Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Mourão fará maratona de entrevistas apesar de pressão por discrição

Vice-presidente falará com veículos como Bloomberg, Wall Street Journal e RTP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vice-presidente Hamilton Mourão
O vice-presidente Hamilton Mourão - Pedro Ladeira/Folhapress

As pressões para que o vice-presidente, general Hamilton Mourão, adote postura mais discreta e silenciosa não surtiram efeito. Só na próxima semana ele dará entrevista para os seguintes veículos: Bloomberg, Wall Street Journal e RTP (Rádio e Televisão de Portugal).

CARAVANA  

Na semana seguinte, Mourão falará com a revista The Economist e com a agência de notícias Reuters.

CARAVANA 2 

Na quinta (1º), ele deu entrevista ao jornal El País —em espanhol, língua que, como o inglês, fala com fluência.

AR PURO 

Mourão tem atendido todos os veículos com gentileza. Ele inclusive mandou instalar uma sala para os repórteres que cobrem a vice-presidência, com ar-condicionado, café, água e tomadas para que recarreguem computadores e celulares.

AR CARREGADO 

A postura é oposta à do entorno mais próximo de Jair Bolsonaro, que ataca quase diariamente a mídia crítica ao governo. Na quinta (31), por exemplo, Carlos Bolsonaro, filho do presidente, disse que “grande parte da imprensa” mente, manipula e “cria discórdias que não existe (sic)”.

VISITA 

Ainda Mourão: na terça-feira (5), o vice viaja a São Paulo. Ele vai visitar Bolsonaro no hospital.

ENTREVISTA 

Delegados da Polícia Federal responsáveis pelo inquérito sobre o rompimento da barragem de Brumadinho interrogaram na quinta (31) e na sexta (1º) os funcionários da Vale e da Tüv Süd Brasil que estão presos desde a terça (29). Eles também estão falando com funcionários que sobreviveram à tragédia.

TÁ VALENDO? 

Com o depoimento dos engenheiros, eles esperam conseguir dados para tentar confirmar a veracidade das informações prestadas nos documentos apresentados pela Vale para conseguir as licenças de operação na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. 

CAIU 

A PF também tenta identificar se existia algum tipo de atividade perto da barragem que poderia comprometer a sua estrutura.


 

Aysha Nascimento (esq.), Jé Oliveira e Juçara Marçal
Aysha Nascimento (esq.), Jé Oliveira e Juçara Marçal - Karime Xavier/Folhapress

ÁGUA PRETA

Os atores Aysha Nascimento (à esq.) e Jé Oliveira e a cantora Juçara Marçal integram o elenco da peça “Gota d’Água {Preta}”, que estreia no dia 8 de fevereiro, no Itaú Cultural; com direção de Oliveira, o espetáculo, que tem texto de Chico Buarque e Paulo Pontes, terá, pela primeira vez, elenco predominantemente negro.


EXPORTAÇÃO 

A Tate Modern, em Londres, oficializou a aquisição de três obras da artista paulistana Erika Verzutti para o seu acervo: “Tarsila com Laranja”, “Lápis” e “Brasil”. Um quarto trabalho de Verzutti, “Brasília Azulejo”, foi doado à instituição britânica.

HOMENAGEM 

O mestre de capoeira Moa do Katendê, morto após uma discussão política em um bar um dia após o primeiro turno das eleições presidenciais em 2018, será homenageado pelo bloco paulistano Os Capoeira. 

DESFILE 

Comandado pelos percussionistas e capoeiristas Mestre Dalua e Felipe Roseno, o cortejo, com 140 batuqueiros, tem como porta-estandarte a cantora e atriz Marisa Orth. Também vão participar do desfile, no próximo dia 24 de fevereiro, a atriz Mel Lisboa, na bateria, e a cantora Fabiana Cozza.

FAÇA-SE... 

A ONG Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor enviou uma carta à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) cobrando investigação sobre o apagão que afetou um milhão de moradores da zona leste de São Paulo e da região do ABC na noite de quinta (31). 

... A LUZ 

É o segundo pedido de providência que o Idec envia à Aneel desde que a Enel comprou a Eletropaulo. O primeiro pedido foi remetido no começo do mês, quando rompimentos de cabos de energia deixaram moradores da zona sul da capital paulista sem luz.

NA PAREDE 

Um painel de dez metros de altura com a obra “Contingente Yanomami”, de Adriana Varejão, vai estampar a fachada do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Alberto Saraiva, a intervenção ficará exposta de segunda-feira (4) ao dia 31 de março.


GRAMA DO VIZINHO

A atriz Cássia Kis estreou a peça “Meu Quintal É Maior do que o Mundo”, na quinta (31), no Teatro do Sesi-SP. A atriz Bárbara Paz, a apresentadora Marília Gabriela e o ator Marcos Frota estiveram lá. Os também atores Theodoro Cochrane, Alexandra Richter e Daniel Alvim compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

A turma 65 da escola de atores do Indac apresenta a peça “Laranja Mecânica”, com direção de Luiz Eduardo Fin. Neste sábado (2), às 20h, no Itaú Cultural. 

O Instituto Brasil a Gosto mobiliza chefs para doarem dinheiro arrecadado em seus restaurantes para as vítimas de Brumadinho (MG).

A Fox Home Entertainment e a Unviersal Music Brasil promovem no domingo (3), na avenida Paulista, um flashmob para lançar uma campanha em homenagem à banda Queen.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.