Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo de SP procura voluntários para teste de novo medicamento de prevenção do HIV

A ideia é que ele possa substituir, no futuro, as pílulas PrEP, que só funcionam quando tomadas diariamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de SP vai recrutar 354 voluntários para participar do teste internacional de um novo medicamento de prevenção do vírus HIV. O Cabotegravir é um antirretroviral injetável cujo efeito pode durar até dois meses.

Testes rápidos de detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV, sífilis e hepatites B e C, em até 30 minutos
Testes rápidos de detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV, sífilis e hepatites B e C, em até 30 minutos - Bruno Concha/Divulgação

NO LUGAR 

A ideia é que ele possa substituir, no futuro, as pílulas PrEP, que só funcionam quando tomadas diariamente.

INSCRIÇÃO 

A campanha para a seleção de voluntários começa nesta segunda (3). As pessoas precisam ter mais de 18 anos. O foco são homens cisgêneros gays e bissexuais, mulheres trans e travestis.

SINAL TROCADO 

A metade dos pacientes injetará o novo medicamento a cada dois meses, ao mesmo tempo em que tomará comprimidos falsos. A outra parte vai se medicar com pílulas verdadeiras e receberá injeções falsas de Cabotegravir. Ninguém vai saber a qual grupo pertence.

PRAZO 

O estudo durará cerca de quatro anos e analisará se os que receberam somente o Cabotegravir tiveram proteção igual àqueles que tomaram os comprimidos PrEP.

VOLTA AO MUNDO 

Financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA, a pesquisa será realizada simultaneamente em sete países. Em SP, os testes serão feitos no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e no Hospital das Clínicas da USP. Instituições do Rio e de Porto Alegre também fazem parte do programa.

BARREIRA 

A Rede decidiu que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso o presidente da República, Jair Bolsonaro, edite nova MP (Medida Provisória) para alterar o Código Florestal.

LETRAS 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) diz que a Constituição é clara: no artigo 62, ela diz que é “vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo”. Como ocorreu com a MP que primeiro foi editada pelo presidente.

LETRAS 2 

Uma nova medida só poderia ser editada no próximo ano.


PRATELEIRA

A atriz Laura Cardoso foi ao lançamento do livro “Sobre a Capacidade de Amar e Outros Assuntos Poéticos”, do dramaturgo Walcyr Carrasco, na quinta (30), na Livraria da Vila do Pátio Higienópolis. A apresentadora Adriana Galisteu, o ator Theodoro Cochrane e a jornalista Leda Nagle também passaram por lá. 


FROTA 

O empresário Luciano Hang, da Havan, vai manter em sua frota os dois aviões que já tinha antes de receber, há alguns dias, o Bombardier Global 6000. O novo jato custou cerca de R$ 250 milhões.

FROTA 2 

Hang tem também um jato Challenger 350 e um Learjet 45. Assista ao vídeo:

A MIL 

Ele confirma que passará a ter “três helicópteros e três jatos. Vamos inaugurar mais vinte lojas neste ano”, afirma. E, até 2022, chegar a 200, completa.

TÚNEL DO TEMPO 

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai julgar na próxima terça (4) um recurso feito contra a Arapuã, uma das maiores redes varejistas da década de 1990. A empresa trava na Justiça uma batalha para tentar voltar aos negócios. 

VITÓRIA 

Após enfrentar a concordata, em 1998, e ter um processo de falência ainda em curso na Justiça, a empresa conseguiu manter a recuperação judicial.

DÍVIDAS 

O recurso foi movido pelo Ministério Público de SP. O órgão afirma que a Arapuã não teria cumprido o que foi proposto e aprovado pela maioria dos credores. A defesa da Arapuã diz ainda que a empresa cumpriu “rigorosamente” tudo o que foi imposto. 

BEM PERTO 

A americana Rachael Lippincott, autora do livro “A Cinco Passos de Você”, estará na Bienal do Livro do Rio, que ocorre entre 30 de agosto e 8 de setembro. A obra está entre as mais vendidas no Brasil desde o lançamento, em janeiro.

MÁSCARA PRETA 

Os atores Bruno Fagundes, Marcos Mion, Leticia Spiller e Nicole Rosemberg serão os protagonistas do musical “Zorro”. O espetáculo terá músicas da banda Gipsy Kings, direção de Ulysses Cruz e figurino assinado por Theodoro Cochrane. A montagem estreia no rooftop do Teatro Santander, no dia 2 de agosto. 


 

TELONA

O secretário municipal de Cultura de SP, Alê Youssef, e a presidente da SPcine, Laís Bodanzky, foram à abertura da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema, dirigida por Chico Guariba, na semana passada, no Reserva Cultural. A atriz Christiane Torloni, o cineasta Francisco C. Martins e o artista Tadeu Jungle também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O livro “O Não Você Já Tem, Então Vá à Luta” será lançado na segunda (3). Às 19h, na Livraria da Vila da alameda Lorena. 

A mostra de curtas Cinecubo Iab, do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 09 de julho

A Julls vai apresentar marcas de joias para compradores das multimarcas. De segunda (3) até a sexta (7), em Nova York.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.