Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Ganho dinheiro sendo bruxa, como vou ter um nariz lindo?', diz Rosi Campos

Na novela das nove como mãe de uma transgênero, atriz célebre por Morgana diz que o negócio é lutar pela resistência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Rosi Campos no parque Ibirapuera, em São Paulo

 Karime Xavier/Folhapress

A atriz Rosi Campos já teve que lidar com pais raivosos de fãs mirins. Corria o ano de 1994 e uma multidão “de quase 15 mil pessoas” se aglomerava no Museu da Casa Brasileira, em SP, para acompanhar o primeiro evento oficial do “Castelo Rá-Tim-Bum”. 

Fazia apenas seis meses que o programa estava no ar na TV Cultura. Ela conta que ninguém esperava um público assim. “Não tinha nenhum esquema de segurança. Foi uma loucura: tinha gente do interior, crianças de cadeira de rodas, pais bravos que queriam bater na gente na hora que tínhamos que ir embora!”

Criado em 1994, “Castelo Rá-Tim-Bum” teve uma das maiores audiências de programas educativos da emissora. “Infelizmente acabou. Por mim, ainda estaria fazendo”, completa. Ela interpretava a bruxa Morgana. Em 2018, reviveu a personagem nos palcos com a peça “A Bruxa Morgana contra o Infalível Senhor do Tempo”. Agora, ela se prepara para lançar uma série de livros infantis sobre a feiticeira. 

“Serei a bruxa Morgana até a morte”, diz, rebatendo as críticas de que é ruim um ator estar atrelado a uma personagem ao longo de sua carreira. “Tem gente que pergunta se eu não acho chato. Imagina! A coisa mais difícil do mundo é emplacar um negócio assim.” 

“O próprio [Sérgio] Mamberti fala que uma vez ele estava na Amazônia e uns índios começaram a chamá-lo de tio Victor [personagem do programa]. Pô, se até os índios se lembram dele, por quem a gente não vai ser lembrado?!” 

Vira e mexe, ela escuta na rua um grito de “tia Morgana” e é parada para contar histórias e tirar fotos. “Um dia, até fiquei com medo”, diz. “Estava andando e um grupo de crianças me reconheceu. Elas eram muitas e vieram correndo atrás de mim.” E faz cena: “Ah meu Deus! Alguém me ajude! Eu olhava pra trás e não sabia o que fazer: se corria ou se voltava. Mas aí parei e pedi calma”, completa.

A atriz explica que, ao longo dos anos, desenvolveu uma técnica para evitar incidentes como esses. “Dá pra saber quando vão te reconhecer. Você não pode olhar muito no rosto, tem que criar essa dúvida nas pessoas [que ficam sem saber] se é você mesma ou não”, diz. Rosi lançou mão dessa técnica enquanto andava pela marquise do parque Ibirapuera, em SP, onde conversou com a coluna. 

Vestindo uma capa de chuva bege —que ora coloca, ora tira, a depender do vento—, conta que mora “ali pertinho”, mas que  sua casa estava “uma bagunça” e por isso sugeriu a conversa no parque. 

Ela divide o seu tempo entre o Rio e São Paulo, quando consegue uma folga das gravações da novela “A Dona do Pedaço”, da Globo, na qual vive Dorotéia, a Dodô. 

Na trama, a personagem tem um filho que passou por transição de gênero. “Eu até perguntei como seria o papel: vai ser um menino que vai fazer uma menina ou o contrário? Nunca tinha trabalhado com uma trans antes. E não pode falar ‘um’. É ‘uma’. E a atriz [Glamour Garcia] é maravilhosa.”

“As novelas acabam fazendo esse serviço de trazer assuntos atuais para serem debatidos. E isso faz com que a sociedade comece a se questionar sobre os temas e sobre como lidar com eles. Porque nós somos todos iguais. A sua orientação sexual é problema seu. Não tenho nada a ver com quem você quer transar”, diz. 

“E ver gente querendo discutir a sexualidade e questioná-la em 2019 é complicado, né? Não dá pra você tratar uma coisa que já existe como se ela não existisse e não pudesse ser aceita. Existem várias questões que estão sendo colocadas agora que são retrocessos”, acrescenta.

