Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Retirada da descriminalização do porte de drogas da pauta do STF não foi consenso

Ministros dizem que a proposta do Senado não supera o tema que está em debate na corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A retirada da descriminalização do porte de drogas da pauta de junho do STF (Supremo Tribunal Federal) não foi consensual entre ministros da corte.

A estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília
A estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília - Alan Marques/Folhapress

PARTIDA 

A possibilidade passou a ser estudada pelo presidente do tribunal, Dias Toffoli, depois que um projeto de lei aprovado no Senado há duas semanas estabeleceu uma nova política de drogas no país.

CHEGADA 

Ministros dizem que a proposta do Senado não supera o tema que está em debate no STF: a inconstitucionalidade do artigo que prevê que o porte de drogas é crime.

IGUAL 

A nova regra mantém o artigo que criminaliza a posse das substâncias. A discussão, portanto, continuaria válida.

TUDO DIFERENTE 

As entidades que patrocinam a causa já se mobilizam para tentar reverter o adiamento. “O Congresso faz as leis. O STF faz o controle constitucional delas”, diz o advogado Cristiano Marona, do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).

PALMAS 

Caetano Veloso conversou com Davi Alcolumbre (DEM-AP) na quarta (29). O cantor apoiou a decisão do presidente do senado de barrar a MP (Medida Provisória) que alterava o Código Florestal.

FOGO BAIXO 

O contato foi mediado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “As florestas foram salvas de um incêndio”, diz o parlamentar.

BREQUE 

A assessoria de Jair Bolsonaro tentou demovê-lo da ideia de ir à Câmara dos Deputados participar de homenagem ao humorista Carlos Alberto Nóbrega, na quarta (29). 

TAMBÉM QUERO 

Com a agenda lotada, o presidente se entusiasmou com a ideia quando o ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, afirmou, no meio de uma reunião, que precisava sair para prestigiar Nóbrega.

SOU FÃ 

“Eu também quero ir. Sou fã dele”, reagiu Bolsonaro. A equipe lembrou os diversos compromissos que o presidente ainda tinha, pela manhã. Ele concordou, amuado.

PONTO FINAL 

Pouco depois, decidiu que iria. Não dá, insistiu um assessor. “Dá, sim. É missão”, disse Bolsonaro, de acordo com relatos. E partiu a pé para o Congresso.


Antonio Sobral e Antonio Farinaci
Antonio Sobral e Antonio Farinaci - Karime Xavier/Folhapress

MÚSICA NO TERRAÇO

O artista visual e escritor Antonio Sobral (sentado no chão) e o músico e produtor Antonio Farinaci formam o duo Los Pajaritos, que lança o seu primeiro disco, homônimo, em show nesta sexta (31), no Blue Note São Paulo


JINGLE 

O Ministério da Educação divulgou mensagem em rede social que imita um anúncio do McDonald’s.

JINGLE 2 

A publicação usa a imagem de um hambúrguer e seus ingredientes para promover o programa “Hora do Enem”, que prepara alunos para o exame: “Dois conteúdos, alface, matéria especial, cebola, picles e um pão com dicas para o exame. Aprovação no Enem!”.

DISLIKE 

Com mais de 2 mil interações, o post gerou repostas negativas da maioria dos internautas. “Órgão público utilizando de meio de comunicação para fazer merchandising para empresa multinacional pode, produção?”, disse um.

PÚBLICO ALVO 

O ministério diz que o post tem “teor estritamente informativo” e faz link com o público jovem. Afirma ainda que a ação “somente faz referência a uma data comemorativa, que é o dia do hambúrguer”. 

ACELERA 

Os deputados do Novo apresentaram um projeto para regulamentar o uso de patinetes no país. Entre outras medidas, estão previstas velocidades máximas de 6km/h em calçadas e 20 km/h em ciclofaixas e ciclovias.

PORTA FECHADA 

O projeto, assinado pelo deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP), não obriga o uso de capacete —mas diz que, se ele não for utilizado, a pessoa não poderá ser atendida pelo SUS em caso de acidente.

PALCO 

Gilberto Gil vai apresentar o show “Ok Ok Ok” em SP no dia 22 de junho no Tom Brasil. Em seguida, viaja ao Chile para ver o eclipse no deserto do Atacama. De lá, parte para uma turnê por 20 cidades da Europa.

DESENCONTROS 

As equipes de Barack Obama e Pelé tentavam há dez anos marcar um encontro entre os dois

Na primeira tentativa, em 2009, eles estavam na mesma cidade, nos EUA. Mas não foi possível conciliar as agendas. Em 2014 ocorreu o mesmo.

BATE-PAPO 

Na conversa na quarta-feira (29), os dois rememoraram encontros que tiveram com Nelson Mandela. Barack Obama disse ainda que o ex-jogador brasileiro é um exemplo de afrodescendente que chegou ao topo. Pelé respondeu que o ex-presidente americano é igualmente um símbolo.


GARFO E FACA

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, foi homenageado em jantar promovido pelo advogado Walfrido Warde em SP, na quarta (29). O cantor Caetano Veloso, o ex-governador Fernando Pimentel, o líder do MTST, Guilherme Boulos, o advogado Marco Aurélio Carvalho e o ex-secretário da Fazenda de SP Andrea Calabi compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O ministro do STF Alexandre de Moraes vai falar sobre “Desafios do STF e do Judiciário”. Na sexta (31), às 12h15 no hotel Intercontinental.

A peça “Brasileirinho” estreia na sexta (31). Às 20h30, no teatro do Indac.

O Grupo ACG lançou o concurso Arte dentro da Cápsula. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.