Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Magistrados dizem que STF deve descriminalizar ao menos o porte da maconha

A corte deve retomar o julgamento da descriminalização do porte de drogas no começo de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF deve retomar o julgamento da descriminalização do porte de drogas no começo de junho. A pauta coincide com o andamento de outro processo polêmico: o que criminaliza a homofobia.

PRIMEIRO PASSO 

De acordo com magistrados, a corte deve descriminalizar o porte ao menos da maconha.

MALHA 

O CEO Javier Hidalgo, da Globalia, que controla a Air Europa, deve desembarcar no Brasil nas próximas semanas. A ideia é que ele converse com o governo federal sobre as futuras operações da empresa aérea em voos nacionais.

A PRIMEIRA 

A Air Europa será a primeira empresa estrangeira a operar em destinos nacionais.

O PRIMEIRO 

Hidalgo deve se encontrar também com o governador de SP, João Doria.

AULAS 

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, quer incluir palestras sobre abuso e exploração sexual no programa de pré-natal do Ministério da Saúde. Ela quer que as futuras mães aprendam a perceber sinais que indiquem que seus filhos foram vítimas de abusos. 

AO LADO 

Cerca de 70% dos casos registrados no Disque Denúncia apontam que os agressores são pessoas próximas às crianças, como pais, padrastos, irmãos e tios.

SANGUE 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, levou estudantes brasileiros que fazem mestrado e doutorado nas melhores universidades da Inglaterra às lágrimas há alguns dias, ao participar do Brazil Forum UK 2019, organizado por eles.

SUOR 

Depois do evento, Dodge jantou com os jovens em um PUB de Oxford e relatou casos investigados pelo Ministério Público Federal —como o das crianças e adolescentes que entram em balsas para pedir comida no Norte do país e sofrem abuso sexual dos donos das embarcações.

LÁGRIMAS 

Diante da emoção dos estudantes, ela pediu que todos dessem as mãos. E afirmou que eles deveriam voltar ao país depois de seus cursos e empregar seus conhecimentos para ajudar os mais vulneráveis. “Nós não podemos mais deixar ninguém para trás no Brasil”.


As Bahias e a Cozinha Mineira
A banda As Bahias e a Cozinha Mineira - Pedro Dimitrov

SOLTA O SOM

As cantoras Raquel Virgínia (à esq.) e Assucena Assucena e o músico Rafael Acerbi, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, estampam a capa do próximo CD do grupo, “Tarântula”, que será lançado no dia 31 de maio


ALUGA-SE 

O pavilhão de autoridades do aeroporto de Congonhas, reservado para embarque e desembarque de governantes, foi alugado para a exploração comercial. Segundo a Infraero, é primeira vez que isso acontece desde a inauguração do prédio, em 1954.

ALUGA-SE 2 

A Infraero não divulgou o nome da empresa, mas afirmou que as autoridades embarcarão pela mesma sala que já é utilizada atualmente. “O valor mensal do contrato, cuja vigência é de 10 anos, é de R$ 33 mil.”

MEGAFONE 

O diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Christian de Castro, e outros oito servidores da agência serão convocados para uma audiência no Tribunal de Contas da União

FREIO DE MÃO 

O TCU convocou todos os que estiveram presentes na reunião em que foi deliberada a paralisação da liberação de verbas para todo o setor audiovisual, em abril. Eles terão que explicar as razões pelas quais a medida foi tomada.

PREJUÍZO 

A diretoria técnica do TCU indica que a suspensão das verbas configurou-se em um “ato ilegítimo e antieconômico com subjacente prejuízo à sociedade e ao erário”, resultando em uma “grave infração orçamentário-financeira”.

TEMPO 

A Ancine diz que “a convocação ainda não foi instruída no âmbito do processo” e que “aguarda o trâmite legal para atender ao TCU.”

CLOSET 

O estilista Alexandre Herchcovitch criou uma conta para vender roupas pessoais no Instagram. O perfil, que tem cerca de três mil seguidores, comercializou 52 peças desde o mês passado.

BURACOS 

Em um post recente —mas já deletado—, Herchcovitch apresenta uma blusa azul desgastada, com um brasão polonês estampado, e anuncia: “Camiseta Polônia vintage com furinhos valor R$ 129,00”.

DISCUSSÃO 

“Você só pode estar passando necessidade, vendendo roupa furada de traça por 129 reais?”, comentou um usuário. Em defesa do estilista, um seguidor disse: “Vão comprar algum item? Se não forem, vazem!”. A peça foi vendida.

BEST-SELLER 

A escritora Lisa Genova confirmou presença na Bienal do Livro do Rio, em setembro. Ela é autora do livro “Para Sempre Alice”, que vendeu mais de 150 mil cópias no Brasil. A história inspirou o filme com mesmo nome, que rendeu o Oscar de melhor atriz para Julianne Moore.


PANORAMA

O cartunista Mauricio de Sousa, o atual presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, e seu sucessor, José Roberto Maluf, foram à abertura da exposição “Entra que Lá Vem História”, que celebra os 50 anos da TV Cultura, na quinta (23), no shopping Eldorado. O músico e escritor Zuza Homem de Mello também passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Big Festival 2019 recebe na segunda (27) Chris Perrella, um dos líderes do time de criação do jogo “Spider-Man”.

Começa na segunda (27) a 9ª edição do Encontro Mistral

O filme “Rocketman” tem pré-estreia na segunda (27). Às 20h30, no shopping Cidade Jardim, em SP.

Sete ministros do STJ participam na segunda (27) de evento na Associação dos Advogados de SP

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.