Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Queda de Santos Cruz era esperada há mais de um mês por membros do governo

A senha de que ela estava próxima foi dada por Carlos Bolsonaro no Twitter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A queda do general Carlos Alberto dos Santos Cruz da Secretaria de Governo já era esperada há mais de um mês pelas principais lideranças do Congresso e por integrantes do governo.

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Santos Cruz
O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Santos Cruz - Marcelo Camargo/Agência Brasil

TÔ AVISANDO 

A senha de que ela estava próxima foi dada por Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, em uma mensagem no seu perfil do Twitter.

ESCONDERIJO 

No último domingo (9) Carlos escreveu: “Aonde (sic) estão os ‘super generais’ para defender o presidente de mais um ataque”, referindo-se à resistência para a aprovação do projeto que abria crédito extra de R$ 248 bilhões para o governo.

SÓ PARA ISSO 

Carlos foi além e disse que, para “fazer cartinha atacando quem sempre nos ajudou”, os generais eram “rápidos”.

CÍRCULO 

Em uma das crises envolvendo Santos Cruz, em maio, o general Alberto Villas Boas, ex-comandante do Exército e assessor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), postou uma carta no Twitter atacando Olavo de Carvalho (guru de Jair e Carlos Bolsonaro), que por sua vez atacava Santos Cruz.

FILA 

A aposta é de que o próximo a ser demitido é o general Floriano Peixoto, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele é muito ligado a Santos Cruz.

VAI TARDE 

O cargo ocupado por Santos Cruz já era um dos mais esvaziados do governo. Ele cuidava da articulação política. “Como ela não existe, isso e nada é a mesma coisa”, diz uma das principais lideranças do Congresso.

MENSAGEM 

A Assembleia do Rio de Janeiro discutirá nos próximos dias uma homenagem ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, que revelou o escândalo das mensagens de Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

ARCO-ÍRIS 

A proposta para que ele receba a Medalha Tiradentes foi feita pela deputada Zeidan Lula (PT-RJ). Entre os que já foram laureados estão Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Sergio Moro, Fernando Haddad, a escritora Marcia Tiburi e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.


 

A fotógrafa Isadora Tricerri
A fotógrafa Isadora Tricerri - Bruno Santos/Folhapress

ATRÁS DAS LENTES

A fotógrafa Isadora Tricerri é a idealizadora do Olhares Delas, coletivo criado para dar voz e enaltecer mulheres na fotografia; o grupo organiza evento com palestras, rodas de conversa e pocket shows neste sábado (15), no MIS.


OI, BOLSONARO 

O diretor de teatro Roberto Alvim publicou em uma rede social que recebeu uma ligação de Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (13). Ele afirma que vem sofrendo ataques do setor cultural desde que decidiu apoiar o presidente.

MISTÉRIO 

Segundo ele, a conversa durou dez minutos. O diretor disse à coluna que não pode, ainda, revelar o conteúdo do papo. Mas deu pistas em suas postagens.

MISTÉRIO 2 

“Darei em breve mais notícias sobre as coisas belas e imensas que essa conversa vai gerar! Vamos em frente, redefinir a cultura brasileira. Para a glória de Deus!”, escreveu ele no Facebook.

RÉGUA 

“O fato do presidente Jair Bolsonaro ter se dado ao trabalho, em meio às suas inúmeras responsabilidades e afazeres, de ligar para um artista que está sendo perseguido e caluniado apenas por ter um pensamento divergente do que é hegemônico em seu meio dá a medida do homem sensível, nobre e justo que ele é”, disse ainda Alvim em outra postagem.


CRONOLOGIA

O cantor Martinho da Vila lançou o livro “2018 - Crônicas de um Ano Atípico” no Sesc Avenida Paulista, na quarta (12). O músico e escritor Zuza Homem de Mello, a produtora cultural Cleo Ferreira e o escritor Tom Farias passaram por lá. 


NÃO QUERO 

Organizações como Conectas, Mães de Maio e IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) fizeram uma nota conjunta contra a extinção do Mecanismo Nacional de Prevenção do Combate à Tortura (MNPCT). Cerca de 200 entidades assinaram o documento.

JANELA 

Segundo o texto, o MNPCT tem acesso a locais como centros de detenção, hospitais psiquiátricos, abrigos e instituições socioeducativas. “Nos seus anos de atuação, o MNPCT foi responsável por expor a realidade dos centros de privação de liberdade do Brasil”, diz o documento.

INVESTIGAÇÃO 

Sete vereadores que integram a Comissão Extraordinária das Enchentes vão propor uma CPI do Desmatamento para a Câmara Municipal de SP.

VISITA 

A ideia surgiu nesta quinta (13) após visita do grupo a reservas ambientais e loteamentos irregulares na região de Parelheiros e Grajaú, na zona sul da capital. 

MULTICULTURAL 

O artista plástico e músico português Tomás Cunha Ferreira, que já trabalhou com Moreno Veloso, Domenico Lancelotti e Tulipa Ruiz, vai abrir sua primeira exposição individual no Brasil. “Panapanã” reunirá 12 obras inéditas e será inaugurada no dia 18 de junho, na Galeria Athena, no Rio.


CARTAS NA MÃO

O livro “Pergunte ao Oráculo”, da designer Elisa Stecca, foi lançado na terça (11), em evento na Livrara da Vila da alameda Lorena, em São Paulo. O artista Guto Lacaz compareceu.


CURTO-CIRCUITO

Ricardo Almeida vai vestir o técnico Tite, o coordenador da CBF Edu Gaspar e os dois auxiliares de campo na Copa América, que começa nesta sexta (14).

Ilka Teodoro, abre a programação da Semana de Saúde da Hplus Hotelaria. Nesta sexta (14), em Brasília.

Xicão Alves presta homenagem a Elizeth Cardoso no projeto Domingo com Bossa. No domingo (16), no bar Riobaldo.

Eliana PIttman e Maria Alcina fazem show nesta sexta (14) . Às 21h30, no Café Society.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.