Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Equipe econômica elege reforma da previdência dos civis como prioridade

Atuação do líder do governo na Câmara, major Victor Hugo, passou a ser vista como ingênua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - Adriano Machado/Reuters

A reforma da previdência dos civis foi eleita como prioritária pela equipe econômica. A expectativa é de que, com apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ela seja votada antes das mudanças previstas para os militares.

FILA

A ideia é colocar o projeto dos militares para tramitar em marcha lenta, evitando que ele polua os debates sobre as propostas de reforma da previdência dos civis —que pode gerar uma economia muito maior de recursos.

DEUS É PAI 

A atuação do líder do governo na Câmara, major Victor Hugo (PSL-GO), começou a ser vista não apenas como desastrosa —mas também, e pior, como ingênua pela ala do governo que negocia a reforma.

SEGUNDOS

No fim de semana, ele se encontrou com Bolsonaro e em seguida enviou para o grupo de WhatsApp de seu partido, o PSL, mensagens criticando a “velha política”. O texto veio a público logo depois.

ACORDA! 

A atitude, que agravou a crise entre Bolsonaro e a Câmara, reforçou a impressão de que o major é “absolutamente inexperiente” e não é para “esse jogo”, nas palavras de um integrante da equipe do presidente.

TEMPO 

Michel Temer, que estava isolado e recluso antes de ser preso, passava os dias lendo seus processos. Com tempo de sobra, ele começou a participar mais ativamente da elaboração de sua própria defesa.

RADAR 

O caso do Rio de Janeiro, um dos dez a que responde, era um dos que menos geravam preocupação no ex-presidente. O inquérito mal começara a andar, se comparado com outras investigações.

BORRACHA 

O juiz Marcelo Bretas apagou a foto de seu Instagram em que faz uma selfie de camiseta regata numa academia de ginástica do Rio com a legenda: “Aquecendo os tamborins”. 

O magistrado chega a ir duas vezes por dia à academia —ele costuma chegar às 6h30. E às vezes volta para reforçar a malhação.


‘Racismo é coisa séria que está sendo misturada com coisa inútil’

“Eu, como negra, posso dizer: não vi nenhum tipo de racismo ali”, diz a jornalista Gloria Maria durante o baile da Vogue, no Hotel Unique, em São Paulo. “Racismo é uma coisa muito séria que está sendo misturada com muita coisa inútil”, emenda.

Ela se refere às imagens em que Donata Meirelles, ex-diretora de estilo da revista Vogue Brasil, aparece em meio a mulheres negras vestidas de baianas. As fotos, tiradas na festa de aniversário de Donata, repercutiram mal, e houve pessoas que a acusaram de racismo.

A polêmica fez com que ela se demitisse do cargo. Na esteira do episódio, o tradicional baile de Carnaval da revista foi postergado do dia 21 de fevereiro para o sábado passado (23).

Depois de adiado, o baile trocou a atração principal: no lugar de Ivete Sangalo cantou Jorge Ben Jor. A assessoria do evento afirma que a mudança se deu por questão de agenda de Ivete.

Em 2016, quando o tema do baile foi “Pop África”, a ex-consulesa da França Alexandra Loras adotou como passatempo contar os “poucos negros” que estavam lá convidados, como ela.

Depois da polêmica neste ano, Alexandra procurou a Vogue e pediu convites para dar a amigos negros —recebeu 26 ingressos. “Precisamos enegrecer esses espaços da elite. Fiquei muito feliz. Queria trazer essa diversidade que queremos ver em todo o Brasil”, diz ela.

Daniela Falcão, diretora-geral da editora Globo Condé Nast, que publica a Vogue Brasil, diz que não cabe a ela avaliar as imagens da festa de Donata —na qual esteve presente.

“A gente queria que ela [Donata] ficasse. Foi uma opção dela [sair]. E a gente perdeu muito.”


AVISO... 

A defesa de Lula pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para ser citada com pelo menos cinco dias de antecedência sobre a data do julgamento do caso do tríplex na Corte.

... PRÉVIO 

Os advogados temem que o processo seja colocado em pauta nesta terça (26), sem aviso prévio.

LISTA 

E um manifesto com mais de 400 assinaturas de advogados e juristas foi protocolado no gabinete dos quatro ministros do STJ que devem julgar o ex-presidente.

LISTA 2 

O documento diz que “é absurdo” Lula estar condenado e preso por corrupção, num processo que consideram sem provas. “Onde estão os recursos indevidamente apropriados? Em que bancos estarão as contas abarrotadas de dinheiro sujo?”, questiona.

AQUI... 

O Tribunal de Justiça do RJ proibiu a locação de um apartamento em Ipanema pelo período de menos de 30 dias e para mais de seis pessoas por vez. A decisão impede que o imóvel seja locado pelo aplicativo Airbnb, que oferece aluguel de espaços para curtas temporadas. 

... NÃO 

A decisão impõe multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento. Cabe recurso. 

DESTAQUE 

A modelo Luiza Brunet recebeu uma homenagem no sábado (23) no estado de Massachusetts, no EUA, por “sua contribuição e ativismo no enfrentamento da violência doméstica”. 

DESTAQUE 2 

A certificação foi entregue pelo senador estadual James B. Eldrige durante um jantar de gala da ONG AME, que dá suporte a mulheres da comunidade brasileira na região no combate à violência doméstica. 

REPRESENTATIVIDADE 

Pela primeira vez, 50% dos 23 longas selecionados para a 21ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris são dirigidos por mulheres. O evento ocorre de 9 a 16 de abril na capital francesa.

HOMENAGEM 

O cantor Jorge Mautner compôs uma música para Marielle Franco, assassinada em 2018. Ela estará em seu próximo disco, “Não Há Abismo em que o Brasil Caiba”. O CD será lançado em abril. “É preciso arrancar/ Da medula dos ossos/ Dos nervos até a epiderme da pele este medonho cancro/ Que matou Anderson Gomes/ E que matou Marielle Franco” são alguns dos versos da canção.


CURTO-CIRCUITO

A violência de gênero é tema de seminário na Câmara Municipal de SP. Nesta terça (26), às 14h.

Os advogados André Luís Callegari e Raul Marques Linhares lançam o livro “Colaboração Premiada: Lições Práticas e Teóricas”. Na quarta (27), no IDP, em Brasília, às 18h30. 

O Banco MUFG Brasil faz almoço nesta terça (26) em homenagem às mulheres com 40 executivas e representantes de clientes da instituição. 

O clube de jazz Blue Note SP e a Porto Seguro Cartões recebem convidados. Nesta terça (26), às 19h, na sede da boate, no Conjunto Nacional, em SP.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.