Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

CNJ e TSE vão fazer coleta biométrica de toda a população carcerária

A biometria deve ajudar também na emissão de documentos que identifiquem os presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) assinam nesta quinta-feira (27) acordo para fazer a coleta biométrica de toda a população carcerária do Brasil.

Identificacao biometria da urna eletronica feita pelo TSE
Identificação biométrica da urna eletronica feita pelo TSE - Sergio Lima/Folhapress

CATÁLOGO 2 

O objetivo é conhecer, enfim, quem são as pessoas sob custódia do Estado —até hoje, não há dados confiáveis sobre todas elas.

NADA NO BOLSO 

A biometria deve ajudar também na emissão de documentos que identifiquem os presos, como RG e CPF. Boa parte deles não tem nenhum documento.

URNA FECHADA 

O voto de Celso de Mello no caso da suspeição de Sergio Moro segue sendo um mistério mesmo para seus colegas do STF (Supremo Tribunal Federal).

PODE SER 

Mello afirmou mais de uma vez que seu voto contra a liberdade de Lula, na terça (25), não antecipava seu julgamento sobre Moro. Ainda assim, não deu sinais que permitiam saber, com segurança, que rumo ele tomará.

TUDO ERRADO 

Caso Moro seja considerado suspeito e a sentença em que ele condenou Lula no caso do tríplex, cancelada, a defesa do ex-presidente tentará estender a decisão ao caso do sítio.

COLA 

A juíza Gabriela Hardt, que definiu a punição, admitiu que usou como modelo, no caso do sítio, a sentença de Moro no processo do tríplex. Além disso, o então juiz conduziu as investigações, recebeu a denúncia e participou do processo.

VALE TUDO 

A votação, no STF (Supremo Tribunal Federal), para a escolha da lista tríplice de candidatos a ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi precedida de eventos dignos de uma campanha eleitoral. Um vídeo em que a advogada Daniela Teixeira discute com Jair Bolsonaro, então deputado federal, em 2016, foi distribuído para tentar prejudicar a indicação dela.

EM PRIMEIRO 

O entrevero não teve maiores consequências. E ela recebeu votação consagradora no STF: com os votos de dez dos onze magistrados da corte, ela ficou em primeiro lugar na lista tríplice. Cabe ao presidente Bolsonaro agora escolher o novo ministro.


NA BATUTA

O maestro João Carlos Martins comemorou seus 79 anos em concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, na terça (25), no Teatro Santander. O tenor Jean William e a soprano Anna Beatriz Gomes foram os solistas da noite. 


INTERVALO 

Ilona Szabó vai passar um tempo fora do Brasil. No próximo semestre, a cientista política ficará três meses em Nova York, na Universidade Columbia. Vai estudar e escrever um novo livro.

ALVO 

Especializada em segurança pública e política de drogas, Ilona é atacada com virulência por seguidores de Jair Bolsonaro —a ponto de o presidente ter ordenado a Sergio Moro que desfizesse um convite para que ela integrasse um conselho ligado ao Ministério da Justiça.

BRIGAS 

A empresária Cláudia Faissol, ex-mulher de João Gilberto, diz que as brigas entre Bebel e João Marcelo, filhos mais velhos do músico, precisam parar ou, acredita, ele vai morrer de tristeza. 

SUMIU 

Mãe da filha caçula de Gilberto, Luísa, 15, Faissol afirma que está há cerca de um ano sem poder ver o músico. Segundo ela, a filha fez aniversário no último dia 23 e não pôde estar com o pai.

PORTA FECHADA 

Faissol afirma que Maria do Céu —que namorou o músico antes dela e vive com ele hoje— não deixa Gilberto atender o telefone nem abre a porta, barrando amigos e outros familiares.

TEMPO 

Um grupo de 21 entidades do audiovisual cobrou uma resposta ao ministro Osmar Terra, da Cidadania, sobre a demora da publicação do decreto de cota de tela. A regra obriga os cinemas a exibirem filmes nacionais.

TEMPO 2 

O decreto é fixado anualmente, estabelecendo os valores da cota que terão de ser observados no ano seguinte. No entanto, ele não foi publicado em 2018.

ALERTA 

“É fundamental que a cota para o cinema brasileiro seja observada. Caso contrário, não haverá lançamento de filmes nacionais relevantes neste ano”, diz a nota do setor. O Ministério da Cidadania afirma que uma proposta já foi encaminhada para a Casa Civil.

BATE-PAPO 

A plataforma Hysteria e o projeto “Você É o que Lê”, de Gregorio Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá, organizam um bate-papo sobre Euclides da Cunha no pátio da Capelinha, em Paraty, durante a Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) deste ano. 

MICROFONE 

E a Hysteria também vai realizar o show “Mana Mana”, que reúne no palco as cantoras Xênia França, Tiê e Josyara interpretando músicas umas das outras.


VIAGEM MUSICAL

O escritor Sérgio Rodrigues lançou o livro “A Visita de João Gilberto aos Novos Baianos” na terça (25), na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho, em São Paulo. O editor Ricardo Teperman, a escritora Marisa Lajolo, o jornalista Manuel da Costa Pinto e o diretor Ricardo Calil |compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

A OAB-SP realiza o encontro “Audiência Pública - Reforma Tributária”. Nesta quinta (27), no auditório de sua sede institucional.

O Instituto Vladimir Herzog celebra 10 anos em evento para convidados nesta quinta (27) na Catedral da Sé.

O curador Ivo Mesquita e o artista Claudio Mubarac conversam sobre a exposição “Samico”. Nesta quinta (27), às 19h, na Galeria Estação.

A Taglialatella Gallery, em NY, nesta quinta (27) hoje a mostra “Life Signs”, de Houssein Jarouche.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.