Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Disque 100 registrou 11.752 casos contra pessoas com deficiência em 2018

O canal registra que o número representa um aumento de 0,6% quando comparado a 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Disque 100, que recebe denúncias de agressão a mulheres e minorias, registrou 11.752 casos contra pessoas com deficiência em 2018.

Atendentes do Disque 100 em Brasília
Atendentes do Disque 100 em Brasília - Ueslei Marcelino/Folhapress-16.08.2007

EM CASA 

Os maiores violadores dessa população são os próprios irmãos (19,6%), seguidos por mães e pais (12,7%), filhos (10%), vizinhos (4,2%) e outros familiares (20,7%) e pessoas que têm vínculo pela convivência comunitária.

SOBE 

O canal, disponibilizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registra que o número representa um aumento de 0,6% quando comparado a 2017.

PRIMEIRO LUGAR 

A ministra da pasta, Damares Alves, afirma que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência foi regulamentada nos primeiros cem dias do governo de Jair Bolsonaro e que o grupo tem prioridade nas políticas públicas.

ATENÇÃO MÁXIMA 

E o Disque 100 terá, a partir de meados de setembro, um módulo para atender pessoas com pensamentos suicidas ou que se automutilem. 

TREINO 

Os profissionais do atendimento serão treinados pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

A entidade não cobrará nada pelo serviço.


 

A jogadora de futebol Marta é a capa da revista Vogue Brasil de julho
A jogadora de futebol Marta é a capa da revista Vogue Brasil de julho - Zee Nunes

BOLA NO GOL

“Imagina o quanto eu ganharia e quantos patrocínios teria se tivesse os mesmos títulos, mas fosse homem?”, diz a jogadora Marta à revista Vogue Brasil; ela estampa a capa da edição de julho da publicação, que chega às bancas no dia 28/6


EU APOIO 

O ministro Sergio Moro teve 35,81% de mensagens em seu apoio no Twitter, ante 64,19% críticas ao ex-juiz entre terça (18) e quinta (20). Na quarta (19), Moro prestou depoimento no Senado para explicar a troca de mensagens vazadas com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Operação Lava Jato

DATA 

As informações são de um levantamento de Fabio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em Big Data. 

RANKING 

Das 15 postagens mais curtidas na rede, nesse período, 4 são de apoio a Moro: as do músico Nando Moura (25 mil curtidas), da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) (25 mil), do jornalista Allan dos Santos (31 mil) e do procurador Deltan Dallagnol (32 mil).


GARFO E FACA

O advogado Augusto de Arruda Botelho e sua mulher, a modelo Ana Claudia Michels, organizaram um jantar de confraternização do I Fórum Nacional de Direitos Humanos da Ajufe, na terça (18). A diretora da entidade, Clara Mota, e as juízas Adriana Cruz e Priscilla Corrêa compareceram.


TROCA... 

O presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Andrade, questionou autoridades sobre informações de que indicações a cargos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) seriam objeto de negociações politico-partidárias. 

... TROCA 

Ele encaminhou uma carta ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, ao secretário especial de Cultura, Henrique Pires, e à presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

AS MOEDAS 

O documento aponta exemplos de substituições de quadros técnicos que já estariam tramitando, como a Superintendência do Iphan no Paraná e a chefia da divisão técnica do Iphan no Paraná e no Rio Grande do Sul.

EXPANSÃO 

Ainda segundo a carta, estariam sendo planejadas as trocas de cargos em outros estados, como Espírito Santo, Roraima, Acre e Pará. O Ministério da Cidadania, a Secretaria Especial da Cultura e o Iphan não vão comentar.

COFRINHO 

O Fundo Social de SP arrecadou R$ 29 mil em bazar com objetos que foram esquecidos no Aeroporto de Guarulhos e em estações do metrô e da CPTM. O montante será revertido para o financiamento de cursos de capacitação das escolas do fundo.


NA TELONA

Os atores Maria Luisa Mendonça e Caco Ciocler estão no filme “O Olho e a Faca”, do diretor Paulo Sacramento, que teve pré-estreia no Espaço Itaú de Cinema da Frei Caneca, na segunda (17). O produtor Fabiano Gullane compareceu. 


CURTO-CIRCUITO

A mezzo-soprano Elīna Garanča faz no sábado (22)  e na segunda (24). Às 21h, na Sala São Paulo.

O 2º Arraial Kids ocorre no sábado (22) e no domingo (23). A partir das 12h30, no do shopping Eldorado.

A festa Mel faz edição pré-Parada LGBT. No sábado (22), às 22h, na rua Formosa, 65.

O Grupo Triii estreia show no sábado (22). Às 15h, no teatro Porto Seguro.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.