Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mourão decide parar com entrevistas para sair da linha de tiro de Olavo de Carvalho

A decisão foi tomada antes de Carvalho e os filhos de Bolsonaro virarem suas baterias para o general Santos Cruz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vice-presidente Hamilton Mourão decidiu pisar no freio nas entrevistas que vinha concedendo a grandes veículos de comunicação, do Brasil e do exterior.

O presidente Jair Bolsonaro e o vice, general Hamilton Mourão
O presidente Jair Bolsonaro e o vice, general Hamilton Mourão - Pedro Ladeira/Folhapress

INTERVALO  

A ordem é ficar em silêncio por um tempo, para sair da linha de tiro de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, e dos filhos do presidente.

MOMENTO 

A decisão foi tomada antes ainda de Carvalho e os filhos de Bolsonaro virarem suas baterias para o general Santos Cruz, da Secretaria de Governo.

FILA 

A pressão para que o general fale, no entanto, é grande: há 116 pedidos de entrevistas registrados na vice-presidência da República.

DE LONGE 

Boa parte dos pedidos são de veículos internacionais como Wall Street Journal, The New York Times, La Nación e outros da Alemanha e da Holanda.

DE LONGE 2 

Desde o começo do governo, Mourão é procurado pela imprensa estrangeira, que Bolsonaro raramente atende —​em geral, o presidente fala quando viaja para fora do Brasil.

DE LONGE 3 

E entre 17 e 26 de maio Mourão fará uma viagem à China.

TROCA-TROCA 

O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) não está mais na Comissão de Cultura da Câmara. 

“Fui designado para ser coordenador da comissão especial da reforma da Previdência e serão três sessões semanais”, diz o parlamentar.

TEMPO 

Frota afirma ainda que não consegue manter as duas funções, “ainda mais como coordenador”. Segundo ele, o PSL vai definir o nome que irá substituí-lo na cultura. “Assim que puder, eu volto”, diz.

MEGAFONE 

O deputado tem sido porta-voz de artistas e produtores que temem medidas do governo Jair Bolsonaro para área.

RAIOS 

A cantora Alice Caymmi lança no dia 24 de maio o quarto disco de sua carreira, “Electra”, gravado no Red Bull Music Studio, em SP. A artista sairá em turnê em junho.


RITMO SOLIDÁRIO

As cantoras Fabiana Cozza, Nega Duda, Lenna Bahule e Anna Setton participaram do show “Somos Moçambique”, que arrecadou doações para o país africano. O evento foi realizado na Casa Natura Musical, na terça (7). 


ATÉ A VOLTA  

Em meio à crise na Ancine (Agência Nacional do Cinema), quadros importantes da agência ficarão fora do Brasil ao longo do mês de maio.

CARROSSEL 

O diretor-presidente, Christian de Castro, o chefe de gabinete, Juliano Vianna, o superintendente de análise de mercado, Daniel Vidal Mattos, e a superintendente de desenvolvimento econômico, Maria Angélica Coutinho, representarão a agência em eventos no exterior. 

OLHO VIVO 

As ausências têm incomodado servidores e representantes do audiovisual. 

Há o sentimento de que, neste momento, não é prudente que todos fiquem fora do país. 

COLETIVO 

A Ancine, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que “as agendas internacionais dos profissionais foram marcadas com antecedência e todas passaram por aprovação da diretoria colegiada”.

ALÉM MAR 

A cantora portuguesa Mariza, considerada uma das principais vozes do fado moderno, fez uma gravação em dueto com Djavan para a canção ”Um amor puro”, do alagoano.

PLATEIA VIRTUAL 

A música será lançada nas plataformas digitais. Ela está em turnê pelo Brasil e faz shows em SP, Rio, BH e Porto Alegre.


MULTICULTURAL

Os atores Cássio Scapin e Fabiano Augusto foram à festa de lançamento do Paris Cultural, novo braço da Paris Filmes, na segunda (6), na Casa Pompeia. O diretor Rafael Gomes, o curador André Acioli e o idealizador do Prêmio Bibi Ferreira, Marllos Silva, também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Organizações do movimento negro participam de reunião da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Na quinta (9), na Jamaica. 

Associação Beneficente Síria promove almoço para a cardiopediatria do HCor.

O Meca e a Conspiração promovem painel na quinta (9). Às 19h30, no jardim Europa.

A designer Elisa Stecca abre na quinta (9) a mostra “Silêncio Tátil”. Às 18h, no Macs. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.