Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Governo calcula que reforma da Previdência teria de 180 a 200 votos na Câmara

O texto precisa do apoio de 308 deputados para ser aprovada na Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - Pilar Olivares/Reuters

A equipe do ministro Paulo Guedes, da Economia, calcula que a reforma da Previdência teria, hoje, de 180 a 200 votos caso fosse colocada em pauta na Câmara dos Deputados. São necessários 308 para aprová-la.

MENOS, GENERAL 

A conta do grupo de Guedes é mais realista do que a que foi divulgada na quarta (20) pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Nas projeções do general, o governo já teria 250 votos de apoio à proposta.

PONTA DO LÁPIS 

Ainda que os números sejam mais modestos, a equipe faz uma leitura otimista: a base de partida seria hoje maior do que a que o ex-presidente Michel Temer reunia quando apresentou seu projeto de reforma.

LARGADA 

Temer teria o apoio de cerca de cem parlamentares quando começou a discutir o tema na Câmara.

MÃO AMIGA 

A pedra no sapato para a conquista dos mais de cem votos necessários estaria no Palácio do Planalto: com apenas um ministro civil (Onyx Lorenzoni), haveria dificuldade de entender que o governo deve, por exemplo, liberar recursos de emendas para facilitar o diálogo com parlamentares ainda reticentes.

QUE SUSTO 

O ex-ministro Gustavo Bebianno chegou a mostrar os áudios da conversa que teve com Jair Bolsonaro a ministros de tribunais superiores. Que se espantaram com o tom do presidente.

LISTA 

O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) emplacou mais uma indicação na Secretaria Especial da Cultura: Gustavo Carvalho Amaral é o novo secretário de Diversidade Cultural. O nome também foi chancelado pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF). 

EXPERIÊNCIA 

Amaral é bacharel em direito e diz já ter ocupado diversos cargos públicos. “Como administrador do Plano Piloto de Brasília, realizei diversos eventos inclusivos de cultura, como o hip-hop”, diz.

LUPA 

Amaral afirma que quer aumentar o controle nos cerca de 2.500 pontos de cultura espalhados pelo Brasil. “Vamos estudar a melhor maneira de controlar a efetividade deles e evitar o desvio de recursos.”


BELAS ARTES

A atriz Gorete Milagres e o crítico de arte José Henrique Fabre Rolim foram ao coquetel de abertura da mostra “Leonilson: Arquivo e Memória Vivos”, na terça (19), no Centro Cultural Fiesp. O curador da exposição, Ricardo Resende |3|, a designer Dora Levy, a irmã do artista Nicinha Dias e o diretor adjunto do CCSP, Jurandy Valença, compareceram.


NA CONTA 

A Vale decidiu pagar, a partir do próximo mês, o pensionamento, ou 2/3 do salário líquido de cada vítima do desastre de Brumadinho a suas famílias.

NA CONTA 2 

A empresa resolveu se antecipar ao fechamento de um acordo na Justiça. As negociações esbarram em divergências de valores sobre indenizações, por exemplo.

MENSAGEM 

O ministro da Justiça, Sergio Moro, se reuniu com a vice-presidente global de políticas públicas do WhatsApp, Victoria Grant, na segunda (18). Foi uma primeira conversa para discutir questões relativas ao acesso a informações que possam subsidiar investigações.

AJUDA 

Na terça (19), membros da pasta também se reuniram com a executiva e representantes do Facebook Brasil. Victoria ressaltou iniciativas da empresa para colaborar com a Justiça. 

TRADUTOR 

Entre as medidas, ela citou o reforço da equipe do WhatsApp que se comunica em português para responder em tempo hábil os pedidos de autoridades brasileiras.

PRETO E CINZA 

A gestão do governador João Doria (PSDB) pintou de preto as portas e o teto da sala do Palácio dos Bandeirantes que abriga reuniões do secretariado. As paredes ganharam tom acinzentado.

ALUGA-SE  

O governo de SP afirma que “decidiu por bem fazer manutenções” nas dependências do Palácio dos Bandeirantes. A gestão quer alugar os salões e reverter a renda para o Fundo Social SP.

PLATEIA 

Há também previsão de locação do auditório Ulysses Guimarães, situado no palácio, que tem capacidade para mais de mil pessoas.

CABO... 

O projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina volta para a pauta de votações do Condephaat, conselho estadual de patrimônio, na reunião de segunda (25).

... DE GUERRA 

Dois pareceres estão em discussão: um favorável à construção e outro de pedido de vista, da conselheira Sarah Feldman, representante do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil de SP).

GESTÃO 

E o encontro da semana que vem será o último da gestão atual do conselho. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, ainda não há definição de quando os novos nomes serão anunciados.


QUATRO EM UM

O diretor da Pinacoteca, Jochen Volz, e o diretor de relações institucionais do museu, Paulo Vicelli, foram à abertura de quatro exposições na Pinacoteca, no sábado (16). A artista Regina Parra também passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

O secretário da Saúde de SP, José Henrique Germann Ferreira, participa nesta quinta (21) de bate-papo sobre o setor. Na agência Compass, em SP.

O ator André Ramiro conversa sobre o livro “Infiltrado na Klan”. Nesta quinta (21), na Livraria Blooks, no shopping Frei Caneca. 

O IEA-USP e o Itaú Social fazem parceria para a criação de uma cátedra de educação básica. 

O rapper Edgar apesenta a performance Converse com seus Pares, na Casa do Baixo Augusta. Nesta quinta (21), às 22h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.