Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Palocci diz que escreveu com Lula uma segunda Carta ao Povo Brasileiro

História será contada em livro que o ex-ministro lançará neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antonio Palocci vai contar a história de uma segunda “Carta ao Povo Brasileiro” no livro que está escrevendo com memórias sobre os anos em que esteve no governo e a experiência na prisão, em Curitiba.​

O ex-ministro Antonio Palocci ao chegar à Justiça Federal em Curitiba, em 2018
O ex-ministro Antonio Palocci ao chegar à Justiça Federal em Curitiba, em 2018 - Reprodução/TV Globo

VER DE NOVO 

A ideia era que o texto tivesse o mesmo impacto que a primeira carta, que foi divulgada durante a campanha de Lula em 2002 para acalmar o mercado financeiro.

DATA 

Segundo o ex-ministro, a nova carta foi feita por ele, por Lula e pelos autores da carta de 2002. O objetivo era que ela fosse lançada no final do primeiro turno da campanha de Dilma Rousseff, em 2014. 

ACORDO 

Palocci narra que o ex-presidente teria ido até Brasília acertar com sua sucessora um mega evento para a carta, que nunca foi usada. Para ele, esse foi um dos motivos do aumento da tensão entre Lula e Dilma. O livro será lançado no segundo semestre pela editora Planeta. 

ALTA 

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados quer criar uma regra para garantir que o valor do salário mínimo cresça sempre acima da inflação. O projeto, protocolado na terça (16), foi inspirado em um outro, de autoria do ex-deputado Jean Wyllys. 

BAIXA 

O objetivo do grupo é reverter a proposta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo eles, se essa regra que o governo propõe estivesse valendo desde 2003, o salário mínimo hoje seria R$ 496.

REAVALIAÇÃO 

O diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, solicitou que seja reavaliado pela diretoria colegiada da entidade o processo de chamamento público de locação de imóvel para o novo escritório da agência, no Rio.

RESPOSTA 

A medida surge depois de uma série de manifestações de servidores da agência que apontavam irregularidades no processo. Eles afirmam que houve um direcionamento para a escolha do edifício Eco Sapucaí, um dos três imóveis que está no páreo. 

REFLEXÃO 

Um comunicado enviado internamente anunciou a reavaliação “tendo em vista que as questões colocadas já merecem uma reflexão sobre o andamento do mesmo pela diretoria colegiada”.


Os atores Alex Morenno (à esq.) e Augusto Zacchi (à dir.)
Os atores Alex Morenno (à esq.) e Augusto Zacchi (à dir.) - Karime Xavier/Folhapress

JOGO DE CENA

Os atores Alex Morenno (à esq.) e Augusto Zacchi (à dir.) protagonizam o espetáculo “Van Gogh por Gauguin”, com texto de Thelma Guedes e direção de Roberto Lage; a peça estreia no Teatro Sérgio Cardoso na segunda (22). 


INSPIRAÇÃO 

O ator Rodrigo Santoro enviou gibis da Turma da Mônica ao maquiador Scott Wheeler, com quem trabalhou no filme “300”, para que o americano desenvolvesse próteses para afinar o nariz.

CARACTERIZAÇÃO 

Santoro viverá o personagem Louco no longa “Turma da Mônica - Laços”. Dirigido por Daniel Rezende, o filme será lançado nos cinemas no dia 27 de junho.

BOLA... 

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno estará na abertura para convidados da exposição “Deu Liga! UEFA Champions League”, no Farol Santander, no dia 23 de abril, em São Paulo. 

... EM JOGO 

A mostra reúne vídeos, fotos em tamanho real e totens interativos com dados e curiosidades do campeonato, clubes e atletas. 

A taça da competição ficará exposta somente nos dias 23 e 24 de abril.


COM QUE ROUPA EU VOU?

Os atores Malvino Salvador, Rafael Cardoso e Murilo Rosa foram à festa de 35 anos da marca do estilista Ricardo Almeida, na quarta (17), em São Paulo. Os também atores Fiuk e Paulo Vilhena compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O diretor José Possi Neto e o maestro Julio Medaglia estarão no júri da gravação do “Cultura, o Musical”. Neste sábado (20), no teatro Franco Zampari. 

Alexandre Pernet e Gustavo Blanco cozinham no restaurante Casa do Saulo, do chef Saulo Jennings. Neste sábado (20), em Santarém (PA).

O pianista Marcelo Bratke assume o posto de regente convidado e residente da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP no concerto de domingo (21), no Theatro Municipal. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.