Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT diz que mobilização para manifestações de domingo não deve ser subestimada

'Eles não têm a mesma força da época do impeachment da Dilma e nem da eleição de 2018. Mas têm base e máquina', diz Gleisi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT e outros setores da oposição dizem que a capacidade de mobilização de apoiadores de Bolsonaro, que convocaram para o domingo (26) manifestações de apoio a ele, não deve ser subestimada.

O MECANISMO 

“Eles não têm a mesma força da época do impeachment da Dilma [Rousseff] e nem da eleição de 2018. Mas têm base e máquina”, diz a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

PALAVRAS 

Ela afirma que a oposição deve entrar na disputa política e mostrar que as bandeiras do movimento de domingo, como a reforma da Previdência, são de “apoio à subtração de direitos do povo pobre do Brasil”. 

DE CORAÇÃO 

Guilherme Boulos, do PSOL, tem análise semelhante. “O bolsonarismo está usando sua máquina nas redes para mobilizar. Bolsonaro se elegeu usando a máscara anti-sistema e agora tenta governar mobilizando o mesmo sentimento”.

POR DENTRO 

Afirma ainda que a estratégia pode funcionar “para seus apoiadores na rua. Mas gera contradição com sua agenda, que é totalmente pró-sistema e depende do parlamento para passar”.


 

Os cantores Thiaguinho e Rael
Os cantores Thiaguinho e Rael - 1993agosto

PRÓXIMA ESTAÇÃO

O cantor Thiaguinho (à esq.) lança nesta sexta (24) o videoclipe da música “Miopia Ocular”, feita em parceria com o rapper Rael (à dir.); a gravação foi feita em um vagão de metrô de São Paulo


ENDEREÇO 

O ministro Sergio Moro, da Justiça, tentou convencer a procuradora-geral Raquel Dodge e Jair Bolsonaro a destinarem à pasta dele a multa paga pela Petrobras nos EUA no âmbito da Lava Jato.

SINAL FECHADO 

Dodge, no entanto, preferiu recomendar que o montante, de cerca de R$ 2,5 bilhões, fosse destinado à educação. Bolsonaro concordou com a ideia.

SINAL FECHADO 2 

O revés de Moro se soma à derrota dele no Congresso: na quarta (22), os parlamentares decidiram que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) não ficaria sob o seu controle. 

ABC 

O destino dos recursos da multa da Petrobras foi objeto de polêmicas. Procuradores do PR tentaram criar uma fundação para gerir o dinheiro —ela ficou conhecida como “fundação Deltan Dallagnol”.

DE TODOS 

Dodge se insurgiu —e foi ao STF para dizer que os recursos deveriam ser destinados à União.


CÂMERA, AÇÃO

A diretora de arte Manoela Clemente e o fotógrafo Sergio Poroger foram na abertura da 6ª edição do Festival de Finos Filmes, realizada no Petra Belas Artes, na quarta (22). O evento tem direção de Felipe Poroger.


DESENHO LÓGICO 

A TV Globo fez um levantamento para mostrar que Chico Buarque já apareceu “incontáveis” vezes em seus telejornais. Os dados foram reunidos em resposta a declarações do ex-presidente Lula.

TE VI 

Na quarta (22), Lula enviou carta ao artista dizendo que ficou feliz ao ver a notícia de que ele ganhara o Prêmio Camões. “Mas [fiquei] muito mais feliz porque a Globo teve que colocar você no ar em horário nobre, pela primeira vez vi sua cara na Globo”.

TABELA 

De acordo com o levantamento, desde 2010 Chico Buarque já apareceu nove vezes no Jornal Nacional, quatro no Fantástico, dez em telejornais do Rio, cinco no Bom Dia Brasil e sete no Jornal da Globo.

NA PISTA 

Em algumas delas, Chico apareceu apoiando o movimento Lula Livre, a candidatura de Fernando Haddad a presidente, em atos contra o impeachment de Dilma Rousseff e em homenagens à vereadora Marielle Franco.

HOLOFOTE 

“Chico Buarque sempre mereceu e merecerá toda a atenção e respeito da TV Globo, pelo que representa para a cultura brasileira”, diz a emissora.

CAIXA FORTE 

O Ministério Público do Trabalho acionou judicialmente sete bancos do Brasil por responsabilidade na concessão de crédito a empresas que são acusadas de explorar trabalho escravo e outras violações a direitos humanos.

NA FILA 

A Havan, do empresário Luciano Hang, abriu processo seletivo para uma loja que vai inaugurar em agosto em Santa Cruz do Sul (RS). As inscrições seriam feitas na quinta (23). 

Um dia antes, candidatos já formavam fila à espera de uma senha.

AGULHA 

“É mais difícil encontrar um emprego do que passar no vestibular de medicina de uma universidade federal”, afirma o empresário. Segundo ele, cerca de 20 mil pessoas chegam a se inscrever para lojas que oferecem de 150 a 200 empregos. 

FOGUEIRA 

Os cantores Renato Teixeira, Fafá de Belém e Mariana Aydar estão entre os artistas que se apresentarão durante o Arraial de São Paulo. Realizado nos finais de semana pela Secretaria Municipal de Cultura, ele oferece cerca de 80 atrações culturais pela cidade.


ENTRE RISOS

O apresentador Otávio Mesquita foi ao lançamento do projeto “Fabio Porchat Convida”, do humorista Fabio Porchat, no Teatro Bradesco, na quarta (22). 


CURTO-CIRCUITO

Os ministros do STF Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski participam do seminário “Fake News Desafios para o Judiciário”. Na sexta (24), na Faculdade de Direito da USP.

Claudio Lottenberg recebeu a Medalha Jerusalém. A condecoração foi entregue por Jair Bolsonaro.

A banda Natiruts faz show de lançamento do álbum “I Love”. Na sexta (24), às 23h30, no Espaço das Américas.

A sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 171.035 inscrições. O concurso é realizado em parceria entre o Ministério da Educação e o Itaú Social.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.