Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STJ decide se espera prolongada em fila de banco pode gerar indenização

O Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 25 mil a vítima que ficou esperando por duas horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prédio do STF em Brasília
Prédio do STF em Brasília - Alan Marques/Folhapress

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decide nos próximos dias se a espera muito prolongada na fila de atendimento de um banco pode gerar indenização.

QUANTO VALE 

O caso envolveu o Banco do Brasil. Um cliente da instituição chegou a esperar duas horas por atendimento. A instituição foi condenada a pagar R$ 25 mil à vítima.

BALANÇA 

O STJ decidirá agora se mantém ou derruba a decisão, com base no Código de Defesa do Consumidor —e não de legislações locais.

AQUÁRIO 

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) parecia assustado um dia antes de tomar posse, segundo interlocutores que estiveram com ele, em função do ambiente que encontraria no Senado a partir de sexta (1º), quando assumiu o mandato.


 
Camila Queiroz
A atriz Camila Queiroz - Mar + Vin

FEMINISMO

A atriz Camila Queiroz, que está no ar na novela “Verão 90”, na faixa das 19h da Globo, é a capa da revista Glamour de fevereiro; a publicação chega às bancas nesta segunda (4) 


INTERCÂMBIO 

Procuradores da força-tarefa da operação Lava Jato de Curitiba estão trocando informações com os promotores envolvidos com as investigações do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.

INTERCÂMBIO 2 

Entre os assuntos tratados informalmente entre eles estão as metodologias de investigação usadas no Paraná. A melhor maneira de localizar dados importantes dos computadores apreendidos, por exemplo, é um dos ensinamentos passados para o Ministério Público de Minas Gerais.

DESPEDIDA 

Existe ao menos um precedente na operação Lava Jato de preso que foi liberado após a morte de um parente: o ex-deputado Luiz Argolo acompanhou o enterro da avó, em 2017. 

DESPEDIDA 2 

Argolo estava preso no Complexo Médico-Penal, na região metropolitana de Curitiba, e teve licença de três dias para ir até a Bahia e comparecer ao funeral.

PAI DE SANTO 

O Condephaat, conselho estadual de patrimônio, aprovou o tombamento de cinco terreiros de candomblé em São Paulo.

 

Entre eles estão a sede do Ilê Afro-Brasileiro Odé Lorecy, no Embu das Artes, e a casa de culto Dâmbala Kuere-Rho Bessein, em Santo André.


GUARDAS

A diretora do CCSP, Erika Palomino, foi à abertura da exposição “Guardiões”, do artista Samuel d’Saboia, na Emmathomas Galeria, na quinta (31). A apresentadora Marimoon e a atriz Thamiris Mandú também compareceram. 


ESCURINHO 

Em 2018, o número salas de cinema no país bateu recorde: 3.356. O pico anterior era de 1975, quando existiam 3.276 locais de exibição no país. Os números são de um levantamento da Ancine (Agencia Nacional de Cinema).

DO CINEMA 

O nível mais baixo foi atingido em 1995, com apenas 1.033 salas.

 

Desde então, o número de locais veio crescendo paulatinamente, até atingir o patamar atual.

DOSE... 

Um panorama da obra do arquiteto Ruy Ohtake poderá ser conferido simultaneamente em duas exposições em SP. A partir do dia 26 de fevereiro, o Museu da Casa Brasileira, com curadoria de Agnaldo Farias, exibe cerca de 40 projetos de Ohtake que foram construídos ou que estão em processo de construção.

... DUPLA 

Já o Instituto Tomie Ohtake apresenta a produção dele como designer a partir de 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes. A mostra será inaugurada no dia 25 de fevereiro.

LAR 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos abriu edital para arrecadar doações de móveis e utensílios domésticos para os 34 apartamentos de um prédio de moradia popular recém-inaugurado pela Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo). 

DOCE LAR 

O edifício Asdrúbal do Nascimento 2/Mário de Andrade, na Bela Vista, centro de São Paulo, abrigará 71 pessoas em situação de rua. Segundo a prefeitura, 22,5% desse total serão idosos e pessoas com deficiência e 22,5% já foram vítimas de vulnerabilidade por questões de gênero.


PORTAS ABERTAS

Sob o comando do fotógrafo Iatã Cannabrava, a Livraria Madalena reabriu na semana passada, na Vila Madalena, em SP.  Os também fotógrafos Claudia Jaguaribe e Claudio Edinger passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A relações-públicas Pri Borgonovi será a promoter do Camarote DaGaroa, nas noites de desfile do Carnaval Paulistano no sambódromo do Anhembi. 

O CineMaterna promove nesta segunda (4), às 14h10, sessão do filme “Como Treinar o Seu Dragão 3”, no Cinemark do shopping Center Norte, em São Paulo. 

Os músicos Jair Oliveira e Luciana Mello fazem show de tributo ao pai, Jair Rodrigues. Na terça (5) e na quarta (6), no Theatro NET, na zona oeste de São Paulo. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.