Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF quer que PGR investigue deputados que pedem impeachment de ministros

Os magistrados viraram alvo depois de votarem a favor da criminalização da homofobia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estão dispostos a cobrar da PGR (Procuradoria-Geral da República) a abertura de um inquérito para investigar o crime de denunciação caluniosa contra os que assinaram o pedido de impeachment de quatro integrantes da corte.

A estátua da Justiça no prédio do STF
A estátua da Justiça no prédio do STF - Alan Marques/Folhapress

ALVO 

Os magistrados viraram alvo depois de votarem a favor da criminalização da homofobia. São eles Celso de Mello, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Outros ministros ainda não opinaram sobre a ação.

NOSSO PRESIDENTE 

O pedido de afastamento foi assinado por 16 parlamentares —boa parte deles, do PSL de Jair Bolsonaro.

NÚCLEO 

Entre os que endossaram o impeachment estão os deputados Nelson Barbudo (PSL-MT), Alexandre Frota (PSL-SP), General Peternelli (PSL-SP), Pastor Gildenemyr (PMN-MA) e Luiz Philippe Orleans e Bragança (PSL-SP).

LUPA 

E a corregedoria da PGR abriu um procedimento para analisar os atos praticados por procuradores da Lava Jato que tentaram criar um fundo de R$ 2,5 bilhões de multas pagas pela Petrobras.

CONSTELAÇÃO 

O procedimento deve investigar, entre outros, o procurador Deltan Dallagnol, uma das maiores lideranças da Lava Jato.

SEGREDO 

A PGR diz que todos os procedimentos da corregedoria são sigilosos e que, portanto, não é possível confirmar se a averiguação já foi aberta.

DOIS LADOS 

A criação do fundo rachou o MPF (Ministério Público Federal): a procuradora-geral Raquel Dodge chegou a pedir ao STF a nulidade do acordo dos colegas de Curitiba para a constituição da fundação que administraria o caixa bilionário.

DESTINO 

A escritora e filósofa Marcia Tiburi ainda não decidiu se acompanha o marido, o juiz Rubens Casara, a Paris, onde ele fará um pós-doutorado, ou se segue nos EUA, onde já está.

BEM LONGE 

Tiburi resolveu passar uma larga temporada fora do Brasil. Ela está recebendo ameaças de morte e chegou a ter a casa invadida.


RISO SOLTO

O Prêmio do Humor ocorreu na Casa Bisutti, em SP, na terça (12). O idealizador do evento, o humorista Fabio Porchat, e sua mulher, Nataly Mega, a cantora Roberta Miranda e as atrizes Denise Fraga e Carolina Ferraz compareceram, assim como o diretor José de Anchieta e o ator Cassio Scapin. 


LUTO 

O governador João Doria (PSDB) acionou a procuradoria do estado para estudar uma forma de compensação para pais e parentes das vítimas da tragédia de Suzano.

ELA SIM 

A escritora e psicanalista Betty Milan se inscreveu para disputar uma cadeira na APL (Academia Paulista de Letras). A vaga foi aberta com o falecimento do ambientalista Paulo Nogueira Neto.

NA MEMÓRIA 

A APL perdeu, em anos recentes, três mulheres: Ruth Guimarães, Myrian Ellis e Ada Grinover. Os sucessores foram homens.

PRESENTE 

Os vereadores Eduardo Suplicy (PT) e Toninho Vespoli (PSOL) apresentam nesta quinta (14) um projeto de lei que dá o nome de Marielle Franco a uma praça de Brasilândia, na zona norte de SP.

PRESENTE 2 

A data marca o aniversário de um ano do assassinato da vereadora carioca. O nome foi sugerido em abaixo-assinado feito por moradores da região.

MÃOS À OBRA 

A maioria dos alunos formados em arquitetura no estado de SP é composta de mulheres. Segundo levantamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP, elas representam 61,74% dos profissionais habilitados.

LÁ E CÁ 

O projeto Paradiso, do Instituto Olga Rabinovich, que oferece bolsas para profissionais do audiovisual, firmou a primeira parceria internacional. Um bolsista irá para a Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba.

NA REDE 

Obras dos artistas Lívio Abramo e Fernando Lemos e catálogos da mostra “Panorama da Arte Brasileira”, do acervo do MAM-SP, vão ser digitalizadas e disponibilizadas no site do museu.


TERCEIRO SINAL

A cantora Marina Lima e a atriz Vera Holtz foram à estreia do espetáculo “Fim”, dirigido por Felipe Hirsch. A cineasta Daniela Thomas e o ator Caco Ciocler também passaram por lá. O evento ocorreu no Sesc Consolação, na sexta (8).


CURTO-CIRCUITO​

Os atletas de salto em distância Eliane Martins e Lucas Marcelino, do complexo desportivo Constâncio Vaz Guimarães, marcaram índices para os Jogos Pan-Americanos.

Será lançado na quinta (14) o Catwalk App. No Inovabra Habitat, na av. Angélica. Das 9h às 14h.

A Hermès inaugura a instalação “Enigma of Arrival”, do artista Stephen Dean. Às 18h, no Iguatemi.

O LoveUK faz palestra sobre a Universidade Warwick. Na quinta (14), às 19h, no VBA Coworking. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.