Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Excesso de processos no STF é tema de almoço entre Iasp e magistrado

Magistrado revelou que, no ano passado, tribunal julgou cerca de 126 mil processos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O excesso de processos que tramitam no Supremo, por sinal, foi tema de um almoço-reunião promovido pelo Iasp (Instituto dos Advogados de SP) com o ministro Alexandre de Moraes na sexta-feira (31).

PRATELEIRA 2

O magistrado revelou que, no ano passado, o tribunal julgou cerca de 126 mil processos. “Tem muita coisa que não deveria estar lá? Tem. Mas não fomos nós que pedimos para estarem lá”, afirmou o ministro.

PASSO A PASSO 

Moraes disse ainda que o poder Judiciário é mal compreendido e que os que o criticam se esquecem de como foi a sua evolução, que o transformou no poder moderador do país.

TELINHA

Segundo ele, antes da Constituição de 1988, nem estudantes de direito sabiam os nomes dos ministros do STF. Hoje, “não só sabem como xingam”.

TELA QUENTE

“Mas o papel do Judiciário não é agradar a população. Não é agradar a imprensa para ser convidado a dar entrevistas em telejornais. É cumprir a lei, interpretar a Constituição, garantir a segurança jurídica”, diz.

ÚLTIMA INSTÂNCIA

Ele ainda invocou o pensamento de que uma ditadura pode ser imposta por “uma minoria com força” ou uma maioria. “Se a maioria passa a desrespeitar, perseguir, discriminar, o que sobra à minoria? A Suprema Corte”, afirmou.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.