Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

'Algumas pessoas gostavam; outras, atiravam coisas', diz autor de retrato de Bolsonaro

O artista Roberto Camasmie diz conversar com parlamentares para entregar a obra ao presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O artista Roberto Camasmie em seu ateliê e galeria
O artista Roberto Camasmie em seu ateliê e galeria - Marlene Bergamo/Folhapress

“O retrato não é só a semelhança com o retratado. É o que o artista vê da pessoa. A alma dela”, diz o pintor Roberto Camasmie. Ele é o autor da obra em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro exposta na vitrine de sua galeria, na esquina da rua Bela Cintra com a alameda Lorena, em São Paulo. 

 

“Criei em cima do que estava sentindo. São três imagens [do presidente]. Uma em preto e branco, representando como o Brasil estava: atrapalhado, sem luz. Depois, uma com cores, para a transição do ano, refletindo o otimismo. Na terceira, a esperança”, conta o artista sobre a obra —feita com técnicas mistas e concluída em quatro dias.

 

As reações ao painel refletiram a polarização que marcou o período das eleições. “Houve polêmica. Algumas pessoas gostavam demais. Outras xingavam, atiravam coisas na vitrine [da galeria] ou rabiscavam bobagens.”

 

Antes de Bolsonaro, Lula e Dilma Rousseff também ganharam de Camasmie pinturas com os seus rostos. Além do presente, o petista e o capitão reformado receberam o seu voto. “Na Dilma, não lembro [se votei]”, conta o artista, que está em contato com parlamentares próximos ao atual presidente para entregar a homenagem. “[A entrega] não foi feita porque a internação [de Bolsonaro] acabou se prolongando.”

 

“Foi prazeroso [fazer] o retrato. Todos eles”, diz Camasmie. “É a minha opinião exposta na forma de pintura. Não saberia dizer em palavras."

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.