Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Apoiadores de Dodge querem que Bolsonaro a indique antes da lista tríplice

A movimentação está deixando candidatos inquietos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apoiadores da candidatura de Raquel Dodge para seguir no comando da PGR (Procuradoria-Geral da República) tentam convencer o governo de Jair Bolsonaro a indicar o nome dela antes mesmo da eleição da lista tríplice dos integrantes do órgão. O pleito está marcado para o dia 18.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge - Marcelo Camargo/Agência Brasil

DE VEZ 

A movimentação está deixando candidatos inquietos. Além de descartá-los antes da escolha da classe, Bolsonaro, se aceitar a ideia, desmoralizará de vez a lista tríplice.

VAI LOGO 

O argumento dos apoiadores de Dodge é o de que, se Bolsonaro vai mesmo indicá-la, é melhor fazer isso logo —evitando a pressão por outros candidatos que fatalmente ocorrerá depois da eleição.

SERÁ? 

Bolsonaro rejeitava Dodge. Agora, afirma que não há mais veto. Mas não dá aos interlocutores a segurança de que será ela a indicada.

LEQUE 

Dodge reúne hoje apoios importantes como os de Dias Toffoli, do STF, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara. O governador de SP, João Doria, a recebeu para um jantar recentemente.

CANELA 

Lula já afirmou a seus advogados que não aceitará usar tornozeleira —como é comum em presos que passam para o regime semiaberto. Diz que não é pombo-correio.

SILÊNCIO 

A passagem de Lula para o semiaberto, porém, ainda não é vista como uma certeza. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) pode decidir, por exemplo, nada decidir —mesmo com o parecer favorável do MPF (Ministério Público Federal) divulgado na terça (4).

OSSO DURO 

Neste caso, o tribunal passaria a análise do pleito para a juíza Carolina Lebbos, da execução penal em Curitiba. Ela tem recusado pedidos feitos por Lula. 

BÚSSOLA 

Caso o STJ conceda o semiaberto, começa o segundo capítulo: o de decidir onde o petista seguirá cumprindo a pena. A Justiça pode determinar que ele fique em Curitiba.

LEMBRANÇAS 

Caso volte para São Bernardo do Campo, o próprio Lula ainda não sabe se optaria por ficar no apartamento em que vivia com a família.


A cantora Mariana Aydar
A cantora Mariana Aydar - Gabriel Cabral/Folhapress

DOIS PRA LÁ, UM PRA CÁ

A cantora Mariana Aydar lança o EP “Veia Nordestina II”, com três faixas inéditas, nas plataformas digitais nesta sexta (7); ela também comanda um arraial de seu bloco de Carnaval, Forrozin, no domingo (9), em São Paulo


BOLSO 

O Instituto Odeon, responsável por gerenciar o Theatro Municipal de SP, terá que devolver valores referentes a diárias de hospedagens, passagens aéreas e custos com alimentação de funcionários. A ação foi imposta por um grupo de trabalho da secretaria.

SEGURANÇA 

O Odeon, via assessoria de imprensa, diz que “está seguro de que todos os seus atos à frente do Theatro Municipal de SP seguiram a legislação vigente e as melhores práticas do setor”.

ESPIÃO 

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) quer comprar o Pegasus NSO, equipamento israelense de monitoramento e vigilância. O produto custa R$ 28 milhões e será financiado pelo Fundo de Direitos Difusos, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

PARA TODOS 

A expectativa é que a compra seja realizada ainda neste ano. O MP-DF se comprometeu a compartilhar os dados coletados com outros órgãos. 

LUPA 

O programa é capaz de acessar diretamente aplicativos de celular como Gmail, Facebook, WhatsApp, Skype, e outros. Ele também monitora as comunicações de SMS, voz e vídeo, e coleta dados do calendário, localização GPS e senhas armazenadas no celular.

SEM QUERER QUERENDO 

A montagem “Chaves - Um Tributo Musical” escolheu os atores Andrezza Massei, Patrick Amstalden, Maria Clara Manesco, Mateus Ribeiro e Fabiano Augusto para compor o elenco. A estreia será no dia 23 de agosto, no Teatro Opus, em SP.

PIPOCA 

O filme “Turma da Mônica: Laços” vai abrir a quarta edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos, que ocorre entre 26 de junho e 3 de julho. 


PORTAS ABERTAS

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, o cônsul-geral da Espanha em SP, Ángel Vázquez Díaz de Tuesta, e o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, foram à abertura da mostra “Julio González – Espaço e Matéria”, no Instituto Tomie Ohtake, na terça (4). A curadora Elena Llorens, o secretário municipal de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e o executivo Andre Dorf também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O musical “Kavernistas do Terceiro Milênio” estreia na quinta (6). Às 21h, no Tusp.

A 16ª edição do Café com Conteúdo PVG – Liderança Feminina e Diversidades Ambientes Empresariais ocorre na quinta (6). 

A peça “Vem Transar com a Gente” estreia na quinta no teatro Bibi Ferreira.

A Apae de SP e a Unisert vão lançar na quinta (6) a campanha Junho Lilás, pela conscientização sobre a importância de se fazer o Teste do Pezinho.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.