Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro de Bolsonaro foi do instituto de Ilona Szabó

Floriano Peixoto atuou no Igarapé em 2016 e 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilona Szabó
Ilona Szabó - Eduardo Knapp/Folhapress

O general Floriano Peixoto Vieira Neto, que assumiu a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Gustavo Bebbiano, foi "senior fellow" (associado sênior, em tradução livre) do Instituto Igarapé em 2016 e 2017. 

O instituto foi fundado por Ilona Szabó e se dedica a estudar e a elaborar propostas de políticas públicas para a redução da violência.

Ilona foi nomeada na quarta (27) para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. O ex-juiz revogou a nomeação após "repercussão negativa em alguns segmentos".

Especialista em segurança pública e colunista da FolhaSzabó tem mestrado em Estudos de Conflito e Paz pela Universidade de Uppsala, na Suécia.  

Segundo um membro do instituto, Floriano Peixoto nunca fez parte da equipe do Igarapé. "A posição de senior fellow não é nem remunerada. Nós dialogávamos com ele métodos de transmissão de paz", diz a pessoa. 

Em 2004, o atual ministro foi chefe de operações do primeiro contingente brasileiro no Haiti – Força de Manutenção de Paz.

O nome do ministro e a página com um perfil dele foram retirados do site do instituto.

O general afirma, via sua assessoria de imprensa, que nunca recebeu remuneração e nem manteve contribuição exclusiva com o Instituto Igarapé e que sua relação "foi pontual e acadêmica".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.