Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Frota se retrata e pagará R$ 25 mil a juiz que acusou de julgar com a 'bunda'

Deputado diz que fez a afirmação em um ambiente de pressão e que nunca pretendeu atingir o magistrado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) fez um acordo nesta segunda (3) com o juiz Luís Eduardo Scarabelli e pagará a ele R$ 25 mil de indenização. Além disso, o parlamentar se comprometeu a divulgar em suas redes sociais uma retratação por ter dito que o magistrado tinha julgado um caso em que ele era parte "com a bunda".

Em 2017, o parlamentar perdeu um processo por danos morais contra a ex-ministra Eleonora Menicucci. Ela havia criticado um encontro dele, em 2016, com o então ministro da Educação, Mendonça Filho. Na ocasião, Menicucci disse que Frota "não só já assumiu ter estuprado mas também faz apologia do estupro".Ela se referia a declarações dele em um programa de humor na TV em que relatava uma suposta relação sexual não consentida com uma mãe de santo.

O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP)
O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) - Pedro Ladeira/Folhapress

Frota esclareceu na época que apenas tinha contado uma anedota em tom "jocoso".O juiz Scarabelli inocentou a ex-ministra. Frota então disse que tinha sido julgado por "um juiz ativista, do movimento gay. Ele não julgou com a cabeça, julgou com a bunda".

No acordo, o deputado afirma que deu as declarações em um "ambiente de pressão" e que nunca pretendeu atingir a conduta profissional do magistrado. "Publicamente admito que os termos utilizados para demonstrar a minha irresignação pelo resultado do julgamento foram ofensivos, cuja verdade não posso provar".

Ele tem até o dia 30 para publicar a retratação no Facebook, no Twitter, no Instagram e em uma rádio, sob pena de multa em caso de atraso. O juiz foi defendido pelos advogados Igor Tamasauskas, Tiago Rocha e Débora Rodrigues, do escritório Bottini & Tamasauskas.

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.