Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vale pode ser penalizada por PF mesmo sem comprovação de culpa

Investigadores afirmam que gestores teriam assumido riscos de um acidente ao manter barragem de rejeitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal (PF) estuda a hipótese de responsabilizar penalmente diretores da Vale pelo rompimento da barragem em Brumadinho —ainda que não fique configurada a culpa específica de cada um deles na tragédia e que não tenha havido dolo.

Bombeiros fazem busca por vítimas que estão soterradas na lama próximo do bairro Horto, em Brumadinho
Bombeiros fazem busca por vítimas que estão soterradas na lama próximo do bairro Horto, em Brumadinho - Eduardo Anizelli/Folhapress
 

NOVOS TEMPOS

Segundo fontes internas da PF, gestores teriam assumido os riscos de um acidente ao manter uma barragem de rejeitos com tecnologia menos segura do que outras já existentes. Os que tinham poder na época em que a opção foi feita poderiam ser agora penalizados.

VENTO 

No Pará, por exemplo, o rejeito é tratado a seco. Segundo um dos investigadores, diretores teriam decidido pelo que é mais barato em detrimento do que é mais seguro.

DOLO 

O advogado da Vale Sergio Bermudes já tinha afirmado à coluna que a empresa não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade e que “não se identificou dolo e muito menos culpa” de seus executivos.

HORIZONTE 

De acordo com ele, vários fatores podem contribuir para o rompimento de uma barragem. E não teria havido “negligência, imprudência, imperícia” da companhia.

FIO DESENCAPADO 

A repercussão das declarações, por sinal, gerou tensão na empresa, que acabou desautorizando o defensor.

DATA VENIA 

Segundo interlocutores de Bermudes, ele ponderou que a desautorização é descabida: pelo código de ética da profissão, o advogado pode dizer o que pensa e imprimir à causa a orientação que pense ser a mais adequada —sem se subordinar às intenções contrárias do cliente.


 

Laura Cardoso
A atriz Laura Cardoso - Angelo Pastorello

NA REDE

“Ditadura militar nunca mais!”, disse a atriz Laura Cardoso, 91, em entrevista à revista Quem, que fica 
disponível nas plataformas digitais na sexta (1º); “Naquela época eu tinha medo de trabalhar”


FICA, JEAN 

Um grupo de personalidades tomou a iniciativa de tentar convencer o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) a não desistir de seu próximo mandato. A ideia era que ele tomasse posse na sexta (1º) e depois se licenciasse do cargo.

SOB AMEAÇA 

O parlamentar, no entanto, diz que a decisão é um caminho sem volta. Mesmo fora do Brasil, ele e sua família receberam novas ameaças —já reportadas ao ministro Sergio Moro, da Justiça.


VERDE E ROSA

A cantora Tetê Espíndola e o músico e escritor Zuza Homem de Mello foram à pré-estreia do documentário “Fevereiros”, de Marcio Debellian, que acompanhou a homenagem da escola de samba Mangueira à cantora Maria Bethânia. O ensaísta José Miguel Wisnik também compareceu ao evento, que ocorreu na segunda (28), no shopping Frei Caneca. 


HOMENAGEM 

O governador João Doria foi homenageado com o Prêmio Cidade de São Paulo, na segunda (29), por indicação do próprio prefeito  Bruno Covas (PSDB-SP), que foi vice do agora governador. Os outros 24 premiados foram apontados pelos secretários municipais, solicitados por Covas a nomearem servidores que prestaram serviços relevantes à cidade. 

LEMBRANÇA 

Entre os contemplados estão a procuradora Marina Martinez, “pela condução com êxito no acordo que viabilizará a instalação do parque Augusta”, o fotógrafo Gabriel Facchini, que tem Down e cobre a agenda de Covas, e Bernadete Vicente de Souza, 78, “responsável pela limpeza dos cobres das escadas e portas” no gabinete do prefeito. 

MEDALHA 

Em 2018, o então prefeito Doria premiou personalidades como Regina Duarte, Claudia Raia, Tom Cavalcante, Hortência Marcari, Carlos Jereissati e Viviane Senna.

PÉROLA 

Os cantores Zélia Duncan, Mart’nália, Pedro Luís e Paulinho Moska vão participar do projeto “Bem Junto ao Passo - Tributo a Luiz Melodia”, que tem curadoria do próprio Pedro Luís e produção da Baluarte Cultura. Cada um dos artistas fará um show interpretando um CD de Melodia, como “Pérola Negra” (1973) e “Maravilhas Contemporâneas” (1976).

PÉROLA 2  

As apresentações devem ocorrer em 2020 nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio, em Brasília, em SP e em BH. 

EXPORTAÇÃO 

A banda paulistana de rock Ego Kill Talent gravará seu novo disco no estúdio de Dave Grohl, do Foo Fighters, em Los Angeles. Em 2018, os brasileiros abriram as as apresentações da turnê brasileira do grupo americano.


CLIQUES

As atrizes Ingrid Guimarães e Gabriela Duarte estiveram na abertura da exposição “2039/20 - São Paulo Fora do Tempo”, do fotógrafo Jairo Goldflus. O evento foi realizado no Itaú Cultural, na sexta (25).


CURTO-CIRCUITO

Chico César e Vitor Ramil cantam nesta quarta (30) e quinta (31), na Casa de Francisca, em SP. 

O chef Henrique Fogaça lança linha de chopes com a cervejaria Dortmund. Na quarta (30), às 19h, no Cão Véio. 

O game “Assassin’s Creed” inspira um jogo de escape do Voyager, espaço que abre na quarta (30) no shopping Morumbi Town.

Gloria Maria comanda um bate-papo com executivos da S.I.N. Implante no Congresso Internacional de Odontologia de SP, na quinta (31).

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.