Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moro enfrentará ambiente hostil em audiência no Senado

Dos 54 deputados que integram a CCJ, 23 devem bater duro no ex-juíz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro das Justiça, Sergio Moro na solenidade de assinatura da Medida Provisória para Confisco de Bens de Traficantes no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (17)
O ministro das Justiça, Sergio Moro na solenidade de assinatura da Medida Provisória para Confisco de Bens de Traficantes no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (17) - Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

O ministro Sergio Moro, da Justiça, deve enfrentar ambiente hostil na audiência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, na quarta-feira (19). Dos 54 parlamentares que a integram, 23 devem bater duro no ex-juiz. E 8 estariam dispostos a defendê-lo de forma enfática.

CAL

O escândalo das mensagens apenas aprofundou, segundo senadores, uma resistência a Moro que já estava consolidada no Senado.

CAL 2

“Se Jair Bolsonaro indicar o nome de Moro para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), assistiremos a algo inédito: a rejeição, no Senado, de um candidato do presidente à corte”, diz o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que sempre foi um apoiador da Lava Jato.

SOU FÃ

Depois de gravar entrevista com o apresentador Ratinho, do SBT, Moro almoçou com Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos, na segunda (17). Ela é fã do ministro. 

NO MEIO DE NÓS

E Moro foi convidado pelo deputado Marco Feliciano (Pode-SP) para participar da Marcha Para Jesus, na quinta (20), em SP. É o maior evento evangélico do Brasil –em 2018, a marcha reuniu 1,5 milhão de pessoas.

COM DEUS

Bolsonaro já confirmou participação na marcha, segundo os organizadores.

SUPORTE

E a bancada evangélica defende que Bolsonaro nomeie alguém do grupo para comandar a Secretaria-Geral da Presidência –caso, como esperado, o general Floriano Peixoto deixe o cargo.

LUVA

Feliciano seria o nome natural —é da bancada, está próximo de Bolsonaro, é amigo de Olavo de Carvalho, guru do presidente, não faz sombra para Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e se dá bem com Fabio Wajngarten, da Secom (Secretaria de Comunicação).

PARALELA

Um outro nome que passou a circular para assumir a articulação política é o de Rogério Marinho, secretário especial da reforma da Previdência e braço direito do ministro Paulo Guedes, da Economia. Depois da reforma, ele passaria a trabalhar no palácio, como articulador de outros temas.


Retrato da diretora Mika Lins em sua casa no Edifício Copan
Retrato da diretora Mika Lins em sua casa no Edifício Copan - Bruno Santos/Folhapress

PALCO ILUMINADO

A diretora Mika Lins prepara a primeira encenação da peça Tutankaton, de Otavio Frias Filho (1957-2018).

O texto, que marcou a estreia dele como dramaturgo, foi publicado originalmente em 1991. 

A estreia está marcada para 8 de agosto, mês em que fará um ano da morte do diretor de Redação da Folha. 

A editora Cobogó vai reeditar o texto, com um ensaio e notas que Otavio escreveu sobre a peça. “É um projeto que a gente já tinha, de eu dirigir Tutankaton. Fico muito comovida nos ensaios, quando os atores falam o texto, que é brilhante. O que eu mais queria é que ele estivesse aqui para ver o resultado”, diz Mika.


SOB AMEAÇA

O jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, foi convidado para falar sobre “ameaças recebidas no exercício da profissão de jornalista e liberdade de imprensa no Brasil” no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

NULO

Dos 16 conselheiros presentes, um foi contra. O representante da Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) se absteve. Já o representante da Abratel, fundada pela TV Record, votou a favor.

VOZ

Outras três pessoas foram convidadas para o debate —entre eles, Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF.


ARTICULAÇÃO

O QG da campanha de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto foi convertido na noite de sexta-feira (15) em cenário para homenagem a João Doria, governador de São Paulo e potencial adversário do presidente nas eleições de 2022. O anfitrião do jantar oferecido a 400 pessoas foi Paulo Marinho, suplente do senador Flavio Bolsonaro(PSL-RJ), primogênito do presidente.


DIREITOS

O advogado Carlos Passos afirma ter sido detido e agredido pela PM de Assis, em SP, enquanto tentava intermediar a abordagem de um policial contra uma pessoa que participava da greve, na sexta-feira (14). 

DIREITOS 2

Ele diz que foi chamado de “advogadinho”, teve o celular apreendido, foi algemado, agredido com spray de pimenta e conduzido até a delegacia no porta-malas da viatura. A PM diz que instaurou processo para apurar o caso.

ROLO

A 9ª Cinefantasy (Festival Internacional do Cinema Fantástico), no MIS, em São Paulo, recebeu 1001 inscrições de 58 países. Albânia, Malta, Gana e Letônia estão entre os inscritos.


PARA OS PEQUENOS

A atriz Taís Araújo e o marido Lázaro Ramos levaram os filhos, João Vicente e Maria Antônia, ao lançamento do projeto infantil do ator, “Viagens da Caixa Mágica”, no shopping Frei Caneca, no sábado (15). A modelo Ana Claudia Michels compareceu ao evento acompanhada da filha Iolanda. A apresentadora Astrid Fontenelle também apareceu por lá, e levou o seu filho, Gabriel.


CURTO-CIRCU​ITO

A edição de junho da revista Robb Report será lançada nesta terça-feira (18). Às 19h30, no shopping JK Iguatemi.

A chef Renata Vanzetto inaugura o Matilda Lanches em Pinheiros. Nesta terça (18), a partir das 12h.

Consuelo Blocker recebe convidados na inauguração da Anselmi. Nesta terça (18), a partir das 17h, no shopping JK Iguatemi.

O sociólogo francês Edgar Morin vai palestrar sobre estética e arte. Nesta terça (18), às 20h, no Sesc Pinheiros. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.