Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Osesp estuda processar homem que parou concerto xingando Toffoli e Gilmar Mendes

Episódio ocorreu na sexta durante gravação de execução de música de Mahler

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de SP) estuda medidas judiciais contra um homem que interrompeu aos berros o concerto da regente Marin Alsop na sexta (29).

 

A Orquestra Sinfônica do Estado de SP se apresenta na Sala São Paulo
A Orquestra Sinfônica do Estado de SP se apresenta na Sala São Paulo - Natalia Kikuchi/Divulgação

BERREIRO 

“Stop the music! Stop the music!”, gritava o homem. Os músicos pararam de tocar e ele começou a xingar os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Ouça o áudio abaixo. A interrupção começa nos 40 segundos da gravação. 

 

VAI EMBORA 

A plateia imediatamente reagiu com gritos de “fora, fora”. O cidadão foi retirado e o concerto pôde prosseguir.

NO ATAQUE 

No intervalo, o homem já tinha abordado uma jornalista da TV Globo exigindo que a emissora falasse mal dos magistrados.

DE TODOS 

O diretor-executivo da Osesp, Marcelo Lopes, diz que o caso é inédito: jamais o governo, os músicos ou a plateia fizeram manifestações políticas na Sala SP. “É um lugar de arte, plural”, afirma ele.

EM SÉRIE 

A interrupção teve um agravante: a Osesp estava filmando o concerto, parte de uma série de Mahler executada por Alsop. Ela deixará a orquestra no fim do ano.

CORREIO 

Além de providências judiciais, Lopes enviou o material ao STF —que deve investigar a ocorrência no âmbito do inquérito já aberto para apurar agressões à corte.

FREIO NELE 

A Câmara dos Deputados pode aprovar uma lei que limite a possibilidade de Jair Bolsonaro editar Medidas Provisórias.

DIA SEGUINTE 

Há um movimento entre parlamentares para que mais freios ao poder do presidente sejam votados antes da aprovação da reforma da Previdência. Existe uma crença de que, depois disso, Bolsonaro pode se voltar contra o Congresso.

PRIMEIRO PASSO 

O primeiro limite já foi aprovado na Câmara. É a proposta que tira de Bolsonaro a liberdade de manejar o orçamento. Ela está agora no Senado.

PASSAPORTE 

O governador João Doria (PSDB-SP) vai anunciar nesta terça (2) que fará uma viagem à China no início do segundo semestre. Doria buscará investimentos para o estado de São Paulo.


 

A escritora Chimamanda Ngozi
A escritora Chimamanda Ngozi - Helena Wolfenson

É PIQUE, É PIQUE

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie está na capa da edição especial de aniversário da revista Marie Claire, que chega às bancas na quinta (4).


PEDE PARA SAIR 

Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar, enviou uma manifestação ao chanceler Ernesto Araújo pedindo que renuncie “imediatamente ao cargo” de ministro das Relações Exteriores do Brasil.

PAPEL E LÁPIS 

“A família do meu pai veio para o Brasil fugindo dos nazistas. Os que lá ficaram foram brutalmente assassinados. O meu pai foi brutalmente assassinado por aqueles que te deram o emprego que o senhor tem. Meu pai sempre foi de esquerda. O senhor entendeu ou precisa desenhar?”

HISTÓRIA 

A carta, que lembra ainda que os nazistas foram derrotados pela comunista URSS, foi uma reação à afirmação de Araújo de que o nazismo foi um fenômeno de esquerda.

LINEUP 

A cantora Duda Beat vai abrir o show de Lily Allen no Cultura Inglesa Festival, no dia 9 de junho, em SP.


AR EM MOVIMENTO

O presidente do Itaúsa, Alfredo Setubal, o banqueiro Olavo Setubal Jr. e a mulher, Nádia, foram à abertura da mostra “Sopro”, do artista Ernesto Neto, na Pinacoteca, no sábado (30). O diretor do museu, Jochen Volz, a jornalista Maria Prata e o curador Marcello Dantas também compareceram. 


NÃO PODE 

A Fundação Procon-SP notificou o McDonald’s pelo caso da mãe que teria sido impedida de comprar sorvete em uma loja da rede. O órgão quer explicações sobre os procedimentos adotados pela lanchonete após o ocorrido. A empresa diz que vai prestar os esclarecimentos. 

ENCONTRO 

O papa Francisco irá receber organizações internacionais de direitos humanos em audiência privada no Vaticano, na sexta (5). “O que se aguarda é um pronunciamento histórico do papa no combate à discriminação e violência das pessoas LGBTI”, diz Flavia Piovesan, que participará do encontro representando a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. 

COLO 

O prefeito Bruno Covas regulamentará uma lei que obriga bares, lanchonetes e restaurantes a oferecerem cadeiras infantis aos clientes. O número desses assentos deverá ser de 5% do total de lugares.


CURTO-CIRCUITO

O rabino Michael Berg, guru de Madonna, palestra sobre equilíbrio. Nesta terça (2), no Kabbalah Centre, em São Paulo

A Hering lança coleção em conjunto com a blogueira Camila Coutinho. Nesta terça (2), às 19h, no shopping Eldorado

Renato Brandão é o novo sócio do Felsberg Advogados.

Será lançado nesta terça (2) o livro “Cativeiro sem Fim”, do jornalista Eduardo Reina. Às 19h, no Centro Universitário Maria Antônia, em SP.

Um centro municipal de educação infantil no Grajaú recebe o nome de Marcia Kumbrevicius de Moura, em homenagem à professora que lecionou por 13 anos na região.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.