Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defesa de Maluf vai pedir indulto humanitário usando decreto de Bolsonaro

Advogados alegam que ele se enquadra em artigo sobre benefícios a condenados com doença grave

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A defesa de Paulo Maluf vai pedir à Justiça a concessão de indulto humanitário ao ex-prefeito.

SEVERO 

Os advogados dizem que o caso dele se enquadra no artigo do decreto de indulto de Jair Bolsonaro, no capítulo que prevê o benefício a condenados que foram acometidos por doença grave, permanente e que imponha à pessoa “severa limitação de atividade” e “cuidados contínuos”.

ROTINA 

Maluf tem câncer na próstata, sofre de doença coronariana e tem hipertensão arterial sistêmica, de acordo com laudos médicos. Neste ano, já foi internado seis vezes e passou 59 dias no hospital.

LISTA 

No pedido, assinado por Ricardo Tosto e Jorge Nemr, é dito também que o crime de lavagem de dinheiro, pelo qual Maluf foi condenado a sete anos e nove meses de prisão, “não está elencado como um dos delitos impeditivos” para a aplicação do indulto —como é o caso do crime de corrupção.

LAR 

O ex-prefeito, que foi condenado a regime fechado, obteve habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) no ano passado para cumprir a pena em casa, justamente por causa de seus problemas de saúde.

CINTURA FINA 

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha emagreceu na prisão. Ele tem feito atividade física todos os dias no Complexo Médico-Penal, na região metropolitana de Curitiba. 

SUOR 

Cunha pratica cooper pelos corredores da sexta galeria, onde está preso, e faz levantamento de peso com garrafas pet cheias de água.

DATA VENIA 

O parecer do Instituto dos Advogados de SP (Iasp) sobre o projeto anticrime feito pelo ministro Sergio Moro deve ser concluído nesta semana. O ministro esteve num almoço oferecido pela entidade há dois meses para falar sobre suas propostas.

NOTA ZERO 

Apesar do clima amistoso, Moro não convenceu os defensores. “O projeto não traz qualquer medida anticrime. Apenas recrudesce o encarceramento e propõe medidas na contramão dos conteúdos fundamentais da Constituição”, diz Miguel Pereira Neto, responsável pelo relatório.


EM TELA GRANDE

O diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa integra o elenco do filme “Horácio”, dirigido por Mathias Mangin. O longa-metragem teve sessão de pré-estreia realizada na terça-feira (9), no Espaço Itaú de Cinema da Augusta, no centro de São Paulo. Os atores Cristina Mutarelli, Ricardo Bittencourt e Eucir de Souza também estiveram no evento. 


PREVISÃO 

A expectativa de integrantes do governo é que o presidente Jair Bolsonaro anuncie as mudanças da Lei Rouanet nesta quinta (11).

PIMENTINHA 

João Marcello Bôscoli está escrevendo um livro sobre sua mãe, Elis Regina. A obra, editada pela Planeta, vai trazer fotos inéditas e histórias contadas por ele, que é o filho mais velho da cantora. 

PÁGINAS 

O poeta Allan Dias Castro, que conta com mais de 90 milhões de visualizações em seu canal no Youtube, vai lançar o livro “Voz ao Verbo”. Com prefácio de Martha Medeiros e elogios de Luis Fernando Verissimo e Bráulio Bessa, a obra é da editora Sextante.

PATRIMÔNIO 

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, aprovou o tombamento de três obras projetadas por Hans Broos: a casa-escritório do arquiteto, no bairro Fazenda Morumbi, a Abadia de Santa Maria, no Tremembé, e a Igreja de São Bonifácio, na Vila Mariana. 

REVITALIZAÇÃO 

O Itaú vai fazer um aporte extra de R$ 1,5 milhão no seu patrocínio anual ao Instituto Inhotim com o objetivo de estimular a revitalização de Brumadinho. A ideia é que o montante seja destinado para a realização de sete apresentações musicais, em um período de seis meses. O primeiro show será do cantor Lenine, no dia 27 de abril. 

PRORROGADO 

E a obra “Spider”, que pertence à coleção do Itaú Cultural e ficaria exibida em Inhotim até domingo (14), seguirá na instituição até o dia 28 de abril.

CÂMERA, AÇÃO 

Os atores Natalia Gonsales e Ary França serão os protagonistas do longa “Dora e Gabriel”, do diretor Ugo Giorgetti. A previsão é que o filme chegue às telonas no final de 2020.


COMÉDIA MUSICAL

O ator Ary Fontoura e a jornalista Rosana Jatobá foram à reestreia do espetáculo “A Noviça Mais Rebelde”, no sábado (6), no Teatro Novo. O ator Wilson de Santos participa do espetáculo. 


CURTO-CIRCUITO

A artista Piti Tomé abre nesta quinta (11) a exposição “90 Tentativas de Esquecimento”. Às 18h30, no Paço Imperial, no Rio.

O advogado Marcos Meira foi convidado para dar duas palestras sobre direito brasileiro em universidades italianas. Na quarta (10), na Università degli Studi di Perugia, e hoje, na Università di Pisa.  

A Casa do Saber celebra 15 anos com coquetel e debate com o psicanalista Contardo Calligaris. Na sexta (12), a partir das 18h30.  

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.