Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Cortes na educação e crise com militares impulsionaram rejeição a Bolsonaro

Startup Arquimedes, que faz análise política nas redes, diz que avaliação do governo caiu de 48 para 39 pontos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo aumento da avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro, revelado na sexta-feira (10) pela pesquisa XP Ipespe, já havia sido detectado por especialistas que estudam o comportamento das pessoas nas redes sociais.

EM TRÂNSITO

A startup Arquimedes, que faz análise política com base nas redes e criou um índice de sentimento em relação ao governo, verificou que a base de apoio do presidente se mantém estável. Houve, no entanto, uma migração lenta, a partir de abril, de internautas que antes se posicionavam de forma neutra em relação à administração de Bolsonaro.

AO QUADRADO

Dois episódios teriam impulsionado o aumento da rejeição do governo nas redes, segundo os analistas da Arquimedes: a crise entre Olavo de Carvalho, guru de Bolsonaro, e os militares e os cortes anunciados na educação.

PARA BAIXO

O ISA (Índice de Sentimento Arquimedes), criado pela startup, caiu de 48 pontos positivos, em janeiro, para 39 em maio. A queda se deu principalmente pela migração de internautas neutros para o grupo dos negativos.

BALANÇA 

Na pesquisa XP Ipespe, o índice de ótimo e bom do governo permaneceu estável em 35%, em comparação ao do mês de abril. Já o percentual de ruim e péssimo subiu de 26% para 31%, enquanto o grupo dos que consideravam o governo regular ou não opinavam caiu.

CARGO 

O governador João Doria (PSDB-SP) nomeou a coronel da PM Flávia de Paula Santos como responsável pela Polícia Ambiental de São Paulo. 

CURRÍCULO 

A coronel Flávia estava há dois anos à frente do CPAM/7 —responsável pelo policiamento de Guarulhos e outros seis municípios. Ela era responsável pelo atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

CADEIRA 

O arquiteto Carlos Augusto Faggin seguirá na presidência do Condephaat, o conselho estadual de patrimônio, até 2020. Os novos conselheiros serão empossados neste mês.

 

 

Zizi (esquerda) e Luiza Possi em São Paulo
Zizi (esquerda) e Luiza Possi em São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

EM FAMÍLIA

As cantoras Zizi Possi (esq.) e Luiza Possi, mãe e filha, apresentam, pela primeira vez, um show juntas neste sábado (11), no Tom Brasil, em SP. No palco,  elas mostram temas autorais e de nomes como Gilberto Gil e Ivan Lins.


DE LÁ... 

Cerca de 46,5 mil pessoas participaram das atividades do Paulista Cultural no dia 28 de abril —o número é 13% maior do que a primeira edição do evento, em 2018.

... PRA CÁ

O projeto propõe um intercâmbio de programações entre sete instituições que ficam na avenida: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House SP, Masp e Sesc Avenida Paulista.

GALHOS 

A escultura “Árvore do Conhecimento”, do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, foi instalada na fachada da unidade de Guarulhos do Sesc, que será inaugurada neste sábado (11). A obra é feita em aço trefilado pintado.

CÉREBRO

Um robô chamado Iara foi criado para auxiliar os municípios a manter o equilíbrio das contas. A assistente virtual consegue responder a perguntas enviadas por gestores públicos. A iniciativa, ainda em fase de testes, foi elaborada pela Comunitas, organização da sociedade civil formada por empresários.


PALAVRAS

O maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto lançou um livro em comemoração aos 25 anos de carreira em evento no JK Iguatemi, na quinta-feira (9). A apresentadora Didi Wagner e os atores Anderson Müller e André Dias passaram por lá, assim como a modelo Raissa Santana e o designer de joias Carlos Rodeiro.


CURTO-CIRCUITO

O Mangalam traz bate-papo com Satyanatha hoje. Às 10h30, na Casatua.

A Ziper Galeria abre hoje exposições de Monica Piloni e Fábio Baroli. Hoje, às 12h.

A marca de joias Iassí será lançada hoje. Às 15h, no Espaço Plexi.

O restaurante Kith abre neste domingo com menu especial para o Dia das Mães.

O Paço das Artes faz roda de contação de histórias hoje.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.