Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério de Damares vai lançar programa que foca o uso consciente de tecnologias

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de diminuir a frequência de tempo em que se fica no celular e no computador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai lançar em junho o Detox Brasil —programa que vai focar o uso consciente de tecnologias. 

TIQUE-TAQUE 

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de diminuir a frequência de tempo em que se fica no celular e no computador, por exemplo.

SEM TEMPO 

“Há um fenômeno, uma triste realidade entre algumas famílias brasileiras, que perdem o tempo que têm para estarem junto aos filhos para ficar de olho na tela do celular. Esse vínculo acaba enfraquecido e, sem a referência da família, o jovem acaba em sofrimento”, diz a ministra Damares Alves

NUNCA ANTES 

A pasta afirma que é a primeira vez que um governo se envolve nesse tipo de causa. Existem programas de uso consciente de aparelhos tecnológicos em países como França e Alemanha, mas desenvolvidos pela sociedade civil.

MAGOADO 

O senador Major Olimpio (PSL-SP), que presidiu o partido em São Paulo até o final de abril, disse que ficou chateado com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

CADEIRA VAZIA 

O filho do presidente era vice de Olimpio e assumiu recentemente a legenda estadual. Eduardo disse em suas redes sociais que vai “moralizar o partido”. 

FOMOS NÓS 

“Eu estava dirigindo a executiva estadual e ele [Eduardo] era o meu vice. Segundo a manifestação dele, nós praticamos ou deixamos que se praticasse alguma imoralidade”, diz Olímpio.

MUDANÇA 

A possível transferência de Eduardo Cunha para o Rio de Janeiro está movimentando o dia a dia da 6ª Galeria no CMP (Complexo Médico-Penal), na região metropolitana de Curitiba. 

ESCALÃO 

Cunha está no presídio desde dezembro de 2016 e acabou se tornando um líder informal da galeria, que é exclusiva para acusados de crimes de colarinho-branco. 

EU QUERO 

Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, suspeito de ser operador do PSDB e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari despontam como os favoritos para assumir o posto.


O produtor carioca Rodrigo Teixeira
O produtor carioca Rodrigo Teixeira - Karime Xavier/Folhapress

DAQUI PRA LÁ

Três filmes da RT Features, do produtor carioca Rodrigo Teixeira, foram selecionados para a 72ª edição do Festival de Cannes, principal mostra de cinema do mundo; o evento ocorre desta terça (14) até o dia 25 de maio


PARA TODOS 

A Prefeitura de São Paulo vai colocar cadeiras de rodas em 30 vagas de Zona Azul na rua Oscar Freire nesta terça (14). A ação será no trecho entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra das 9h30 até as 14h. As cadeiras terão mensagens como “Volto já”, “É rapidinho” e “Só 1 minuto”.

NÃO PODE 

A ação será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. E visa conscientizar a população sobre o respeito às vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência física e idosas. 

MEIO DE CAMPO 

O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) foi um dos articuladores na decisão da Secretaria Especial de Cultura de devolver as habilitações para cobrança de taxas de direitos autorais no audiovisual a entidades. Ele diz que foi procurado por uma das três instituições que entrou com recursos para reverter a suspensão. 

ACELERA 

“Meu papel ali foi o de poder acelerar objetivamente e fazer esse encontro entre artistas e secretaria ser rápido e sem tanta burocracia”, explica Frota. “Mas o mérito é todo da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual e das entidades”, completa.

ALEGRIA 

A atriz Gloria Pires, presidente da Interartis —que representa intérpretes— comemorou a decisão. “Nosso objetivo é construir e consolidar melhores condições para os criadores do audiovisual. O setor vive, como um todo, um momento importante de estabelecer novas formas de capitalização”.

PAGINAS 

O publicitário Washington Olivetto será a capa da revista inglesa “Campaign” do mês de maio. Olivetto vive na Inglaterra desde o final de 2017 e é consultor criativo da McCann Europa.


CASA NOVA

O presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, e a atriz e diretora Mika Lins foram à inauguração do Sesc Guarulhos, no sábado (11). As ex-jogadoras de basquete Magic Paula e Janeth Arcain e o curador Claudio Mubarac também compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

O Instituto Brasil a Gosto realiza o I Fórum Brasil a Gosto. Na terça (14), em SP.

A Sim Galeria inaugura a exposição “Ai Weiwei”. Na terça (14), às 19h, em Curitiba.

Helena Caio abre loja no Sheraton WTC Hotel. Na terça (14), às 17h.

A Maria Filó lança na terça (14) a coleção de alto inverno. Às 16h, na loja na rua Oscar Freire, em São Paulo.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.