Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Corregedoria do Senado pode investigar Renan por ataque sexista

Alagoano usou Twitter para disparar contra correligionária Simone Tebet e a jornalista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou a colegas que o corregedor geral do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), está “à disposição” para tomar providências contra Renan Calheiros (MDB-AL) por causa de agressões sexistas dirigidas por ele a uma jornalista e à família da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

BORRACHA 

Elas foram feitas no domingo (3), por meio do Twitter, um dia depois de Calheiros perder a eleição para a presidência do Senado. Com a violenta reação dos internautas, o senador apagou o post.

NADA IGUAL 

“Foi a maior hecatombe de todo o processo [eleitoral]”, diz o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), corregedor da Casa. “Nunca vi nada igual. É tão grave que merece ser examinado.”

OFICIAL 

A corregedoria só pode atuar caso algum senador faça uma denúncia contra Calheiros, o que não havia ocorrido até a segunda (4).

PRÓPRIO PUNHO 

Simone Tebet preferiu não responder aos ataques. A jornalista Dora Kramer, também atingida, postou nas redes sociais: “Agradeço as manifestações, mas não vou responder. O que ele [Calheiros] diz fala por ele”.

UNIVERSITÁRIOS 

E Alcolumbre deve convidar senadores veteranos para formarem um conselho consultivo de notáveis durante a sua gestão. “Como ele é jovem [Alcolumbre tem 41 anos], o conselho dará a ele uma retaguarda. Vamos ter dois anos de muitas e muitas crises”, diz Roberto Rocha, que está ajudando o presidente do Senado a formatar o colegiado.

O ÚLTIMO BEIJO 

Renan Calheiros surpreendeu Mara Gabrilli (PSDB-SP) ao dar um beijo nela segundos antes de a senadora votar contra ele para presidente do Senado —o emedebista estava seguro de que a parlamentar o apoiava. “Foi uma loucura da cabeça dele. Ou alguém ‘vendeu’ meu voto pra ele, e não fui eu”, diz a senadora. “Em 2018 eu já declarei na TV que jamais votaria no Renan.” O voto dela foi um dos que levaram Calheiros a renunciar à disputa.


É O BICHO

O ator Bruno Gagliasso e o músico Junior Lima estiveram na abertura da exposição “Sinta na Pele”, da ONG Ampara Animal, no domingo (3), no Teatro Prevent Senior. A modelo Ellen Jabour, a presidente da Ampara, Juliana Camargo, o ator Rômulo Arantes Neto e o prefeito de SP, Bruno Covas, também compareceram. 


AJUDA 

A professora aposentada Cleuzenir Barbosa, que concorreu a uma vaga como deputada estadual pelo PSL-MG e diz ter sido ameaçada por dois assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou ter pedido asilo político para o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) de Portugal.

BUROCRACIA 

“Não viria pra cá [Portugal] assim rapidamente se não fosse para poupar a nossa vida”, diz Cleuzenir.

TEMPO 

Em dezembro, ela afirmou ao Ministério Público que foi coagida por dois assessores do atual ministro a devolver R$ 50 mil dos R$ 60 mil de verba pública de campanha que havia recebido do PSL.

NUNCA FIZ 

O ministro diz, via assessoria, que jamais fez ou autorizou alguém a fazer pressão contra candidatos. 

NÃO PODE? 

“Até o momento, todos os fatos encontrados desabonam a conduta e colocam em xeque a credibilidade da própria candidata, que repassou dinheiro público para familiares e é aposentada por invalidez com base num laudo psiquiátrico que aponta ‘patologia total e permanente’”.

PODE 

Cleuzenir afirma ter sido aposentada por invalidez por ter artrite reumatoide e depressão profunda. Ela também diz que o irmão trabalhou em sua campanha, por isso recebeu recursos.

LUPA 

A OAB está passando um pente fino no projeto anticrime apresentado na segunda (4) pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. “Nos preocupa que o projeto possa levar a uma maior letalidade da polícia brasileira, que já é a que mais mata no mundo”, diz o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz. O projeto de Moro isenta de responsabilidade policiais que matarem em confronto.

LINHA DIRETA 

A entidade se preocupa também com outros pontos. O projeto autoriza, por exemplo, diretores de estabelecimentos de segurança máxima a suspenderem as visitas dos detentos mediante ato motivado. A OAB quer deixar claro que a norma não se aplicará a advogados.

JARDAS 

A Secretaria Municipal de Turismo estuda trazer para São Paulo um jogo oficial da NFL, principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. Representantes do torneio devem visitar a capital paulista em março. A NFL atualmente promove jogos em dois locais fora dos EUA: Cidade do México e Londres.


LIGANDO PONTOS

A atriz Vera Holtz assistiu à estreia da peça “A Ponte”, na sexta (1º), no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. As atrizes Maria Flor e Débora Lamm integram o elenco do espetáculo. 


CURTO-CIRCUITO

Cerca de 75 adolescentes internados nos cinco centros da Fundação Casa na zona oeste de SP disputam jogos da 15ª Copa Casa de Futebol. Nesta quarta (6) e na quinta (7). 

Pedro Mariano canta nesta terça (5) na A Noite do Sambalanço, comandada pelo compositor carioca João Sabiá, no Bar Pátio SP, na Vila Madalena, em São Paulo. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.