Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deltan queria acelerar ações contra Jaques Wagner em 2018, mostram mensagens

Conversas indicam que o procurador queria fazer busca e apreensão sobre o político por 'questão simbólica'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador Deltan Dallagnol demonstrou, em diálogos com colegas da Lava Jato, em outubro de 2018, que era preciso acelerar ações contra o petista Jaques Wagner —ele tinha acabado de se eleger senador pela Bahia e tomaria posse em fevereiro. Para Deltan, valeria fazer busca e apreensão sobre o político “por questão simbólica”.

O procurador Deltan Dallagnol
O procurador Deltan Dallagnol - Jorge Araujo/Folhapress

DE SAÍDA 

Os diálogos estão em arquivo obtido pelo site The Intercept Brasil. No dia em que ocorreram, 24 de outubro, o juiz Sergio Moro já era cotado para virar ministro de Jair Bolsonaro —que disputava com Fernando Haddad (PT-SP) o segundo turno das eleições.

É PARA JÁ 

Em uma das conversas, Deltan pergunta: “Caros, Jaques Wagner evoluiu? É agora ou nunca... Temos alguma chance?”.

PEDRAS 

Um procurador identificado como Athayde (provavelmente Athayde Ribeiro Costa) responde: “As primeiras quebras em face dele não foram deferidas”. Mas novos fatos surgiram e eles iriam “pedir reconsideração”.

PROCURA-SE 

“Isso é urgentíssimo. Tipo agora ou nunca kkkkk”, escreve Deltan. Athayde diz que “isso não impactará o foro”. Deltan responde: “Não impactará, mas só podemos fazer BAs [operações de busca e apreensão] nele antes [da posse]”.

BIS 

Uma procuradora pondera que o petista já sofrera uma busca: “Nem sei se vale outra”. Deltan responde: “Acho que se tivermos coisa pra denúncia, vale outra BA até, por questão simbólica”. E completa: “Mas temos que ter um caso forte”.

QUE DEMAIS 

Athayde informa que seria “mais fácil” Wagner aparecer “forte” em outro caso, e Deltan finaliza: “Isso seria bom demais”.

INDIGNO 

A assessoria da Lava Jato diz que “o material não permite constatar o contexto e a veracidade do conteúdo. Os integrantes da força-tarefa pautam suas ações pessoais e profissionais pela ética e pela legalidade. A investigação, o pedido, a decisão e a execução de buscas e apreensões demandam semanas ou meses o que torna indigna de credibilidade a suposta mensagem”.


GARFO E FACA

O governador João Doria, a empresária Lucilia Diniz, o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o presidente do banco, Octavio de Lazari, foram ao jantar oferecido pelo apresentador Sérgio Waib em sua casa, em SP, na quinta (27). O empresário Flávio Rocha e o secretário da Fazenda de SP, Henrique Meirelles, também compareceram. 
 


FRONTEIRAS 

A ministra Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos, vai representar o presidente Jair Bolsonaro na posse de Laurentino Cortizo, novo presidente do Panamá, na segunda (1º). 

DE VOLTA 

A decisão do ministro Paulo Guedes, da Economia, de liberar R$ 100 bilhões em compulsórios para os bancos para incrementar o crédito foi ironizada por parlamentares. Em mensagens, eles enviavam reportagens mostrando que o governo de Dilma Rousseff fez a mesma coisa em mais de uma ocasião.

DE VOLTA 2 

Em dezembro de 2012, o Banco Central alterou uma regra no recolhimento do compulsório sobre depósitos à vista para estimular bancos privados a financiarem bens de capital, como compra de caminhões e exportação de bens de consumo, entre outros.

REPETECO 

Em agosto de 2014, Guido Mantega, então ministro da Fazenda de Dilma, anunciou medidas junto a nova alteração de normas de recolhimento de compulsórios decidida pelo Banco Central —que liberou R$ 10 bilhões em recursos.

LÁ E CÁ 

A Escola Nacional de Teatro que o diretor Roberto Alvim pretende criar pode ter uma sede em SP. A possibilidade foi discutida em reunião na quinta (27) entre Alvim, que assumirá a direção do Centro de Artes Cênicas da Funarte, e o secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão. A atriz Regina Duarte e o jornalista Ricardo Frota também estiveram presentes no encontro.

LÁ E CÁ 2

O bate-papo girou em torno dos planos de Alvim para seu novo cargo e de possíveis parcerias com a pasta. “Foi uma ótima conversa. Ele está bem entusiasmado e focado no trabalho”, diz Sá Leitão.

TELONA 

O filme “Parasite”, do sul-coreano Bong Joon-ho, vencedor da Palma de Ouro 2019, principal troféu do Festival de Cannes, vai estrear no segundo semestre no Brasil. Os direitos foram adquiridos pela Pandora Filmes em parceria com a Alpha.

NA PASSARELA 

A jornalista Lilian Pacce é a nova curadora-adjunta de moda do Masp. Ela será uma das responsáveis pela segunda edição do projeto Masp Renner, que convida artistas visuais e estilistas brasileiros para produzirem peças em conjunto. Ao final, as obras passarão a integrar o acervo do museu.


LIVRE ESPÍRITO

A antropóloga Mirian Goldenberg lançou o livro “Liberdade, Felicidade e Foda-se” na quinta (27), na Livraria Saraiva do shopping Eldorado. O empresário Mórris Litvak e o advogado Leonardo Saraiva estiveram presentes.


CURTO-CIRCUITO

A mostra “Do – A Caminho da Serenidade” abre neste sábado (29) na Japan House São Paulo.

A biografia do ex-jogador de futebol Edmundo será lançada. No domingo (30), às 15h, na Livraria Saraiva do shopping Center Norte.

O Meca faz despedida de sua casa em Pinheiros. Neste sábado (29), a partir das 14h.

O Instituto da Criança promove o Bazar Carioca Solidário. Neste sábado (29 e no domingo (30) na Hípica do Rio de Janeiro.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.