VOZ DE GIULIA 

O clipe da música “Too Bad”, tema da personagem Laura (Yanna Lavigne) da novela “O Sétimo Guardião”, da TV Globo, será lançado nesta quinta (31). A cantora Giulia Be, que interpreta a canção, será a estrela da peça, produzida pela Conspiração. Aos 19 anos, a carioca foi descoberta na internet, por meio dos vídeos que posta em seu canal no YouTube.

INSTALAÇÃO 

Uma escultura do americano Richard Serra será instalada no IMS Paulista neste fim de semana. Composta por duas placas de aço —cada uma com 70,5 toneladas e 18,60 metros de altura—, “Echo” será a primeira obra  permanente do artista aberta à visitação pública na América do Sul. Ela será inaugurada no dia 23 de fevereiro.

SOTAQUE 

A Casa de Arquitectura, em Matosinhos, Portugal, abre no dia 23 uma exposição em homenagem ao arquiteto Fabio Penteado, que nasceu em Campinas (SP) e completaria 90 anos em junho.


DE OLHO NA TELA

O filme “Clímax”, do diretor Gaspar Noé, teve pré-estreia na terça (29), no Reserva Cultural. O dono da distribuidora Imovision, Jean-Thomas Bernardini, o cineasta Paulo Sacramento, a atriz Guta Ruiz, a diretora do Reserva, Laure Bacqué, e a drag queen Vervska passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Templo Zu Lai, em Cotia (SP),promove no Carnaval o Retiro dos Preceitos. Inscrições até 20 de fevereiro.

O filme “Em Busca da Vitória”, sobre jogadores de Rainbow Six, tem pré-estreia na quinta (31), no shopping Iguatemi, em SP. 

Linkedin e Amazon participam do 1º Hyperxp

A GQ e a Reserva lançam coleção. Na quinta (31), no Iguatemi.

O Teatro Escola Macunaíma faz o Seminário Stanislávski em Ação. Até sexta (1º). 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.