Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juízes e juristas pedem que Dodge explique fundo bilionário da Lava Jato

A própria Dodge é contra a criação do fundo e foi ao STF para derrubá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (Abjd) e a de Juízes pela Democracia (AJB) entraram nesta quarta (13) com um pedido para que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informe os critérios adotados por procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná para tentar criar um fundo bilionário com recursos de multas da Petrobras.

​​

A própria Dodge é contra a criação do fundo e foi ao STF para derrubá-lo. A Câmara dos Deputados teve a mesma iniciativa, além de alguns partidos políticos. 

Diante da forte reação à ideia, os procuradores da Lava Jato recuaram e pediram a suspensão do acordo.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge - Ueslei Marcelino/Reuters

Ele previa que R$ 2,5 bilhões de multas que a Petrobras teria que pagar nos EUA fossem transferidos ao Brasil, e destinados a uma fundação que teria administradores indicados pelos procuradores da força-tarefa do Paraná. A juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, homologou as tratativas.

Os juristas e os juízes, no entanto, acreditam que a suspensão é apenas uma tentativa de se adiar a criação do fundo. E pedem várias informações sobre a iniciativa.

Eles querem saber, entre outras coisas, se o Ministério Público Federal negociou diretamente a criação do fundo com os EUA. Questionam ainda se haveria base legal para que os R$ 2,5 bilhões fossem depositados numa conta da 13ª Vara Federal de Curitiba, se os procuradores do Paraná tinham autonomia para fazer as tratativas ou se isso extrapolaria suas funções.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.