Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Toffoli deve tirar descriminalização do porte de drogas da pauta do STF

A descriminalização ao menos do porte da maconha era tida como certa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ação que pede a descriminalização do porte de drogas deve ser retirada da pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo presidente, Dias Toffoli. 

A estátua da Justica em frente ao prédio do STF, em Brasília
A estátua da Justica em frente ao prédio do STF, em Brasília - Alan Marques/Folhapress

DATA CERTA 

O julgamento estava marcado para o dia 5 de junho. A descriminalização ao menos do porte da maconha era tida como certa.

NO VOTO 

A explicação para a possível suspensão do julgamento é que magistrados receberam há alguns dias a íntegra de um projeto já aprovado na Câmara e no Senado que mantém a criminalização e altera vários pontos da política nacional de drogas.

LEITURA 

Não caberia ao STF, portanto, tomar decisão sobre algo que já foi votado pelo parlamento sem ao menos conhecer seu conteúdo. 

ASSINATURA 

O projeto aprovado no Congresso, que aguarda apenas a sanção de Jair Bolsonaro para virar lei, é de autoria do então deputado Osmar Terra, hoje ministro da Cidadania.

LINHA-DURA 

Ele adota uma abordagem considerada linha-dura e conservadora em relação às drogas, prevendo inclusive a internação involuntária de viciados.

CAIXA ABERTA 

O PSL de SP entrou de vez em guerra. Além de dizer que Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) não pode presidir a legenda, o deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) está pedindo uma auditoria completa nas contas da legenda.

COMO É? 

Eduardo Bolsonaro procurou Frota há alguns dias para questionar se ele colocaria mesmo “fogo no partido”, como anunciou em uma rede social. “Vou, sim. Se querem que o PSL seja um partido de verdade, não tem nome nem sobrenome”, respondeu Frota.

EM FRENTE 

Bolsonaro, por sua vez, disse que seguirá na presidência.

TESOURA 

Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu em 2014 num acidente de avião, vai cortar 20% dos cargos comissionados da Fundação Joaquim Nabuco.

CANETA 

Ele foi nomeado pelo governo Bolsonaro nesta semana, por indicação do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).


SUBO NESSE PALCO

A atriz Fernanda Montenegro foi à 13ª edição do Prêmio APTR, que homenageou a atriz Marieta Severo, no Teatro Prudential, no Rio de Janeiro, na terça (28). Os também atores Marco Nanini, Drica Moraes e Andréa Beltrão compareceram, assim como o diretor Aderbal Freire-Filho, a diretora Bia Lessa e a atriz Nicette Bruno. 


EFEITO 

O diretor de teatro Roberto Alvim postou em uma rede social um texto em que relaciona seu apoio a Bolsonaro ao cancelamento, pelo Sesc, da estreia de “Aurora”, peça que dirigia e que entraria em cartaz em julho na unidade da Vila Mariana.

OBRIGADA 

“Agradeço à instituição por mostrar com toda clareza o modo como opera e o que pensa acerca de liberdade de pensamento, arte e democracia”, escreveu Alvim. 

DISCURSO 

O diretor disse à coluna que, há dois meses, um funcionário do Sesc escreveu um texto na rede “me defenestrando e dizendo que espalho discurso de ódio”. Tudo “graças ao meu apoio ao Bolsonaro e ao [escritor] Olavo de Carvalho”.

SECO 

O diretor afirma que telefonou seguidas vezes para o funcionário, do setor que faz a programação de teatro do Sesc, em vão. Na semana passada, ele recebeu um e–mail “seco, dizendo que a peça estava sendo cancelada”. Nenhuma nova data de estreia foi marcada.

PROVA 

“Eu posso afirmar que se trata de uma censura por questão política? Não posso, não tenho prova”, diz, para em seguida emendar: “O Danilo Miranda [diretor do Sesc] posicionou o Sesc contra o governo Bolsonaro. Talvez não seja conveniente ter alguém como eu lá dentro”.

NADA A VER 

O superintendente de comunicação do Sesc, Ivan Giannini, afirma que “em nenhum momento” a peça foi cancelada. “O comunicado enviado a Alvim foi no sentido de modificar eventualmente uma agenda”. Haveria possibilidade de nova data para a estreia.

EM CARTAZ 

“Foi cancelado no período que estava proposto, mas não de forma definitiva”, segue Giannini. Ele lembra que uma outra peça de Roberto Alvim ficou em cartaz no Sesc entre março e abril. “Não há nada contra ele ou contra qualquer posicionamento político-partidário dele”, diz.

ACORDES 

A cantora Mônica Salmaso e os músicos Nelson Ayres e Teco Cardoso fazem tributo a Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi com repertório inédito. O show será no Blue Note SP, nesta sexta (31). 

EM FESTA 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Iphan, discutirá se a festa Bembé do Mercado, conhecida como a maior festa de candomblé de rua do mundo e realizada em Santo Amaro (BA), se tornará patrimônio cultural. O assunto será debatido no dia 13 de junho em Brasília. 


NA PASSARELA

A cantora Ivete Sangalo foi ao lançamento do livro “Queens - Alta Moda di Dolce & Gabbana”, que reúne fotografias feitas pelo estilista Domenico Dolce, no shopping JK Iguatemi, na terça (28). A cantora Preta Gil, o cantor Di Ferrero e os modelos Isabeli Fontana, Yasmin Brunet e Evandro Soldati também passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O Itaú Cultural apresenta nesta quinta (30) e na sexta (31) o monólogo “Portar(ia) Silêncio”, com João Batista Júnior, que integra a programação “Maio dos Sertões”.

Luciano Huck participa do encontro “Fora da Curva: Por Trás das Startups”, com mediação de Pierre Moreau. Nesta quinta (30) , às 20h, na Casa do Saber.

A cantora Titane faz curta temporada de seu novo trabalho dedicado à obra de Elomar. Desta quinta (30) até o dia 2 de junho, no Tusp.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.