Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Presos da Lava Jato tiveram esfirra, bolo de goiaba e dupla sertaneja em festa de fim de ano

Festa foi realizada no Complexo Médico-Penal em Curitiba, onde está preso Eduardo Cunha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha
O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha - AFP

Presos da Lava Jato assistiram a um show de música sertaneja na festa de fim de ano do CMP (Complexo Médico-Penal), na região metropolitana de Curitiba. Eles também receberam uma esfirra de carne da rede de lanchonete Habib’s, um pedaço de bolo de goiaba e um refrigerante.

CHAMADA 

No CMP estão detidos o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Netto, entre outros.

MODÃO 

A dupla sertaneja Bruno César e Leandro se apresentou em todas as galerias do presídio. Na ala reservada para os condenados da Lava Jato, as portas das celas foram abertas. Os presos pediram músicas como “Travessia do Araguaia”, de Tião Carreiro e Pardinho, e outras modas de viola.

BÊNÇÃO 

A festa foi organizada pelo Conselho da Comunidade, órgão de execução penal que trabalha com 11 presídios da região metropolitana da capital paranaense. Representantes católicos e evangélicos também fizeram uma roda de oração com os detentos. A mesma celebração aconteceu em todas as unidades e atingiu 11,4 mil presos e agentes penitenciários.

LIMPEZA 

E alguns familiares que visitam os presos no CMP têm reclamado da limpeza e manutenção dos banheiros do pátio do presídio. A descarga de um dos toaletes não estaria funcionando e uma das mulheres chegou a comprar uma caixa de descarga nova para fazer a substituição —que não teria sido feita.

TUDO CERTO 

A direção da unidade informou que os banheiros do pátio de visitas estão em perfeito estado.

BOAS 

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes se reuniu na segunda (7) com o presidente Jair Bolsonaro para falar de governança pública —série de práticas para otimizar a administração, como o corte de custos e o combate ao desperdício. 

PRÁTICAS 

Segundo Nardes, Bolsonaro foi receptivo às ideias apresentadas e determinou que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, siga tratando do assunto. O TCU diz que órgãos do governo já procuraram a corte para realizar treinamentos sobre governança. 


 

A pianista Carla Ruaro
A pianista Carla Ruaro - Pamella Herpio

COMPASSO FLUVIAL

A pianista Carla Ruaro apresenta nesta quarta (9), no Sesc 24 de Maio, o show “Raízes - Um Piano na Amazônia”; o projeto é baseado na viagem em que ela percorreu de barco o rio Arapiuns, no Pará, tocando para comunidades ribeirinhas. 


NO PAPEL 

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República contra o Ministério da Cultura e a Presidência da República. 

FRONTEIRAS 

Ele questiona um decreto assinado pelo então presidente Michel Temer que diminuiu o espaço de cineastas brasileiros na nova composição do Conselho Superior de Cinema (CSC), responsável por formular políticas públicas para o setor audiovisual nacional.

NÃO PODE 

Teixeira pede medidas judiciais para impedir que representantes estrangeiros assumam suas cadeiras.

PLURAL 

O ex-ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão diz que seguiu um “processo muito democrático” para a composição do CSC a fim de ter “a maior representatividade e pluralidade possível”.

TIJOLO 

A Secretaria Municipal de Cultura vai reinaugurar a Casa de Cultura do Butantã no domingo (13). O local ficou seis meses fechado. Foi a maior obra feita pela pasta, em comparação com outras reformas feitas em aparelhos culturais semelhantes.

CENTENÁRIO 

A cantora Zezé Motta, a rapper Preta-Rara, a atriz Renata Carvalho e a deputada Erica Malunguinho (PSOL) participam da programação do projeto “Somos Rosa!”, que marca os cem anos da morte da filósofa Rosa Luxemburgo. O evento ocorre de 14 a 18 de janeiro no Sesc Carmo, em São Paulo.

VOO 

O dramaturgo Franz Keppler e o ator Daniel Rocha estão em processo de captação para montar a peça inédita “Uma Pequena Gaivota”, adaptação da obra “A Gaivota”, de Anton Tchékhov. Ainda não há previsão de estreia.


SOLTA A VOZ

A cantora Fafá de Belém se apresentou no Sesc Pinheiros, em São Paulo, na sexta (4). A apresentadora Chris Maksud, o maquiador Val de Paula, a enfermeira Cecilia Torres e a nutricionista Ana Valente passaram por lá. 
 


CURTO-CIRCUITO

Pablo Sanábio, Marcus Majella, Pedroca Monteiro e André Locatelli estreiam nesta quarta (9) a comédia “Desesperados”, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Às 21h. 

A Galeria Zero, em São Paulo, recebe nesta quarta (9) o lançamento da Venice Magazine, sob direção de Pedro Paulo Coelho Afonso e Rafael Costa. Às 20h.

A peça “Medeamaterial”, com Aury Porto e que tem direção de Marcio Aurelio, estreia na quinta (10), às 20h30, no Sesc Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.