Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Mourão diz que há militares 'rangendo os dentes' pela reforma da Previdência

'O pessoal fica meio cabreiro; mas cumprirá [as determinações da reforma]', afirma ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão - Ueslei Marcelino/Reuters

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, afirma que há militares rangendo os “dentes” por causa da reforma da Previdência —mas diz que todos têm disciplina e vão aceitar as mudanças.

ORDEM 

“O pessoal fica meio cabreiro, como todo mundo. Tem choro e ranger de dentes. Mas cumprirá [as determinações da reforma]. Ninguém vai fazer lobby para alterar nada”, garante o general. 

DE LONGE 

A maior parte das propostas para os militares já tinha sido negociada pelo próprio Mourão no governo de Michel Temer —entre outras, o aumento do tempo de permanência na ativa, de 30 para 35 anos.

PASSOU 

Mourão diz considerar o episódio da demissão de Gustavo Bebianno superado e afirma ser preciso compreender as condições em que o presidente Jair Bolsonaro se encontrava quando conversou com ele nos áudios depois divulgados.

CONTEXTO 

“As pessoas têm que dar um desconto por tudo o que o presidente vem passando, sobrevivendo a cirurgias, com antibióticos, analgésicos”, diz. E, mesmo no hospital, sofrendo pressão pelo que ocorria do lado de fora.

SOMA 

Lula está sendo investigado em mais um inquérito —o que apura a invasão, pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do tríplex do Guarujá atribuído a ele. O ex-presidente já estava preso quando ela ocorreu.

SOMA  

O petista será ouvido pela Polícia Federal na próxima terça (26). 

SOMA 2 

Embora o imóvel fosse atribuído a ele, a investigação apura se houve esbulho possessório, quando se invade “terreno ou edifício alheio”. A pena é de até seis meses de detenção. E multa.

VAI LÁ 

Num discurso antes de ser preso, Lula afirmou que tinha sido condenado por um “desgraçado de um apartamento que eu não tenho”. E afirmou que já tinha pedido “para o Guilherme Boulos [líder do MTST] mandar o pessoal dele ocupar” o imóvel.

VEM CÁ 

A PF quer saber se a fala do ex-presidente influenciou o movimento a praticar o ato.

TROCA DE CADEIRA

O presidente e o vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Renato Silveira |1| e Vitorino Antunes Neto |2|, respectivamente, foram à posse do novo conselho da diretoria da entidade, na quarta (20). O conselheiro Miguel Pereira Neto |3| e o juiz José Horácio Halfeld |4| estiveram lá.


SOMOS MIL 

O abaixo-assinado de profissionais do Direito contra a quebra de sigilo do advogado Antonio Mariz de Oliveira chegou na quinta (21) a 1.701. assinaturas.

BALA PERDIDA 

Mariz teve o sigilo quebrado por ordem judicial, no âmbito de processo em que representava o ex-presidente Temer.

PALAVRAS 

O escritor Fabrício Carpinejar vai lançar no final de abril o livro “Minha Esposa Tem a Senha do Meu Celular”, pela editora Bertrand Brasil. 

CURTIDAS 

O título foi inspirado em um dos textos mais populares da página de Facebook do autor. Foram 120 mil reações, 55 mil comentários e 75 mil compartilhamentos. 

LIBERDADE 

O Ministério Público do Trabalho de SP e a Unicamp farão um evento no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) no Memorial da América Latina, em SP, para debater sobre a mulher e a erradicação do trabalho escravo. 

IMAGENS 

A ativista Maria da Penha e o professor Leandro Karnal irão participar. No final, serão expostas imagens feitas pelo fotógrafo Chico Max de mulheres que foram resgatadas do trabalho escravo em oficinas de costura.


PALAVRA CANTADA

O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, a publicitária Claudia Saad e o artista Kobra foram à sessão para convidados do espetáculo “Rua Azusa - O Musical”, realizada no Teatro Procópio Ferreira, na segunda (18). O diretor da peça, Caique Oliveira, também compareceu. 


BIS 

A peça “Gota d’Água {Preta}” fará uma minitemporada no Auditório Ibirapuera entre os dias 10 e 12 de maio. O espetáculo, que estreou no Itaú Cultural, tem texto de Chico Buarque e Paulo Pontes e elenco majoritariamente negro.

SOM 

O baterista nigeriano Tony Allen, a dupla americana de hip-hop The Midnight Hour e a banda brasileira Nomade Orquestra se apresentarão no Nublu Jazz Festival. O evento será entre os dias 21 e 23 de março, nas unidades Pompeia e São José dos Campos do Sesc.


BASEADA EM LIVROS

A artista Lucia Mindlin Loeb inaugurou a sua exposição “Questões do Dia” na Galeria Marília Razuk, no sábado (16). A antropóloga Betty Mindlin e a galerista Marília Razuk passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Luiz Caldas canta no baile de gala Bahia Real Masqué, que a primeira-dama do estado, Aline Peixoto, e a associação Voluntárias Sociais da Bahia promovem nesta sexta (22). Às 21h, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

A cantora Karol G participará do Bloco Latinha Mix, da Rádio Mix, que desfila em São Paulo na terça de Carnaval. 

Ocorre no domingo (24) um torneio de tênis em prol do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. A partir das 10h, no Paulista Tennis Center.  

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.