Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Alcolumbre falta em jantar para Moro, que recebe apoio

Senadores vão tentar aprovar projeto anticrime na CCJ do Senado antes do recesso parlamentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os senadores que apoiam Sergio Moro vão tentar aprovar o projeto anticrime na CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) do Senado antes do recesso de julho. A ideia é mostrar que o ministro da Justiça tem apoio político, mesmo depois do escândalo das mensagens.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) - André Coelho/Folhapress

FIO

A missão não é simples: “Não estamos fortes na CCJ”, diz o senador Marcos do Val (PPS-ES), relator do projeto.

FIO 2 

No jantar que ofereceu a Moro na quarta (26), com vários senadores, Val e parlamentares como Esperidião Amin (PP-SC) e Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fizeram contas e concluíram: no plenário, o governo teria hoje 41 dos 81 votos.

FORA DE CASA 

Val diz que está mudando pontos do projeto para facilitar a aprovação. Ele vai incluir, por exemplo, um parágrafo que muda o artigo que prevê redução de pena para policial que cometer excesso sob “violenta emoção”. “Em caso de violência de marido, parceiro, a regra não será aplicada”, diz.

 

FICA PARA OUTRA 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), era aguardado para o jantar de Moro —e não apareceu. “Ele me ligou e disse que teve um problema particular”, diz o anfitrião.

ATÉ TARDE 

A expectativa era grande, já que Alcolumbre afirmara um dia antes que, se um parlamentar sofresse as mesmas acusações de Moro, já estaria cassado ou preso.

ATÉ TARDE 2 

O jantar foi até as 2h da manhã.


Camila Pitanga
Camila Pitanga está na capa da revista Marie Claire de julho - Bruna Castanheira

PÁGINAS

A atriz Camila Pitanga está na capa da revista Marie Claire de julho, que chega às bancas no dia 1º; na foto, ela posa segurando um retrato seu de bebê com a mãe, Vera Manhães 


BABADO FORTE 

Os rumores de que Onyx Lorenzoni pode deixar a Casa Civil se intensificaram depois que Jair Bolsonaro nomeou Jorge Oliveira para a Secretaria Geral. Ele comandava a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e era subordinado de Onyx —mas disputava com o próprio chefe espaço junto ao presidente.

FREVO 

De acordo com testemunhas que participaram de reuniões com Bolsonaro em que os dois estavam, eles quase foram às vias de fato no começo do governo, quando se discutia o organograma de órgãos ligados à Presidência.


​HA, HA, HA

A cantora Jojo Todynho, o humorista Fabio Porchat e o ator Leandro Hassum estiveram no Megashow Risadaria, no Allianz Parque, na quarta (26). O idealizador do Risadaria, Paulo Bonfá, e o cantor Péricles também compareceram.


EM CASA 

Luciano Huck e o prefeito ACM Neto (DEM-BA), de Salvador, jantaram juntos no Rio de Janeiro na quarta-feira (26). À mesa estavam ainda o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE), o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann e o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.

PARA DEPOIS 

Huck voltou a afirmar que pretende participar da vida pública brasileira. Mas só decidirá se disputará a presidência, como ensaiou fazer no ano passado, mais perto da eleição —lá pelo fim de 2021.

PÁGINAS 

O psiquiatra Augusto Cury, que já vendeu mais de 30 milhões de livros no mundo, vai lançar um novo título: “Inteligência socioemocional”. A obra será lançada em agosto pela Sextante e vai tratar de métodos educacionais para pais e professores no gerenciamento da ansiedade e desafios de filhos e alunos. 

MUDANÇA 

“Precisamos passar da era do apontamento de erros para a era da celebração dos acertos”, diz o autor.

ESTRADA 

O artista Geraldo de Barros será tema da primeira exposição do Itaú Cultural em 2021. A mostra traçará um panorama de sua produção, que contempla pintura, fotografia e design, e será organizada pelo instituto em conjunto com suas filhas Fabiana e Lenora de Barros.

EM OBRAS 

A Japan House São Paulo organizará ao longo do segundo semestre uma série de atividades relacionadas à arquitetura japonesa contemporânea. 

Em setembro, a arquiteta Kazuyo Sejima, cofundadora do escritório SANAA, fará uma palestra aberta ao público.


RIMAS E BATIDAS

Os cantores Mano Brown e Edi Rock, do Racionais MC’s, foram ao evento de lançamento da turnê “Racionais 3 Décadas”, no Jamile Restaurante, na terça (25). O cantor e ator Seu Jorge passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

Néle Azevedo apresenta a performance “Estado de Suspensão”. Na sexta (28), em frente ao Theatro Municipal.

O Itaú Cultural integra pela primeira vez o júri do Via Arts Prize. Sofia Fan representará a instituição.

Fábio Barbirato lança o livro “O Menino que Nunca Sorriu”. Na sexta (28), na Blooks do shopping Frei Caneca. 

O Centro de Visitação Assistida do Tribunal de Justiça (Cevat) inaugura instalações na sexta (28) em SP.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.