A ministra Damares Alves, dos Direitos Humanos, decidiu modificar a composição da Comissão de Anistia, que autoriza o pagamento de indenizações a pessoas que foram vítimas de “atos de exceção, arbítrio e violações de direitos humanos” entre 1946 e 1988.
OLHAR
Damares já havia anunciado que tornará públicos os valores destinados a cada um dos que já receberam ou ainda recebem as indenizações.
DOIS MAIS DOIS
Ela também pretende incorporar um contador no colegiado.
EM REDE
E a ministra está agendando reunião com o Facebook para que a rede social se incorpore a uma campanha contra o suicídio e a automutilação.
ORELHÃO
O deputado federal Helio Lopes, que adotou o nome de Helio Bolsonaro (PSL-RJ), quer criar um disque corrupção. “Seria uma linha direta onde a população poderá ligar e denunciar de forma anônima todo e qualquer tipo de corrupção”, diz ele. Esse foi seu primeiro projeto de lei. Lopes sugere que seja adotado o número 171.
PASTO
O advogado José Roberto Batochio ficou surpreso com a contratação do seu amigo e também advogado Roberto Podval para a defensa de sua vizinha de fazenda. Ela é acusada de ter roubado cerca de 100 cabeças de gado de Batochio.
Perguntado sobre Podval, Batochio disse que todo mundo tem direito a defesa.
ÁGUA MOLE
A Polícia Federal ainda não sabe o que causou a liquefação que foi responsável pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG). Uma das hipóteses levantadas pelos investigadores é que as nascentes que ficavam próximas ao local onde os rejeitos de minério de ferro eram despejados estariam lançando muita água em cima da barragem.
PEDRA DURA
O aumento de água no local pode ter provocado a liquefação —quando os rejeitos se tornam menos sólidos e mais líquidos.
MICROFONIA
O cantor Rodrigo Brandão contou com a participação da cantora Tulipa Ruiz, em show no Sesc Pompeia, na quinta (7). O também cantor BNegão, a atriz Maria Manoella, os músicos Guizado e Lúcio Maia e a diretora Camila Miranda compareceram.
MELODIA
O ex-chanceler Antonio Patriota lançou um disco de MPB que marca a sua estreia como compositor. O álbum chama “Geografia do Sentimento” e tem produção do saxofonista Leo Gandelman. Patriota assina a obra com o pseudônimo de Tonio de Aguiar.
MELODIA 2
São nove faixas, seis delas instrumentais. “Todas as músicas são de minha autoria. É uma atividade que desenvolvi de 2016 para cá”, diz Patriota. Ele toca piano e Gandelman flautas em “Acordar em Imbassaí” e saxofone em outras cinco.
PARCERIA
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no Rio de Janeiro para negociar com empresas portuguesas o financiamento da reforma do Jardim Botânico.
CENTENÁRIOS
O projeto também visa restaurar as obras de 1808 —como a antiga sede e as alamedas de palmeiras imperiais. “Vamos recuperar o esplendor de um dos mais belos ícones da história do Brasil”, diz o ministro.
TROCA...
O CCSP voltará a ter uma curadoria de dança. O cargo será ocupado por Sônia Sobral. A entidade também anunciou Karlla Girotto e Maurício Ianês como curadores de moda e de performance, respectivamente.
... TROCA
Além deles, Joselia Aguiar, responsável pelas Flips dos anos de 2018 e 2017, ficará com a seção de literatura. Diane Lima e Maria Adelaide Pontes responderão pelas artes visuais.
SERPENTINA
O cantor Mauricio Pereira vai comandar uma matinê para crianças no domingo de Carnaval, na Casa de Francisca, em São Paulo. As músicas “Chiquita Bacana”, “Cabeleira do Zezé” e “A Jardineira” estarão no repertório.
É O AMOR
O ator Henri Castelli foi à estreia da peça “Só de Amor...”, no Teatro Porto Seguro, na semana passada. O espetáculo tem a atriz Mariana Santos no elenco e direção de Rodrigo Velloni. Os também atores Cassio Scapin e Rubens Caribé passaram por lá.
CURTO-CIRCUITO
Os chefs Guga Rocha, Bel Coelho e Leila Barsoles fazem uma expedição de pesquisa à comunidade Quilombola de Ivaporanduva, em Eldorado (SP). De segunda (11) a terça (12).
O chef William Ribeiro recebe nesta segunda (11) amigos no Seen, na alameda Santos, em São Paulo, para celebrar o seu aniversário de 41 anos.
A consultoria Falconi passa a atuar nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro contratados pelo Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.
com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.