Ela diz que está desencantada com os partidos e as ideologias. “Eu milito pela resistência. Temos que resistir e continuar no que a gente acredita. E, sempre que der, enfrentar e se posicionar para conseguir manter as coisas boas.”

“Ontem fui à PUC assistir a uma aula de filosofia com o meu marido [o fotógrafo Ary Brandi]. E, vendo uma assembleia [dos estudantes], cartazes de protesto, eu lembrei que já passei por tudo isso”, comenta.

Ela está há 40 anos com Brandi, mas foi só há três que oficializou a relação em cartório, por “questão de formalidades”. “Nunca quis casar, sempre achei cafona. Mas choro em todos os casamentos a que vou.” Ela tem um filho, Pedro Brandi, e dois netos (um de 12 anos e um que vai fazer 2). 

Aos 65 anos, não vê problema em envelhecer. “Uai, é normal né? Vai fazer o que?”, diz, puxando o sotaque caipira de sua cidade natal, Bragança Paulista. “O [cantor] Ney Matogrosso tem 77 anos e tá rebolando. Tudo depende de como você leva a sua vida.”  

Rosi diz que já ouviu de muitas bocas que deveria fazer uma plástica no nariz. “E eu respondo que não. Ganho dinheiro sendo bruxa, como é que eu vou ter um narizinho lindo?”. Além disso, afirma que “morre de medo” de fazer algum procedimento estético.

“Se ver na TV é triste, né? Esse HD acabou com a gente”, diz, rindo. “É muito mais agradável você ver uma moça nova, com olhos azuis, loira, do que ver uma velhinha toda enrugadinha. Mas nunca me preocupei com isso, não”. Ela diz que não é “nem um pouco vaidosa”.

A atriz conta que “nasceu que nem um quiabo”. “O parto foi tão rápido que só deu tempo de colocar um jornal pra eu não cair no chão”, diz. O seu nome, Rosângela, foi dado em homenagem à parteira, Rosa, pelo rápido e bem-sucedido trabalho. 

Rosi é um apelido que foi dado por seu pai. Filha de um advogado com uma dona de casa, foi a primeira atriz da família.

Ela diz que seu pai não enxergava com bons olhos sua paixão pelo cinema. “Naquela época, era sinônimo de pornochanchada”. Acabou cursando jornalismo na USP. 

​E foi na faculdade que entrou em contato com o teatro. Para ela, o gostoso dos palcos é estar “em companhia”. “Sempre trabalhei com grupos. A [Christiane] Torloni brinca que eu devo ter tido algum problema de infância porque sempre quero estar perto das pessoas [risos]. E falo mesmo que nunca vou fazer um monólogo, porque não gosto de ficar sozinha.” 

“Ser atriz hoje e antigamente é muito diferente. Antes, você só era considerada atriz se tivesse uma carreira de dez anos e olhe lá. Hoje, virou moda. Você pega qualquer pessoa na rua e já vira protagonista. Essa coisa do mérito, de se preparar é uma coisa completamente diferente do que era na minha época.”

“A minha geração teve muita sorte de ter acesso a um padrão altíssimo. Na música, por exemplo, a gente foi criado com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina. Nossa, Elis é a minha paixão.”

“Minha cantora amada que eu tive que ver morta para acreditar. Tive que ver no caixão. Fui até o IML, acredita? Fui louca, tive um ataque de fã. E só vi um show dela. Podia ter visto milhares.”

“Nosso país é muito rico em tudo isso: em talento, em beleza, em autores e atores. E sempre vai aparecer uma pessoa incrível, um talento desses, por mais difíceis que sejam os tempos. E, apesar de tudo nós vamos continuar. Essa coisa de instabilidade [econômica] nunca foi um problema para nós [artistas], porque estamos acostumados com isso.

“A gente vai e faz porque é louco, passa fome. Mas aí come, se diverte e é feliz. E você quer coisa melhor do que ser feliz?”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.