Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

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Procon-SP quer esclarecimentos sobre polêmica com crianças em shopping JK Iguatemi

Um grupo de 120 crianças de escolas municipais de Guaratinguetá (SP) teria sido impedido de entrar no local antes do horário

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Foto mostra túnel do tempo com diferentes desenhos do personagem Mickey, da Disney, ao longo dos anos
Exposição Mickey 90 Anos, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo - Divulgação

A Fundação Procon-SP notificou o shopping JK Iguatemi, em São Paulo, sobre o episódio em que crianças de escolas públicas de Guaratinguetá, no interior do estado, foram impedidas de entrar no local.

Segundo o relato da diretoria da escola, uma funcionária da exposição "Mickey 90 anos" afirmou que não poderia recebê-los porque aquele seria um shopping “elitista”. 

Ainda de acordo com a instituição, a mesma pessoa disse que “não tinha nada” para as crianças comerem e afirmou ainda que o local estaria lotado. Somente após a Secretaria de Educação de Guaratinguetá intervir é que o acesso foi liberado. 

A equipe de fiscalização do Procon-SP esteve no shopping no dia 22 para entregar a notificação e encontrou outas irregularidades na exposição.

Segundo a fundação, o alvará de funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros  não estavam expostos na entrada do evento e em um escorregador da mostra não havia informação sobre a data da última vistoria técnica, próxima manutenção, riscos inerentes a utilização e condições de uso. 

Os organizadores da exposição "Mickey 90 Anos" afirmam que possuem "toda a documentação necessária para o perfeito funcionamento" e que todas as demais exigências do órgão serão acatadas. 

A ONG Orientavida, responsável pela mostra, diz que viabilizou um novo passeio de toda a turma e que nesta segunda (25) todos foram novamente recebidos no shopping "para viver a experiência mágica a que a exposição se propõe".

 "Ao mesmo tempo, o caso nos mostrou a necessidade de reforçar a preparação de todo o time de atendimento e produção do evento. Assim, todos estão sendo orientados novamente para garantir que a recepção seja feita sempre com excelência. Além disso, ao invés de apenas culpar a produtora que atendeu as crianças, estamos oferecendo a ela o apoio necessário para que também se recupere desse momento, que certamente é difícil para todas as partes", diz o comunicado.

O shopping JK afirmou, por nota, que “solicitou à direção da ONG, responsável pelo evento, que reforce o treinamento com sua equipe de recepcionistas da exposição”. “O empreendimento reforça que não compactua com a atitude tomada pela colaboradora da mostra e ressalta que trabalha continuamente para que todos os clientes sempre se sintam acolhidos e bem-vindos.”

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