Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MP de liberdade econômica facilitará entrada de pequenas empresas na Bolsa

Com novas regras, Ministério da Economia espera reduzir juros e aumentar a arrecadação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A chamada MP da liberdade econômica, que será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias, vai facilitar as regras para que pequenas e médias empresas possam lançar ações na Bolsa de Valores. 

Personas observam painel na Bolsa de Valores de São Paulo
Personas observam painel na Bolsa de Valores de São Paulo - Rahel Patrasso/Xinhua

FRONTEIRAS 

O Ministério da Economia quer evitar que as empresas tenham que sair do Brasil para abrir o capital. A mudança também vai fazer com que o investidor estrangeiro interessado em uma empresa brasileira traga seu dinheiro para o país. 

MENOS 

Com essas novas regras, a pasta espera reduzir juros e aumentar a arrecadação.

PAPEL PASSADO 

Na terça, a coluna adiantou que, com a MP, pequenas empresas de baixo risco não precisarão mais, por exemplo, de alvará de funcionamento nem de alvará sanitário.

POUPANÇA 

O doleiro Alberto Youssef diz que sua delação premiada foi utilizada para o ressarcimento de mais de 
R$ 13 bilhões aos cofres públicos. A afirmação está em um relatório juntado ao processo de Youssef. 

LISTA 

Segundo o levantamento, feito pelos advogados do doleiro no documento, apenas nos primeiros termos de sua colaboração 206 pessoas físicas e 109 pessoas jurídicas foram implicadas criminalmente.

CONCORDO 

No início do mês, o Ministério Público Federal manifestou-se favoravelmente à progressão do regime de cumprimento de pena do doleiro. Ele atualmente está com tornozeleira eletrônica e tem que se recolher das 20h às 6h e aos feriados e finais de semana. 

SILÊNCIO 

Procurado, Youssef não comentou o conteúdo por estar em sigilo de Justiça.

EM CARTAZ 

Os atores Pedro Cardoso e Graziella Moretto iniciarão nova temporada de peças em SP. O casal, que vive em Portugal, apresentará sete espetáculos no Teatro Morumbi Shopping a partir de julho. 

EM CARTAZ 2 

Entre as atrações está uma peça inédita, espetáculos infantis e montagens de “Homem Primitivo” e “Os Ignorantes”.


DÓ, RÉ, MI

A escritora Duca Rachid, os atores Tiago Abravanel e Leopoldo Pacheco e o diretor Nelson Baskerville foram à estreia do musical “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão”, no Teatro do Sesi-SP, na quarta (24). A direção da montagem é de Sergio Módena. A atriz Amanda Acosta integra o elenco. 


DIÁLOGO 

O deputado federal Marcelo Calero (PPS-RJ), ex-ministro da Cultura, diz que vai encaminhar uma proposta na próxima semana ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, sugerindo mudanças na nova instrução normativa da Lei Rouanet, que foi divulgada na quarta (24). 

DIÁLOGO 2 

Calero também pretende conversar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para sondar a possibilidade da elaboração de um decreto legislativo para sustar alguns aspectos da instrução normativa.

CARA A CARA 

E o secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, que foi ministro da Cultura no governo Temer, pretende marcar uma reunião com Terra para tratar da nova Lei Rouanet. 

PONTO A PONTO 

Sá Leitão diz que levará ao ministro, principalmente, duas questões: a inclusão dos musicais e peças de teatro nas excepcionalidades do teto de captação de R$ 1 milhão e a cota de ingressos que deverão ser gratuitos.

ESTOU AQUI 

Segundo Sá Leitão, o governador de SP, João Doria (PSDB), colocou-se à disposição para ajudar nessa articulação.

HOLOFOTE 

Mais de 30 artistas, entre eles Tulipa Ruiz, Simoninha, Fabiana Cozza e Karol Conka irão se apresentar no show “Somos Moçambique”. A iniciativa pretende chamar a atenção aos problemas decorrentes do ciclone que atingiu o país em março. A direção artística é do produtor Marcus Preto.

HOLOFOTE 2 

A apresentação será no dia 7 de maio, na Casa Natura Musical, em SP. Toda a renda da venda dos ingressos será encaminhada para iniciativas da Cruz Vermelha em Moçambique.


JOGO DE CENA

Os atores Mateus Solano e Luis Miranda protagonizam a peça “O Mistério de Irma Vap”, que teve estreia para convidados na segunda (22), no Teatro Porto Seguro. O diretor da montagem, Jorge Farjalla, o filósofo Mario Sergio Cortella e a atriz Simone Zucato estiveram presentes.


CURTO-CIRCUITO

O músico João Suplicy e a Big Band Na Gaveta se apresentam no Blue Note SP. Nexta sexta (26), às 22h30. 

A cantora Céu celebra 15 anos de carreira com apresentação nesta sexta (26), às 23h30, no Bourbon Street, em São Paulo. 

O cantor Arlindinho Cruz faz palestra em evento promovido pela Boehringer Ingelheim para profissionais de saúde. 

O médico andrologista Alexandre Miranda abre consultório no Jardim Europa, em São Paulo. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.