Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Coaf investigou advogado de Marcelo Odebrecht, diz OAB

A iniciativa do conselho mobilizou advogados, que consideram que o ato é ilegal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), subordinado ao ministro Sergio Moro, da Justiça, investigou o pagamento de honorários feitos ao advogado Eduardo Sanz, do Paraná. Ele tem, entre outros, Marcelo Odebrecht como cliente.

Estátua representativa da Justiça em frente a sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, (DF)
Estátua representativa da Justiça em frente a sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, (DF) - Sergio Lima/Folhapress

 

ABUSO 

A iniciativa do Coaf mobilizou advogados, que consideram que o ato é ilegal. “Há uma violação da prerrogativa dos advogados e um abuso de autoridade”, diz Cássio Telles, presidente da OAB do Paraná.

SIGILO 

“Um advogado só poderia ter o sigilo de suas operações financeiras quebrado caso estivesse sendo formalmente investigado —o que não é o caso. Advogado não é criminoso”, segue Telles. 

PALAVRA 

A OAB do Paraná acionou a OAB nacional —que tenta agora marcar uma audiência com Moro para discutir o caso.

PURO RELATO 

O Coaf afirma que não comenta casos específicos. Diz ainda que não realiza investigações —apenas faz relatórios técnicos sobre movimentações financeiras atípicas. E depois os encaminha às autoridades competentes.

COMO ASSIM? 

O ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo diz que ficou surpreso com o vídeo postado por Olavo de Carvalho, o guru de Jair Bolsonaro, em que o general Eduardo Villas Bôas o elogia. Rebelo já foi do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e participou dos governos do PT.

COM CARINHO 

“Ele também já me elogiou muito. Publicou nas redes sociais um ensaio meu sobre Gilberto Freyre. Até me mandou um livro de Arthur Schopenhauer de presente, com dedicatória”, diz Rebelo. O livro se chama “Como Vencer um Debate sem Precisar ter Razão”.

PAPO SÉRIO 

O guru ainda escreveu, há alguns anos, em seu site, que agradecia a autorização de Rebelo para reproduzir um “brilhante ensaio” sobre Gilberto Freyre publicado em uma revista.

ELES SABEM 

Em outra oportunidade, disse ainda que Rebelo era um dos “melhores políticos brasileiros”, por quem tinha “o maior respeito e admiração”.


É PIQUE

O ex-jogador de futebol Amaury Nunes e a apresentadora Karina Bacchi foram à festa de aniversário do empresário Fernando Peixe, no sábado (4), em São Paulo. A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari e as apresentadoras Natália Guimarães e Maria Cândida também estiveram lá.  


TEMPO 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirma que não cancelou —mas apenas adiou a viagem que faria à Europa na próxima semana.

NO AR 

“Era uma viagem para arrebentar”, afirmou ele, dizendo que, em sete dias, teria que rodar por quatro cidades europeias e ainda se encontrar com Jair Bolsonaro em Nova York.

ENDEREÇO 

O cancelamento foi atribuído à repercussão de uma carta assinada por 602 cientistas europeus pedindo que os negócios com o Brasil fossem condicionados à redução do desmatamento e dos conflitos com povos indígenas.

NÃO DÁ 

“Você acha que eu vou deixar de ir à Europa por causa de manifesto de quem quer que seja?”, questiona Salles. “Logisticamente, a viagem ficou inviável”, afirma ainda o ministro.

ENSAIO 

O diretor Felipe Hirsch está testando atores para a montagem brasileira do musical “Lazarus”, de David Bowie. O espetáculo é baseado na obra “O homem que caiu na terra”, que na versão para o cinema teve o cantor e compositor inglês no papel de protagonista.

DO BRASIL 

“Lazarus” estreou em Nova York em dezembro de 2015, um mês antes da morte de Bowie. A expectativa é que a versão brasileira seja lançada no segundo semestre, em SP. A produção é da Dueto, de Monique Gardenberg.

SOBRE RODAS 

O Procon-SP notificou nesta segunda (6) quatro empresas que alugam patinetes elétricas e bicicletas em SP. A fundação quer informações sobre a segurança dos meios de locomoção.

RODAS 2 

As empresas deverão esclarecer se existe alguma restrição física para uso e a velocidade máxima atingida. O Procon também quer saber se são fornecidas informações sobre os riscos do serviço e equipamentos de segurança.

ROTEIRO 

A Virada Cultural terá 1.200 atrações espalhadas em mais de 250 pontos de atividades culturais de SP —em 2018, foram 900 atrações em 97 pontos da cidade. O slogan do evento, que ocorre nos dias 18 e 19 de maio, será “O Festival 24h da Capital da Cultura”. 

ROTEIRO 2 

O prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), e o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, anunciarão a programação e detalhes da Virada nesta quarta (8).


JOGO DE CENA

Os atores Lucio Mauro Filho e Bruno Mazzeo e as atrizes Fabiula Nascimento e Katiuscia Canoro integram o elenco do espetáculo “5X Comédia”, que reestreou na sexta (3), no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. 


CURTO-CIRCUITO

A exposição Elvino Pocai - Poeta das Artes Gráficas abre na terça (7). Às 16h30, na Sala Multiuso - BBM USP.

O bar Negroni comemora os 103 anos do drinque que dá nome ao espaço. Até o próximo dia 10.

Life by Vivara e Arezzo vão lançar na terça (7) coleção-cápsula para Dia das Mães em almoço no restaurante Muquifo.

A The School of Life realiza na terça (7) o curso “Para que Serve a Filosofia” com o professor Daniel Barros.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.