Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro diz que negociações sobre Fundo Amazônia seguem normalmente

Alemanha e Noruega se opõem às propostas de mudanças feitas por ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, diz que as negociações com a Alemanha e a Noruega em torno da gestão dos recursos bilionários do Fundo Amazônia seguem normalmente —mesmo depois da carta em que os dois países se opõem às propostas de mudanças feitas por ele.

O ministro Ricardo Salles
O ministro Ricardo Salles - Marlene Bergamo/Folhapress

PING-PONG 

“Eu fiz uma primeira manifestação. Eles fizeram a deles. O diálogo continua”, afirma Salles. Ele quer reduzir o conselho do fundo de 27 para sete integrantes, com maioria do governo.

NA MESMA 

O ministro diz que seguirá defendendo as mudanças sugeridas. “Já tivemos duas reuniões excelentes. Uma terceira deve ser marcada.”

DEBATE 

O processo do tríplex contra Lula pode ser anulado, em parte, pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 25, quando será julgado o habeas corpus em que Sergio Moro é acusado de parcialidade.

MESMO ASSIM 

Uma boa parte da ação, no entanto, deve sobreviver —ainda que Moro seja considerado suspeito.

MEMÓRIA 

Nesta hipótese, a condenação será anulada —mas todos os atos anteriores ao recebimento da denúncia por Moro podem ser mantidos. 

ROTEIRO 

A investigação da Polícia Federal e a peça acusatória dos procuradores, assim, subsistiriam. Um novo juiz seria chamado a analisá-las para aceitar ou não a denúncia. Em caso positivo, o mesmo magistrado teria que ouvir novamente as partes e decidir se Lula é ou não culpado. 

NÓS DOIS 

A votação, por enquanto, é favorável a Moro: os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin já disseram que ele não é suspeito. Faltam os votos de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

SEGURO 

A Procuradoria-Geral da República emitiu um alerta com normas de segurança digital para funcionários do Ministério Público Federal (MPF) de todos os estados.

CUIDADO 

Servidores da área de TI (tecnologia da informação) deram instruções de trocas de senha e aplicativos mais seguros para envio de mensagens.


JOGO DE CENA

A atriz Bete Coelho está na peça “Mãe Coragem”, com direção de Daniela Thomas, que estreou na terça (11), no Sesc Pompeia, em São Paulo. Os atores Ricardo Bittencourt e Amanda Lyra também integram o elenco do espetáculo. O produtor Luque Daltrozo compareceu. 
 


RECEPÇÃO 

A Presidência da República vai gastar R$ 22 mil para a compra de produtos alimentícios para a realização de eventos com a presença de Jair Bolsonaro.

LANCHINHO 

São dois editais que preveem a aquisição de itens como 30 kg de pão francês e 100 pacotes de pão de forma. Também foram pedidos 150 kg de pão de queijo congelado e 30 kg de presunto. 

FREIO... 

A Justiça de SP concedeu um pedido de tutela provisória para suspender a tramitação do processo das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina, no Bexiga, sob pena de multa diária de R$ 5 mil e desfazimento forçado das obras.

... DE MÃO 

A decisão foi proferida pela juíza Paula Micheletto Cometti, da 12ª Vara de Fazendo Pública, após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de São Paulo. O grupo Silvio Santos diz que não vai se pronunciar.

PARALISAÇÃO 

As buscas no Google pelo termo “greve geral” cresceram 200% entre terça (11) e quarta (12). Centrais sindicais convocaram uma greve contra a reforma da Previdência para esta sexta (14).

PARALISAÇÃO 2

 E o Brasil é o segundo país com mais interesse na busca pelo assunto, ficando atrás apenas de Hong Kong. SP, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia são os estados brasileiros de onde partiram o maior número de consultas.

NA ESTRADA 

A cantora Luiza Lian vai sair em turnê pelo Brasil com o seu disco “Azul Moderno”, que ganhou o prêmio de melhor álbum em 2018 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A partir de julho, ela se apresentará no Rio, em Recife, em Goiânia, em Porto Alegre e em Salvador.


UM ANO EM PALAVRAS

O jornalista e escritor Mário Magalhães lançou o livro “Sobre Lutas e Lágrimas: Uma Biografia de 2018” na terça (11), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, os jornalistas Leandro Iamin e Eduardo Reina e a editora Livia Vianna compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Adriana Marto abre a exposição “Arquitetura de Sentimentos” nesta quinta (13). Às 19h, na Cartel 011.

A 5ª edição do Circos - Festival Internacional Sesc de Circo começa nesta quinta (13). Às 21h, no Sesc Consolação. 

O 1º Congresso de Relações Governamentais começa nesta quinta (13) em São Paulo.

Antonio Bastos Filho, CEO da Omega Geração, participa na sexta (14) do painel de Energia no 7º Fórum Lide de Energia e Infraestrutura

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.