Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rastreadores de carros de Palocci podem provar fatos de suas delações

Os veículos teriam sido usados para o pagamento de propinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro Antonio Palocci
O ex-ministro Antonio Palocci - Reprodução/TV Globo

Os dados dos rastreadores dos carros de Antonio Palocci são considerados um dos trunfos para corroborar fatos de suas delações premiadas, segundo pessoas familiarizadas com os documentos. Os veículos teriam sido usados para o pagamento de propinas. 

ENDEREÇOS 

Com as informações, os investigadores podem cruzar datas de movimentações financeiras com os trajetos feitos nos dias específicos. 

CANETA 

Palocci assinou na quarta (9) o seu terceiro acordo de colaboração, desta vez com a força-tarefa da Operação Greenfield, do Ministério Público Federal de Brasília. Ele entregou os dados dos rastreadores para os procuradores. 

CANETA 2 

As informações também foram usadas por policiais federais de Curitiba e de Brasília, nos outros dois acordos celebrados por Palocci.

MARCAÇÃO...

Em sua segunda semana no governo João Doria (PSDB), o titular da Educação, Rossieli Soares Silva, já enfrenta as pressões do cargo. Nesta quinta (10), uma imensa faixa foi colada no chão na entrada do prédio da pasta, no centro da capital, com um recado para o secretário: “Nenhum professor(a) desempregado! Nenhum estudante sem aula!”.

...CERRADA 

A autoria do protesto foi de uma das representações da Apeoesp (sindicato dos professores). No cartaz afixado também há reivindicações em defesa da escola pública e contra a violência nas salas de aula.

PASSADO E FUTURO 

Rossieli foi ministro da Educação de Michel Temer (MDB). Ele é um dos dez integrantes do alto escalão da gestão do ex-presidente que Doria colocou em seu governo.

PAPAI NOEL 

A Odebrecht doou R$ 4 mil para o Conselho da Comunidade, órgão que trabalha com presídios da região metropolitana de Curitiba. O dinheiro foi usado para a festa de fim de ano da entidade, que atendeu 11,4 mil presos e agentes, inclusive os da Lava Jato que estão detidos no CMP (Complexo Médico-Penal).

NOEL 2 

A empreiteira realiza doações anuais ao órgão desde que Marcelo Odebrecht passou pelo presídio, em 2015.


NO PALCO

Os atores Marcus Majella, André Locatelli e Pablo Sanábio estrearam a comédia “Desesperados”, na quarta (9), no Teatro Procópio Ferreira, em SP. O cantor MC Guimê e sua mulher, a cantora 
Lexa, a atriz Julianne Trevisol, a bailarina Priscila Sguassabia e o ator Lucas Viana passaram por lá. 


SAÚDE PÚBLICA 

Portadores de esclerose múltipla têm encontrado dificuldade para retirar o medicamento fingolimode na rede pública de saúde de São Paulo. A droga, usada no tratamento da doença, está em falta nos postos de entrega de remédios gratuitos para a população. 

ESTOQUE 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em 2018 SP recebeu do Ministério da Saúde quantidades [da droga] “parciais e fora dos prazos, o que impacta na assistência”. 

ESTOQUE 2 

Segundo a pasta, o ministério aprovou “somente 75%” do total de comprimidos requisitados pelo estado, “mas não enviou nada até o prazo estabelecido em portaria federal, que foi 20 de dezembro”. 

PRAZO 

O Ministério da Saúde diz que teve atraso na aquisição da droga “por problemas com o fabricante”, que realizou uma compra emergencial para suprir a falta do medicamento e que todos os estados [que registram faltas] estarão abastecidos com fingolimode até o fim desta semana.

DE VOLTA 

Composta a partir do poema “Canto I”, de Ezra Pound, a música “Trevas”, a primeira do próximo disco de Jards Macalé, será lançada nesta sexta (11). Trata-se da primeira gravação inédita do artista em 20 anos.

EM ALTA 

De janeiro a dezembro de 2018, 472 mil pessoas visitaram o Itaú Cultural --um aumento de 48% em relação a 2017. O site da instituição também teve um maior número de acessos únicos: 22 milhões ante 15 milhões em 2017.

É PIQUE, É PIQUE 

O Masp terá entrada gratuita e horário de visitação estendido até às 22h para comemorar o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro. Neste ano, a data cai em uma sexta-feira.


ACORDES

O cantor e guitarrista Pepeu Gomes apresentou o show “Eterno Retorno” no Sesc 24 de Maio, na semana passada. Os músicos Filipe Pascual e Luiz Carlini compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O monólogo “Portar(ia) Silêncio” estreia nesta sexta (11), às 20h30, no Sesc Vila Mariana. 

A peça “Terrenal - Pequeno Mistério Ácrata” reestreia nesta sexta (11) no Centro Cultural São Paulo. 

O chef Marco Renzetti comanda o Festival do Mar na Osteria del Pettirosso, nos Jardins, em SP. Desta sexta (11) até 10 de fevereiro. 

Luiza Sonza faz show nesta sexta (11) na primeira edição de 2019 da festa Gambiarra. Na boate The Week, em SP, a partir das 23h.  

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.