Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Infraero avalia propostas para reformas em Congonhas

Empresa vencedora deverá trocar pisos e instalar novo letreiro na fachada do aeroporto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Infraero avalia propostas de empresas interessadas em fazer obras no aeroporto de Congonhas. As sugestões de reforma foram aprovadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).

BRILHO

A dona da melhor oferta vai substituir o piso cerâmico por porcelanato no saguão central e trocar o desgastado letreiro por um novo.

 

SOBRENOME

O novo texto da fachada vai incluir a inscrição “Deputado Freitas Nobre”, que desde 2017 passou a ser o nome oficial do aeroporto.

COFRE

A bancada do PSOL na Câmara vai fazer uma denúncia na Comissão de Ética da Presidência da República para tentar suspender a ajuda financeira do Banco do Brasil (BB) ao jantar que homenagearia Jair Bolsonaro, em Nova York. A Folha revelou que o banco pagou R$ 47,5 mil por uma mesa no evento. 

PARA MIM

Segundo o partido, essa “despesa fere pelo menos dois princípios da administração pública, que seriam a impessoalidade (a homenagem configura uma propaganda pessoal de Bolsonaro) e o princípio da moralidade administrativa”. 

QUERO SABER 

A bancada do PSOL também vai convidar o presidente do BB para que ele esclareça em que circunstâncias surgiu a ideia de a instituição participar do evento.

CORTE 

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades da UFBA (Universidade Federal da Bahia) afirma que “a balbúrdia vai continuar”. A resposta faz referência ao motivo dado pelo ministro da Educação para o corte de 30% do orçamento da universidade.

MINHA VOZ 

“Somos um dos grupos pioneiros em pesquisas no campo das culturas e sexualidades, fomos inclusive responsáveis por trazer a filósofa americana Judith Butler pela primeira vez ao Brasil em 2015”, diz Marcelo de Troi, assessor do núcleo. 

TAMANHO 

Segundo ele, mais de 40 pessoas fazem parte do grupo, entre mestres, doutores e ativistas. Neste mês também será realizado 3º Encontro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades.


TE VI NA TELEVISÃO

As atrizes Fernanda Montenegro, Juliana Paes e Betty Faria estão na próxima novela da faixa das 21h da Globo, “A Dona do Pedaço”, que teve festa de lançamento na quinta (2), no Rio de Janeiro. Os atores Marco Nanini e Reynaldo Gianecchini também integram o elenco do folhetim.

MONUMENTO 

Vídeos, fotografias, pinturas e instalações inspiradas na estátua do Cristo Redentor compõem a mostra “Divina Geometria”, de Oskar Metsavaht. A exposição será inaugurada no Museu de Arte Sacra, em SP, no dia 15 de junho.

ARTE

A partir do próximo sábado (11) até o dia 7 de julho, o Parque Lage, no Rio de Janeiro, abre a exposição “Arte Naïf – Nenhum Museu a Menos”. 

DIÁLOGO 

A curadoria da mostra, de Ulisses Carrilho, uniu obras nunca expostas publicamente do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, fechado em 2016 na capital fluminense, com trabalhos de mais de 30 artistas contemporâneos.

ESPECTADORES 

A recepção ao público será feita por mulheres negras que trabalham como artistas de rua. A entrada é franca.


DOIS EM UM

A artista Leda Catunda estreou a instalação “Paisagem Moderna” no Museu de Arte Moderna de São Paulo, na terça (30). Na mesma noite, a exposição “Os Anos em que Vivemos em Perigo”, com curadoria de Marcos Moraes, foi inaugurada. A presidente do MAM-SP, Mariana Berenguer, e a galerista Renata Castro e Silva também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Galeria Estação promove bate papo sobre a exposição de Chico Tabibuia com o artista Jaime Lauriano e a curadora Thais Rivitti. Hoje, às 11h.

Manuela Bordasch e Catharina Dietrich organizam hoje a segunda edição do Push.

O Free Free Festival ocorre hoje. A partir das 11h, na praça Victor Civita. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.