Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Neymar vai dizer que não quis expor jovem ao divulgar fotos

O jogador está sendo investigado pela polícia por divulgar mensagens com conotação sexual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jogador Neymar deve alegar à polícia que não divulgou nem o nome nem o rosto da mulher que o acusa de estupro —e, portanto, não pode ser acusado de disponibilizar as fotos dela indevidamente. Ele está sendo investigado pela polícia por divulgar imagens de diálogos da jovem com conotação sexual.

Neymar durante treino da seleção brasileira em Teresópolis
Neymar durante treino da seleção brasileira em Teresópolis - Mauro Pimentel/AFP

ESCUDO 

A defesa de Neymar sustentará que não houve dolo nem intenção de humilhar ou expor a mulher —mas apenas de se defender da acusação de estupro.

TELHADO 

O habeas corpus coletivo que pede a libertação de presos após condenação em segunda instância não deve prosperar no STF (Supremo Tribunal Federal). A maioria da 2ª Turma da corte, onde ele será julgado, já sinalizou que é contra a tese.

LULA & CIA 

O julgamento gera expectativa no meio jurídico, já que o habeas corpus questiona a súmula do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que permitiu a prisão de Lula e de outros detidos na Operação Lava Jato.

PILOTO AUTOMÁTICO 

O HC afirma que prisões devem ser sempre motivadas —e não automáticas, como diz o TRF-4.

HORA H 

Fernando Haddad (PT-SP) estreará em breve um programa de notícias nas redes sociais. O nome será “Painel do Haddad”. Os primeiros pilotos começam a ser gravados nesta semana.

DE UM LADO A OUTRO 

A ideia é conversar com personalidades de diversas correntes e movimentos sociais, da esquerda à centro-direita.

NO PACOTE 

Entidades do movimento negro estão lançando um manifesto contra o pacote anticrime de Sergio Moro. Três ex-ministros da Justiça endossaram a iniciativa: Tarso Genro, Eugênio Aragão e José Eduardo Cardozo.

OS DE SEMPRE 

As entidades dizem que, “não obstante suas intenções iniciais”, a proposta de Moro restringirá direitos e permitirá que agentes do Estado “fiquem impunes quando do assassinato de jovens pobres e negros, 
maiores vítimas de letalidade em nosso país”.


Ice Blue, DJ Cia e Criolo
Os cantores Ice Blue (à esq.), do Racionais MC’s, e Criolo (à dir.) e o DJ Cia (ao centro), do RZO - Mariana Bergel/Boia Fria

NA BATIDA

Os cantores Ice Blue (à esq.), do Racionais MC’s, e Criolo (à dir.) gravaram com o DJ Cia (ao centro), do RZO, uma canção do CD “Preso na Teia”; o projeto é de autoria de Blue e Helião, também do RZO, e deve ser lançado neste ano


NO BOLSO 

O governo de SP pretende buscar ressarcimento junto aos pais dos alunos que arremessaram livros e carteiras em uma professora de uma escola em Carapicuíba.

PAPEL-PAREDE 

A ideia é que os pais paguem por mesas e carteiras danificadas. Ou autorizem os filhos a fazerem algum trabalho na própria escola. Caso não queiram, que possam eles mesmos ajudar a consertar o que os jovens quebraram.

EXEMPLO 

O secretário de Educação, Rossieli Soares, diz que o governo estuda propor uma lei que responsabilize alunos ou responsáveis por danos materiais causados no ambiente escolar. A ideia é inspirada em regras já existentes em Mato Grosso do Sul.

SOU CONTRA 

A Frente Nacional Contra a Liberação da Maconha e da Cocaína estava organizando protesto com “centenas de famílias e manifestantes”, segundo o deputado estadual Campos Machado (PTB-SP), para a quarta (5). Na data, o STF julgaria a descriminalização das drogas.

AVENIDA 

Machado diz que elas seriam realizadas em 15 estados e em Brasília. Segundo ele, quem é contra a liberação tem “um espaço infinitamente menor” de manifestação. A indefinição sobre o julgamento, que terminou adiado, atrapalharia ainda mais.

COMO EU ESPERAVA 

A cartunista Laerte não adotou nenhum procedimento hormonal nem cirúrgico quando fez a transição para o gênero feminino. “Desse modo, minha terceira idade tem se instalado mais ou menos segundo o que eu já esperava.” Agora, ela afirma que considera começar um tratamento hormonal.

AGENDA COLETIVA 

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o escritor Ferréz e a artista Rosana Paulino participam de debate nesta terça (4), no MIS. A atividade encerra o ciclo “Olhares para Educação Pública”, realizado pelo Instituto Unibanco, que propõe a reflexão sobre o ensino público no país.

PÓDIO 

A exposição “Tarsila Popular” se tornou a mostra de maior público da atual gestão do Masp —Heitor Martins assumiu a presidência do museu no final de 2014. Inaugurada no dia 5 de abril, ela já foi vista por 185 mil pessoas. A expectativa é de que até o final de julho, quando será encerrada, o número chegue a 300 mil.

PÓDIO 2 

O recorde anterior era de “Histórias Afro-Atlânticas”, que atraiu 180 mil visitantes ao museu em 2018.


EM CLIMA DE FESTA

A primeira-dama de SP, Bia Doria, a empresária Costanza Pascolato, o vice-presidente da 
RedeTV!, Marcelo de Carvalho, e a arquiteta Simone Abdelnour estiveram na Festa della Repubblica Italiana 2019, organizada pelo cônsul-geral da Itália em SP, Filippo La Rosa. O empresário Andrea Matarazzo também passou por lá. O evento ocorreu na Oca, no parque Ibirapuera, no domingo (2) 
 


CURTO-CIRCUITO

A Assembleia Legislativa do Paraná vai promover uma homenagem a Jorge Wilheim. Na quarta (5), a partir das 9h.

O livro “Puxa Conversa Comida” será lançado na terça (4). Às 18h30, na Martins Fontes. 

A Hope vai reabrir na terça (4) sua loja na rua Oscar Freire. Às 19h.

O LGTYT (Luxury Geteway Takes You To) será lançado na terça (4) na VHouse.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.